|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Evaldo Salustiano
Registrado: 08/03/08 Mensagens: 79 Localização: Campo Mourão - Pr
|
Enviada: Qua Out 01, 2008 8:27 pm Assunto: Caliandra |
|
|
Ola amigos
Estou postando varios tópicos de uma vez porque sei que essa a época certa para trabalharmos nas plantas e quero aproveitar as experiencias dos foristas para elas possam se desenvolverem bem e da maneira correta.
Com isso vou postar mais umas duvidas... .
Essa Caliandra plantei por semente, fiz umas intervenções em seu tronco para que saisse curvados ,nao sei se exagerei. E também não sei se fiz na altura correta, mas contudo parece que esta desenvolvendo bem.
Nao fiz nenhuma poda ainda e queria saber o seguinte:
1 - Devo fazer alguma poda nesse instante, a fim de estimular no crescimento de galhos, de raizes ou engrossamento do tronco?
2 - Falando em engrossamento do tronco, o correto é deixar esse galho
principal crescer a vontade para que o tronco engrosse bem?. A sua altura ja esta por volta de 1 metro.
3 - Existe uma adubacao e solo especifico para caliandras?
Mais uma vez aguardo orientações
E mais uma vez ainda agradeço a todos
 _________________ "Ninguem é tão sábio que não tenha nada a aprender, ou tão ignorante que não tenha a ensinar" |
|
|
 |
Evaldo Salustiano
|
Enviada: Ter Out 07, 2008 7:15 pm Assunto: Re: Caliandra |
|
|
Alguma opniao, sugestao, criticas, comentarios....etc ? _________________ "Ninguem é tão sábio que não tenha nada a aprender, ou tão ignorante que não tenha a ensinar" |
|
|
 |
ADAC

Registrado: 06/09/07 Mensagens: 57 Localização: São Caetano do Sul-SP
|
Enviada: Qua Nov 05, 2008 2:38 pm Assunto: |
|
|
Oi Evaldo.
Como a minha caliandra está muito bacana, acho que posso opinar: o estilo que mais me agrada nessa espécie é vassoura, pela facilidade com que a caliandra ramifica, maior "superfície" da copa possibilitando maior incidência de flores, e gosto pessoal mesmo.
Se ela está com um metro, eu opino que está mais que na hora de podar ... quando eu podo a minha, do corte geralmente saem ao menos três novos ramos. Então eu sugiro que decida que altura vc deseja que o tronco dela tenha, e corte alí. Se sobrarem alguns ramos abaixo, por hora tudo bem, futuramente quando brotar em cima vc arranca os de baixo para não virarem galhos ladrões e competirem por energia. Cortes também estimulam o engrossamento do tronco, então acho que a sua está "fininha" porque está com 1 metro de altura.
Eu adubo meus bonsais com adubos naturais, porque crio pássaros e peixes, e a água suja de ambos agrada muito minhas plantas, e não fico com medo de matá-las por excesso de química. Por ela ter flores, acho que o adubo indicado seria o que tem 14 de "p" (8-14-"alguma coisa"). Use metade do recomendado pelo fabricante prá menos, adubar de menos não mata, já o contrário ... ou adubo líquido, Ouro Verde, sem contra-índicações .
O solo que uso é pedrisco com caco de tijolo (uns 70%) e o resto uma mistura de terra preta com vermelha. Areia na mistura também vai bem, talvez no lugar do pedrisco ou parte dele.
Boa Sorte com sua Caliandra, espero ter te ajudado!
Abraços, _________________ ANDREA D. A. CAMARGO |
|
|
 |
dori 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Nov 05, 2008 5:15 pm Assunto: |
|
|
olá,
vou ousar discordar do colega.
penso que fazer um estilo escova nessa planta seria desperdiçar o movimento do tronco inicial.
minha sugestão é daqui algum tempo aproveitar essa parte do tronco:
podar na marca vermelha.
o galho apontado pela seta vermelha será usado para criar a continuação do tronco e a partir dele criar um galho de sacrifício pra fechar o corte do tronco.
mas por enquanto:
O tronco é muito uniforme, tem que dar conicidade.
os ramos baixos do tronco serão os futuros galhos de um moyogi, por isso precisam crescer.
tire todos os ramos e galhos que crescem tronco acima da marca da futura poda.
mantenha apenas o broto apical do ultimo galho.
remova todas as brotações novas que surgirem no tronco acima da marca de poda.
isso vai estimular o desenvolvimento dos galhos inferiores. e o engrossamento do tronco ao mesmo tempo.
à medida que os galhos forem crescendo use arame ou tração pra dar movimentos a eles, equilibrando com as curvas do tronco.
daqui 1 ano, faça a poda sugerida. _________________ http://www.bonsaidori.wordpress.com |
|
|
 |
Rogério PARTICIPANTE

