|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Itamar Nobre 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Jun 29, 2005 9:51 pm Assunto: Sobre a Imburana para Bonsai |
|
|
Olá, meus camaradas, como vão todos?
gosteimt de participar de ste fórum, por isso retorno com mais questões. Aqui, no RN (na caatinga) existe uma planta chamada IMBURANA,cuja madeira é mt utilizada para carpintaria. Naturalmente ele possui sinuosidades, folhas pequenas, usada tb para entalhes. Alguéma conhece? Já experimentou fazer bonsai com ela?. É que estou experimentando e gostaria e saber se alguém já conseguiu (se a conhece)
itamar nobre |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 81 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Qua Jun 29, 2005 11:47 pm Assunto: |
|
|
Olá Itamar !!!!!
Nunca ouvi falar nesta madeira e muito menos, logicamente, na planta.
Daria para você colocar uma foto da planta ????
O Sergivaldo, que conhece muito bem seu Estado, nunca me falou da mesma.
Abraços
Angela - aprendiz de bonsaista -  |
|
|
 |
Sergivaldo PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Jun 30, 2005 10:56 am Assunto: Re: Sobre a Imburana para Bonsai |
|
|
Itamar Nobre escreveu: | Olá, meus camaradas, como vão todos?
gosteimt de participar de ste fórum, por isso retorno com mais questões. Aqui, no RN (na caatinga) existe uma planta chamada IMBURANA,cuja madeira é mt utilizada para carpintaria. Naturalmente ele possui sinuosidades, folhas pequenas, usada tb para entalhes. Alguéma conhece? Já experimentou fazer bonsai com ela?. É que estou experimentando e gostaria e saber se alguém já conseguiu (se a conhece)
itamar nobre |
Itamar, Ângela,
Eu conheço sim essa espécie. É uma planta que pega facilmente por estaquia de galhos, inclusive troncos grossos.
A maior dificuldade e a formação de uma folhagem densa. Acho que dá-se melhor para estilos dramáticos, tipo fukinagashi, bunjingi e sharimiki.
Fiquei com um único exemplar apenas para coleção:
Um abraço,
Sergivaldo _________________ "O que dá valor a uma xícara de barro é o espaço vazio que há entre suas paredes." [ Lao-Tse] |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 81 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Qui Jun 30, 2005 4:29 pm Assunto: |
|
|
Oi miguinho !!!!!!!
Esta planta você já tinha em seu palacete ?????
Se tinha, por quê não me mostrou ???? Ficou com medo de roubo ou de furto ????
O tronco fica assim mesmo ou você promoveu o uro ????
Está lindíssima
|
|
 |
Itamar Nobre 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Jun 30, 2005 10:36 pm Assunto: |
|
|
Oi, ângela, não estou conseguindo acessar o site no qual hospedo minhas fotos, mas logo que puder eu as envio. A imburana, como já foi dito, enraiza fácil e tem a madeira mt perfumada, de fácil entalhe. é mt usada aqui no estado potiguar para fazer aquelas belíssimas talha esculpidas (entalhes). Como já vi mais ou menos como uma pode ficar, vou tentar coletar mais outros galhos para experimentar estilos diversos, pois tenho facilidade. Tenho um amigo que possui uma cerca viva de mais ou menos 30 metros toda feita com essa árvore.
mt obg pelas dicas, principalmente ao Sergivaldo, por ter mostrado possibiliaddes.
itamar nobre - natal-rn |
|
|
 |
Claudio 1.o PASSO

Registrado: 11/10/04 Mensagens: 170 Localização: SÃO FIDÉLIS - RJ
|
Enviada: Sex Jul 01, 2005 5:32 pm Assunto: |
|
|
Essa é a imburana cearensis?(cerejeira brasileira?)
Vou tentar fazer alporquia em uma arvore de cerejeira que tenho no sítio.
O tronco solta uma escamação avermelhada, não solta?
Pela foto parece muito com a que estou falando.
