|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
bad_clusters 2.o PASSO

Registrado: 21/08/08 Idade: 39 Mensagens: 227 Localização: Anápolis - GO
|
Enviada: Qua Nov 05, 2008 8:13 am Assunto: Alguem pode me ajudar com esta??? |
|
|
Comprei esta belezinha por R$ 5,00 em um viveiro... vejo que ela tem potêncial, pois cada parte deste tronco alto esta virando uma alporquia.
Mas de 4 meses p. cá surgiu uma dúvida, o vendedor me disse se tratar de paú-ferro, mas acho que não é. Alguém pode me ajudar?
Segue as fotos:
Obs: Esta foto tem 4 meses. _________________ Às vezes é necessario sacrificar coisa, que você pensava ser importante, para que no futuro possa alcançar o seu objetivo. (Marcio Gonzales Aggio)
Visite:
www.MUNDODOBONSAI.hpg.com.br |
|
|
 |
ADAC

Registrado: 06/09/07 Mensagens: 57 Localização: São Caetano do Sul-SP
|
Enviada: Qua Nov 05, 2008 1:57 pm Assunto: |
|
|
Me parece um Jacarandá Mimoso, é igualzinho ao que eu tenho. Pau-ferro não vejo há um bom tempo, mas ao que me lembro é diferente. _________________ ANDREA D. A. CAMARGO |
|
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Qua Nov 05, 2008 10:32 pm Assunto: |
|
|
Parecido também com Flamboyant. _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
bad_clusters 2.o PASSO

|
Enviada: Qui Nov 06, 2008 7:22 am Assunto: |
|
|
ahahhahah estava convencido que se tratava de um jacaranda.
 _________________ Às vezes é necessario sacrificar coisa, que você pensava ser importante, para que no futuro possa alcançar o seu objetivo. (Marcio Gonzales Aggio)
Visite:
|
|
 |
Julian Quadros_cwb
Registrado: 10/07/06 Mensagens: 17 Localização: Curitiba - Paraná
|
Enviada: Qui Nov 06, 2008 3:03 pm Assunto: |
|
|
Tb voto no Jacaranda !!  _________________ "nao sabia que era impossivel, foi la e fez" |
|
|
 |
marcio celestino

|
Enviada: Qui Nov 06, 2008 4:46 pm Assunto: |
|
|
tambem acho que é um jacarandá mimoso pau ferro não é porque eu tenho e é diferente as folhas e a madeira, mas esta muito bonita sua planta, Abraços. |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Dom Nov 09, 2008 7:41 am Assunto: |
|
|
não é pau-feo, com certeza. Parece com jacarandá, mas não dá para ter certeza.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Dom Nov 09, 2008 9:07 am Assunto: |
|
|
E Sibipiruna????? _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Dom Nov 09, 2008 9:25 am Assunto: bonsai |
|
|
Enquanto não se define de que espécie se trata, aconselho cortar o tronco lateral esquerdo (visualizando a ultima foto), favorecendo uma maior conicidade. Ao mesmo tempo, reduza a altura do tronco restante, visando formar um shohin, que será bem mais interessante em termos de estruturação.
Para um bom desenvolvimento, no final da primavera efetue um transplante, fazendo uso da bacia que aparece ao fundo. Faça furos na lateral e no fundo, replante usando substrato drenante: caco de telha/tijolo, pedrisco e terra granulada. Isso irá favorecer novas brotações, permitindo, inclusive, que vc elimine essa raiz que sobressai de maneira equivocada e subtrai o nebari da planta.
Se aceitar minha modesta sugestão quanto a eliminar o tronco mais grosso, aproveite para aramar o tronco fino, agregando a ele um ligeiro movimento sinuoso, ao mesmo tempo que o conduz a uma posição mais favorável. Com as novas brotações, vá reduzindo a altura total da planta, até atingir algo em torno de 10 a 25 cm, tamanho ideal para o shohin.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Franciane 2.o PASSO

Registrado: 03/03/07 Idade: 45 Mensagens: 315 Localização: Fortaleza-Ce
|
Enviada: Dom Nov 09, 2008 10:19 am Assunto: |
|
|
Olá, gostei da sugestão do Nick, daria uma boa conicidade e um bom movimento.
Esta é minha humilde projeção, não sei se seria viável por causa do tamanho das folhas dela, mas mesmo assim aí vai.
Podaria o galho mais grosso e tracionaria o galho da esquerda deixando-o como ápice.
 _________________ Franciane |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Dom Nov 09, 2008 8:26 pm Assunto: bonsai |
|
|
Fran, sua projeção ficou ótima. Visualmente, no entanto, é necessário corrigir apenas dois pontos, que são justamente a eliminação dos dois galhos iniciais. A razão é bem simples: eles saem justamente dentro da curva, e isso contraria um pouco a idéia perfeita do bonsai, ok?
O melhor, então, seria que os galhos brotassem justamente sobre o dorso da curva, e não em seu interior. Alguns, mais afeitos, poderiam dizer que nem sempre podemos intervir ou a natureza nem sempre trabalha de tal e qual maneira, mas em se tratando de outro tipo de planta que não seja conífera, tudo é possível sim. Nas coníferas (pinus e junipero, principalmente), não há que se falar em formar primeiro o tronco para depois escolher os galhos. Nem sempre temos essa sorte, vez que, ao cortar um galho, certamente teremos perdido uma ótima oportunidade.
Como não é esse o caso, vez que a espécie (ainda que não definida) é favorável a brotação em toda a longitude do tronco/caule, poderá sim escolher os galhos que estiverem melhor posicionados (no caso, no dorso da curva então), para com eles formar a estrutura mais adequada ao estilo proposto por sua projeção.
Aliás, parabens pela projeção. Vc a cada dia vem aumentando seu cabedal de conhecimento na arte bonsaistica, e, com esse tipo de trabalho auxiliar, presta um grande serviço a todos nós,(principalmente a mim, que mal sei desenhar primariamente). Continue sempre a nos brindar com essas projeções, viu? abraços. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
doolombo 2.o PASSO

Registrado: 31/01/05 Idade: 40 Mensagens: 291 Localização: Pindorama-SP
|
|
|
 |
Franciane 2.o PASSO

Registrado: 03/03/07 Idade: 45 Mensagens: 315 Localização: Fortaleza-Ce
|
Enviada: Seg Nov 10, 2008 9:29 am Assunto: |
|
|
Nick, obrigada pelas correções !! _________________ Franciane |
|
|
 |
bad_clusters 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Nov 10, 2008 11:05 am Assunto: |
|
|
E a minha apostila sobre esta arvore continua crescendo, bem pessoal vou tirar novas fotos hj e mando para vocês.
Nick como disse, o tronco da esquerda eu estou tentando fazer uma alporquia.
mas gostei muito das suas ideias e da projeção da Franciane.
PEssoal muito obrigado pelas aulas on-line.
Amanha tenho outras fotos.
abraço a todos! _________________ Às vezes é necessario sacrificar coisa, que você pensava ser importante, para que no futuro possa alcançar o seu objetivo. (Marcio Gonzales Aggio)
Visite:
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

Registrado: 03/10/08 Idade: 41 Mensagens: 2019 Localização: Ijuí-RS
|
Enviada: Seg Nov 10, 2008 11:36 am Assunto: |
|
|
é Jacarandá, certamente. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|