|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
alexmikol 1.o PASSO

Registrado: 13/09/07 Idade: 54 Mensagens: 140 Localização: Santa Maria - RS
|
Enviada: Seg Out 27, 2008 7:53 pm Assunto: Canela-de-V e a d o (Helietta Apiculata), poda e desfolha |
|
|
Esta planta, que por aqui, conhecemos por Canela-de-proibido o têrmo, foi presente de uma amigo e está comigo a quase um ano. Como não sabia do estado das raízes e do substrato, resolvi dar uma trabalhada nela, podar as raízes, trocar o substrato e fazer uma desfolha, pois as folhas estavam bastante grandes e estava necessitando de novas ramificações. A seqüência esta aí:
1.Ainda no vaso original:
2.Retirada do vaso:
3.Estado das raízes e substrato:
4.Raízes limpas:
5.Raízes já podadas:
6.De outro ângulo:
7.De volta a um novo vaso, um pouco maior para desenvolvimento das raízes:
8.Desfolhada e terminada:
Agora, duas semanas depois do serviço, na meia sombra, regada uma vez por semana com Superthrive, a brotação nova já está vindo com toda força, desta etapa não tenho fotos, mas quando estiver mais consistente eu posto novamente. Abraços!!! _________________ Alexander
Editado pela última vez por alexmikol em Ter Out 28, 2008 9:59 am; num total de 1 vez |
|
|
 |
alexmikol 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Out 27, 2008 8:02 pm Assunto: Palavra |
|
|
Antes que perguntem, esclareço que o nome da planta não é CANELA-DE-proibido o têrmo, pois o site não aceita a palavra "V E A D O", então o nome pelo qual conheço esta planta é "CANELA-DE-V E A D O", contando com a compreensão dos amigos do Atelier, peço antecipadamente desculpas. _________________ Alexander |
|
|
 |
dori 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Out 27, 2008 11:41 pm Assunto: |
|
|
Alexander
Muito boa a sua árvore, não conheço a espécie. vc saberia o nome botânico dela?
Excelente movimento de tronco. o substrato em que ela estava plantada possibilitou um excelente desenvolvimento das raizes.
O que falta agora é uma estruturação e "engorda" dos galhos principais.
você poderia ter aproveitado e já plantado em um vaso mais raso, mesmo que não fosse o definitivo.
Sugestões.
Deixar crescer os galhos pra que possam engrossar. principalmente primeiro e o segundo
Depois da segunda curva do tronco parece ter 3 galhos que nascem à mesma altura, eu eliminaria 2 e deixaria 1 galho de fundo
Aquele último galho aramado parece se dividir em 2, cortaria aquela ramificação que cresce vertical, ele está competindo com o ápice da planta.
 _________________ http://www.bonsaidori.wordpress.com |
|
|
 |
alexmikol 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Out 28, 2008 10:02 am Assunto: Nome Botânico |
|
|
Segundo nosso amigo Mário o nome botânico é Helietta Apiculat, agora acho que eu não esqueço mais, obrigado pelas dicas, vou dar mais uma boa olhada, abraço...
dori escreveu: | Alexander
Muito boa a sua árvore, não conheço a espécie. vc saberia o nome botânico dela?
Excelente movimento de tronco. o substrato em que ela estava plantada possibilitou um excelente desenvolvimento das raizes.
O que falta agora é uma estruturação e "engorda" dos galhos principais.
você poderia ter aproveitado e já plantado em um vaso mais raso, mesmo que não fosse o definitivo.
Sugestões.
Deixar crescer os galhos pra que possam engrossar. principalmente primeiro e o segundo
Depois da segunda curva do tronco parece ter 3 galhos que nascem à mesma altura, eu eliminaria 2 e deixaria 1 galho de fundo
Aquele último galho aramado parece se dividir em 2, cortaria aquela ramificação que cresce vertical, ele está competindo com o ápice da planta.
 |
_________________ Alexander |
|
|
 |
Vinicius

Registrado: 21/01/08 Idade: 39 Mensagens: 56 Localização: Santa Maria - RS
|
Enviada: Qui Out 30, 2008 3:26 pm Assunto: |
|
|
Grande alex!!
kra... me parece ter um otimo futuro essa planta... fez exatamente o q eu faria... e acho que ela vai ficar linda quando começar a nova brotação!!
abraço!! _________________ Abraço!
Vinicius Londero |
|
|
 |
joellagunasc PARTICIPANTE

Registrado: 01/07/07 Idade: 57 Mensagens: 1270 Localização: Laguna - Santa Catarina
|
Enviada: Qui Out 30, 2008 10:46 pm Assunto: |
|
|
Alex , muito bonita sua planta , com certeza vai ter um bonsai de exposição em pouco tempo.
Só uma dica: Porque voce não coloca ela num escorredor e dopois na mamadeira , para acelerar estas ramificações?
(Em tempo: Eu tambem sou de Santa Maria , mas moro a 17 anos em Laguna SC , morava na Presidente proximo a Algelo Bolsom)
Grande Abraço
Joel _________________ "Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
Confúcio |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|