Registrado: 14/02/08 Idade: 52 Mensagens: 1240 Localização: Cambuí / MG
|
Enviada: Qui Nov 06, 2008 8:59 pm Assunto: |
|
|
Muito boa a ideia do amigo dori...
... até por que tenho uma Calliandra muito semelhante a sua, com movimento do tronco e galhos inferiores ... até parece a minha antes da poda feita no ano anterior
Abraços e vamos trabalhando nossas Calliandras gemeas
Rogério _________________ "Quando agredida, a natureza não se defende. Apenas se vinga."
(Albert Einstein) |
|
|
 |
dori 2.o PASSO

|
Enviada: Qui Nov 06, 2008 9:26 pm Assunto: |
|
|
Completando.
você ainda pode fazer um alporque acima daquela marca.
a parte de cima pode render um bom chokan _________________ http://www.bonsaidori.wordpress.com |
|
|
 |
Evaldo Salustiano
|
Enviada: Sex Nov 14, 2008 5:38 pm Assunto: |
|
|
Ola amigos Andrea e Dori
Primeiramente obrigado pelas dicas e opinioes.
Analisando ambas as dicas vou fazer o que o Dori sugeriu, porem , tenho mais umas caliandras em casa e vou fazer com uma delas o que o Andrea sugeriu, pois achei bem interessante.
Se possivel postarei outras fotos com a evolucao futuramente.
Mais uma vez obrigado.
Evaldo _________________ "Ninguem é tão sábio que não tenha nada a aprender, ou tão ignorante que não tenha a ensinar" |
|
|
 |
Evaldo Salustiano
|
Enviada: Sex Nov 14, 2008 5:48 pm Assunto: |
|
|
Rogério escreveu: | Muito boa a ideia do amigo dori...
... até por que tenho uma Calliandra muito semelhante a sua, com movimento do tronco e galhos inferiores ... até parece a minha antes da poda feita no ano anterior
Rogério |
Ola amigo Rogerio.
Como esta sua caliandra, evoluindo bem?
Se pude coloque uma foto dela aqui para mim ver.
Abraços
Evaldo _________________ "Ninguem é tão sábio que não tenha nada a aprender, ou tão ignorante que não tenha a ensinar" |
|
|
 |
Rogério PARTICIPANTE

Registrado: 14/02/08 Idade: 52 Mensagens: 1240 Localização: Cambuí / MG
|
Enviada: Sáb Nov 15, 2008 5:44 pm Assunto: |
|
|
Evaldo Salustiano escreveu: | Rogério escreveu: | Muito boa a ideia do amigo dori...
Rogério |
Ola amigo Rogerio.
Como esta sua caliandra, evoluindo bem?
Se pude coloque uma foto dela aqui para mim ver.
Abraços
Evaldo |
Amigo
Assim que possível ponho a foto da irmã gêmea para vc conferir.
Abraços
Rogério _________________ "Quando agredida, a natureza não se defende. Apenas se vinga."
(Albert Einstein) |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|