Abraços
Claudio Faria _________________ Foi uma satisfação nosso contato.
fariadjoy@ig.com.br |
|
|
 |
Sergivaldo PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Jul 02, 2005 1:20 pm Assunto: |
|
|
Angela Fernandes escreveu: | Oi miguinho !!!!!!!
Esta planta você já tinha em seu palacete ?????
Se tinha, por quê não me mostrou ???? Ficou com medo de roubo ou de furto ????
O tronco fica assim mesmo ou você promoveu o uro ????
Está lindíssima
Oi Miguinha,
Todas as plantas estavam lá, não escondi nenhuma. É que essa aí é fraquinha e você nem percebeu
Em relação ao tronco, eu só elimeinei alguns galhos grossos e dei acabamento com o alicate bola.
Um bração,
Sergivaldo _________________ "O que dá valor a uma xícara de barro é o espaço vazio que há entre suas paredes." [ Lao-Tse] |
|
|
 |
Sergivaldo PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Jul 02, 2005 1:27 pm Assunto: |
|
|
Claudio escreveu: | Essa é a imburana cearensis?(cerejeira brasileira?)
Vou tentar fazer alporquia em uma arvore de cerejeira que tenho no sítio.
O tronco solta uma escamação avermelhada, não solta?
Pela foto parece muito com a que estou falando.
Abraços
Claudio Faria |
Cláudio,
Creio que seja mesmo a Amburana cearensis A. C. Smith, conhecida popularmente por vários nomes: Imburana, Imburana-de-cheiro, Amburana, Amburana-de-cheiro, Umburana, Cumaru, Cerejeira-rajada, etc.
O tronco possui, realmente, escamações finas e avermelhadas.
Um abraço,
SErgivaldo _________________ "O que dá valor a uma xícara de barro é o espaço vazio que há entre suas paredes." [ Lao-Tse] |
|
|
 |
Leilton Lima 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Jul 04, 2005 6:08 pm Assunto: |
|
|
Quer dizer que Imburana e Cumaru sao a mesma planta? Alguns dados batem. Enraiza fácil, tem cheiro, mas nao tenho visto muito essa dinamica nos troncos. Normalmente o Cumaru desenvolve longos galhos retilineos, muitas vezes partindo em angulo reto do galho principal.
Ei Itamar quero ver essa cerca...
Citação: | Creio que seja mesmo a Amburana cearensis A. C. Smith, conhecida popularmente por vários nomes: Imburana, Imburana-de-cheiro, Amburana, Amburana-de-cheiro, Umburana, Cumaru, Cerejeira-rajada, etc. |
|
|
|
 |
Sergivaldo PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Jul 05, 2005 8:06 pm Assunto: |
|
|
Leilton Lima escreveu: | Quer dizer que Imburana e Cumaru sao a mesma planta? Alguns dados batem. Enraiza fácil, tem cheiro, mas nao tenho visto muito essa dinamica nos troncos. Normalmente o Cumaru desenvolve longos galhos retilineos, muitas vezes partindo em angulo reto do galho principal.
Ei Itamar quero ver essa cerca...
Citação: | Creio que seja mesmo a Amburana cearensis A. C. Smith, conhecida popularmente por vários nomes: Imburana, Imburana-de-cheiro, Amburana, Amburana-de-cheiro, Umburana, Cumaru, Cerejeira-rajada, etc. |
|
Olá Leilton,
Pelas informações que consegui obter, a Amburana cearensis é conhecida pelos nomes populares que citei, especialmente na nossa região nordestina.
Há, entretanto, outras espécies (Dipteryx alata, Dipteryx ferrea, etc.) conhecidas também pelo nome popular de Cumaru.
Resta sabermos se estamos falando da mesma espécie.
Estive dando uma olhada no catálogo de plantas do IBAMA e vi que, além da Amburana cearensis há também a Bursera leptophloeos
e a Cammiphora leptophloeos , todas conhecidas como Imburana ou Amburana.
Um grande abraço,
|
|
 |
Leilton Lima 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Jul 07, 2005 10:06 am Assunto: |
|
|
Valeu Sergivaldo. Vamos fotografar e postar para tirar a dúvida. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|