|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
O Guardião 2.o PASSO

Registrado: 14/08/08 Idade: 49 Mensagens: 313 Localização: São paulo SP
|
Enviada: Seg Out 27, 2008 7:21 pm Assunto: como trabalhar minha pitanga |
|
|
Olá pessoal gostaria de idéias sobre como trabalhar esta pitanga.[url] [/url] |
|
|
 |
Alex Fabiano 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Out 31, 2008 4:46 pm Assunto: msg |
|
|
Qual estilo vc quer para a planta ? Moyogi ou Hokidashi ??
para pitangas eu prefiro hokidashi.........
Mas no caso de tua planta, acho que seria bom jogar ela num escorredor pra ela ganhar corpo........... _________________ Estes que ai estão atravancando meu caminho...eles passarão, eu...passarinho ! "Mario Quintana" |
|
|
 |
O Guardião 2.o PASSO

|
Enviada: Sex Out 31, 2008 6:14 pm Assunto: Re: msg |
|
|
Alex Fabiano escreveu: | Qual estilo vc quer para a planta ? Moyogi ou Hokidashi ??
para pitangas eu prefiro hokidashi.........
Mas no caso de tua planta, acho que seria bom jogar ela num escorredor pra ela ganhar corpo........... |
Eu ainda não tenho muito conhecimento á respeito para poder definir com segurança qual o melhor estilo, mas obrigado pela dica |
|
|
 |
Alex Fabiano 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Out 31, 2008 8:24 pm Assunto: msg |
|
|
dê uma olhada nesse link, tem vários estilos , inclusive o Hokidashi e o Moyogi...
http://www.atelierdobonsai.com.br/estilosdobonsai.html _________________ Estes que ai estão atravancando meu caminho...eles passarão, eu...passarinho ! "Mario Quintana" |
|
|
 |
O Guardião 2.o PASSO

|
Enviada: Sáb Nov 01, 2008 11:45 am Assunto: Re: msg |
|
|
Valeu pela indicação. Estive verificando os estilos e acho que o moyogi teria que deixar o bonsai muito maior do que predendo, para conseguir uma harmonia entre tronco e galhos, moro em apartamento e não tenho muito espaço por isso acho melhor seguir o hokidashi.
Esta foto que postei é um pouco antiga, foi de um ano atraz, a planta agora esta um pouco maior com mais galhos novos e repleta de folhas, estou sem maquina fotografica no momento mas assim que tiver postarei novas fotos para vc avaliar ok? |
|
|
 |
Alex Fabiano 1.o PASSO

|
Enviada: Sáb Nov 01, 2008 12:33 pm Assunto: msg |
|
|
sem problemas , no que eu puder ajudar.... _________________ Estes que ai estão atravancando meu caminho...eles passarão, eu...passarinho ! "Mario Quintana" |
|
|
 |
O Guardião 2.o PASSO

|
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Dom Nov 02, 2008 7:03 am Assunto: bonsai |
|
|
Como vc mora em apartamento, acredito que a melhor opção seja recomeçar sua planta, formando com ela um bonsai shohin (leia xôrrim). As plantas, nesse caso, devem ter no máximo até 25cm. Para tanto, vc deverá fazer um corte diagonal na altura da segunda volta do arame (1.ª foto), pouco acima da primeira curva, na altura mesmo da cicatriz ali visualizada. Ao vir nova brotação, poderá escolher novo galho apical com que formar uma melhor estrutura.
Agora, se preferir manter o tamanho que está, então terá que cortar o galho da esquerda (1.ªfoto) que cresce em oposição ao galho da direita, mais grosso. Os galhos que crescem em linha reta acima e abaixo nos galhos principais tambem devem ser eliminados. O galho da direita deverá ter seu comprimento reduzido na metade.
Devem ser cortados, tambem, galhos que crescem na frente do tronco, e um novo apice deverá ser escolhido dentre os galhos que formam a ultima parte, vez que isso irá dar a sua planta mais conicidade (uma arvore na natureza é cônica: a base sempre será mais larga que a parte mais alta). Em razão disso, os galhos seguem o mesmo principio: compridos próximo da base, diminuindo o comprimento enquanto vai subindo até o topo.
Quanto ao estilo, o melhor no caso de sua planta é o MOYOGI. Ele poderá ser obtido tanto fazendo o corte que sugeri inicialmente, quanto procedendo as alterações caso mantenha a estrutura como está. Boa sorte.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
O Guardião 2.o PASSO

|
Enviada: Dom Nov 02, 2008 11:35 am Assunto: Re: bonsai |
|
|
nickyfury escreveu: | Como vc mora em apartamento, acredito que a melhor opção seja recomeçar sua planta, formando com ela um bonsai shohin (leia xôrrim). As plantas, nesse caso, devem ter no máximo até 25cm. Para tanto, vc deverá fazer um corte diagonal na altura da segunda volta do arame (1.ª foto), pouco acima da primeira curva, na altura mesmo da cicatriz ali visualizada. Ao vir nova brotação, poderá escolher novo galho apical com que formar uma melhor estrutura.
Agora, se preferir manter o tamanho que está, então terá que cortar o galho da esquerda (1.ªfoto) que cresce em oposição ao galho da direita, mais grosso. Os galhos que crescem em linha reta acima e abaixo nos galhos principais tambem devem ser eliminados. O galho da direita deverá ter seu comprimento reduzido na metade.
Devem ser cortados, tambem, galhos que crescem na frente do tronco, e um novo apice deverá ser escolhido dentre os galhos que formam a ultima parte, vez que isso irá dar a sua planta mais conicidade (uma arvore na natureza é cônica: a base sempre será mais larga que a parte mais alta). Em razão disso, os galhos seguem o mesmo principio: compridos próximo da base, diminuindo o comprimento enquanto vai subindo até o topo.
Quanto ao estilo, o melhor no caso de sua planta é o MOYOGI. Ele poderá ser obtido tanto fazendo o corte que sugeri inicialmente, quanto procedendo as alterações caso mantenha a estrutura como está. Boa sorte.  | Não sei se suas explicações ou minha inexperiencia,mas fiquei um pouco confuso e receioso sobre exatamente onde e como cortar, qual galho retitar... Seria possivel vc marcar pra mim direto na foto.
Obrigado |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|