FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

opiniões por favor,yamadori feito hoje!!!
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Renato Morelli

MensagemEnviada: Sex Nov 07, 2008 5:00 pm    Assunto: opiniões por favor,yamadori feito hoje!!! Responder com citação

Olá amigos!!!

Hoje pela manhã consegui esta linda muda em meu condomínio,gostaria da opinião dos amigos quanto as podas a serem feitas,vasopara colocar,quando adubar etc...

Obrigado a todos
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Marcos Castilho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Nov 07, 2008 9:22 pm    Assunto: Responder com citação

É um Ficus Parece ser Ficus Benjamina estilo galhos trançados. Não parece correr nenhum risco mais seria interessante fazer uma limpeza nele tipo uma desfolha e tirar essa grama logo dele que está sugando os nutrientes do solo.
Renato Morelli

MensagemEnviada: Sex Nov 07, 2008 11:22 pm    Assunto: Responder com citação

Ok Marcos desde ja te agradeço pela atenção sera que devo fazer uma poda drastica de folhas e raizes e plantar em um escorredor?/
Obrigado
Renato
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Nov 08, 2008 7:42 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Renato, primeiro vc deve desfolhar parcialmente seu ficus. Não retire todas as folhas de todos os galhos não. Deixe as brotações mais recentes (brotos novinhos e pequenos), afim de evitar ressecamento e perda de galhos, ok? Very Happy

Em seguida a isso, corte eliminando o excesso de galhos. Um bonsai é bonito por ter, em sua estrutura, o minimo de galhos necessários ao seu estilo. Então, selecione os galhos mais bem posicionados, eliminando o excesso. Se preferir, após a desfolha como sugeri, poste foto para que possamos opinar sobre quais galhos deverão ser cortados e quais mantidos, ok? Very Happy

O replante num escorredor irá depender basicamente da estruturação pretendida. Se sua planta tiver um bom nebari (raizes aparentes, invisiveis no momento por causa do excesso de capim na base), e o tronco for atrativo, tendo uma boa distribuição de galhos, não há necessidade de se usar escorredor. Poderá, isso sim, replantar diretamente em um vaso de treinamento. Very Happy

No mais, parabens por sua aquisição e boa sorte com ela. Wink

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Renato Morelli

MensagemEnviada: Sáb Nov 08, 2008 12:11 pm    Assunto: Responder com citação

ok nick,obrigado mesmo por sua ajuda sou iniciante e estava um pouco perdido com o que fazer!!!
vou desfolha-lo e mando fotos
um grande abraço
Renato
Renato Morelli

MensagemEnviada: Sáb Nov 08, 2008 10:07 pm    Assunto: Responder com citação

ok nicky e amigos,dei uma desfolhada nela e plantei em um recipiente sugestoes para podas são muito bem vindas Laughing Laughing Laughing
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Nov 09, 2008 8:11 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Renato, graças a desfolha que vc efetuou, podemos visualizar melhor a estruturação. No caso, creio que o ideal é, antes de mais nada, cortar os brotos apicais, reduzindo-os no tamanho/altura. Isso irá forçar uma compactação aerea, inclusive por vir em seguida uma forte brotação lateral. Very Happy

A união de caules como a realizada nessa planta tinha, no inicio, a firme intenção de acelerar o engrossamento do tronco. Esse tipo de, digamos, "técnica", é muito utilizado por donos de floriculturas e viveiros, interessados unicamente no lucro fácil e rápido, e com certeza sempre é feito de maneira equivocada. Sad

Digo isso porque a maneira correta de se proceder é raspando a casca dos caules na altura e local em que serão unidos. A fusão, como é chamada essa técnica, é feita apondo-se os caules uns aos outros, prendendo-os com cordão vegetal na base, ao meio e na parte final superior, isto é, até onde foi retirada a casca. A casca, é claro, só é retirada tipo uma tira, na parte interna, sendo em seguida aplicado hormonio enraizante e aposto os caules uns contra os outros, e não enrolando-se dessa forma. Very Happy

Mas como diz o ditado: o que está feito, está feito e ponto final. Para melhorar, então, voce pode tentar desfazer até o ponto em que os caules já estejam fundidos, e a partir daí proceder como descrevi acima. Isso e mais o fato de ter plantado em um escorredor, irá acelerar a fusão. Com o tempo, se quiser, poderá apor outros caules, para fechar melhor e engrossar mais o tronco. Proceda apenas da maneira que indiquei, sem seguir a enrolação apenas. Very Happy

Bem, voltando à estrutura aerea: como são tres caules distintos, enquanto não ocorre a fusão total, vc terá que cuidar como se fossem plantas individuais, mas ao mesmo tempo, como se se tratasse de um estilo tronco triplo. A estruturação deverá seguir, a principio, a linha de estilo HOKIDASHI, ou escova invertida (chamada erroneamente por alguns de vassoura invertida):

Observe que a copa segue uma linha ligeiramente arredondada, mas há galhos partindo de diversos pontos. A distribuição desses galhos é que é o segredo desse estilo. Inicialmente, parte-se de dois ou tres caules apenas, e desses é que irá seguir os demais galhos formadores do estilo. Parece simples e facil de seguir, mas, como os demais estilos em bonsai, é extremamente complexo. Porém, se bem delimitado e trabalhado, resulta num belo bonsai. Wink

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Renato Morelli

MensagemEnviada: Dom Nov 09, 2008 10:59 am    Assunto: Responder com citação

Ok,Nicky vou tentar fazer a poda que você me falou.

Gostaria realmente de te agradecer pela ajuda,você me orientou muito bem no que fazer com meu exemplar,se não fosse você eu estaria perdido ate agora!!!!
Obrigado por me deixar contar com sua vasta experiencia na arte!!!
Vou efetuar a poda dos brotoa apiciais e tentar separar o tronco ate onde der e mando outras fotos ok?
Muito,muito obrigado mesmo pela ajuda!!

Grande abraço
Renato Morelli
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Nov 09, 2008 9:05 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Renato, não me agradeça. Afinal, estamos aqui aprendendo uns com os outros, e considero sempre oportuno estarmos atentos a detalhes que, as vezes, escapam até mesmo ao melhor observador. Very Happy

Nesses anos todos que venho participando ativamente no forum do atelier, bem como em outros foruns, tenho tido a grata satisfação de aprender muito. Com esse conhecimento em mãos, mais o que aferi com minha própria experiencia prática e cultural, o minimo que posso fazer é passar adiante o pouco que sei. Espero, dessa forma, incentivar a que outros tambem assim procedam. Apenas fazendo isso, é que poderemos avançar um pouco mais em nosso continuo aprendizado nessa nobre arte bonsai. Very Happy

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: