FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Como fazer estimativa da idade de uma árvore?
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Leilton Lima
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jul 05, 2005 10:56 am    Assunto: Como fazer estimativa da idade de uma árvore? Responder com citação

Olá pessoal. Gostaria de saber como vocês fazem para estimar a idade de suas árvores.

Outra coisa: No caso da contagem dos anéis (quando se serra o tronco), percebi que se alternam partes claras e escuras. Entao contam-se os dois ou apenas os claros, ou apenas os escuros? Tem algum truque para conseguir ver melhor a divisao dos anéis?

muito obrigado
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Illex
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Jul 05, 2005 12:04 pm    Assunto: Re: Como fazer estimativa da idade de uma árvore? Responder com citação

Olá Leilton,

Olha eu me baseio no seguinte, primeiro vc deve conhecer a especie da planta que quer saber a idade, se cresce rapido, se cresce devagar, a media de crescimeto no ano, essas coisas. Entao analiso o tronco a disposição dos ramos, galhos e tudo mais, para chegar apr. a idade dela. Qunto aos aneis, espero que um colega te responda melhor, pois tenho q ir pro trabalho e estou com pressa, mas fica ai meu até breve. T+.

Abraços:

Illex
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Leilton Lima
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jul 05, 2005 4:04 pm    Assunto: Responder com citação

Complicado para que ta dando os primeiros passos. Ainda to na mesma. Mas se a gente quisesse coisa simples ia colecionar tampinhas, né mesmo? Muitíssimo obrigado Illex
Illex
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Jul 05, 2005 5:18 pm    Assunto: Responder com citação

Opa,

Q isso estamos aqui para nos ajudarmos certo? Espero que mais pessoas do Forum tenham outros metodos. T+.

Abraços:

Illex
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Gabriel Vanzella

MensagemEnviada: Qui Jul 07, 2005 3:02 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Leiton!
Meu, que perguntinha essa a sua Laughing !

Não existe um método para estimar a idade de um bonsai 100% seguro, a não ser que comece o cultivo desde a semente.
Por exemplo, você conhece uma árvore que tem 200 anos, se você fizer uma mergulha, uma estaca, etc. começará um Bonsai de 200 anos! Shocked Interessante, não?
Anéis. Bem, os anéis surgem nas árvores devido a períodos de desenvolvimento com "velocidades" diferentes. Imagine um carvalho no norte da Alemanha: na primavera e verão possui um desenvolvimento vigoroso formando um anel largo, claro. No outono e principalmente no invervo, o crescimento praticamente pára, formando um anel bem mais fino e mais escuro.
Aqui no Brasil, a diferença de crescimento é muito pequena, formam-se anéis, mas não é muito confiável a contagem, menos ainda em espécies subtropicais e tropicais. Outro problema, os anéis refletem as quantidades de períodos de desenvolvimento/latência (+/- um ano) pelos quais O RAMO passou, se quiser saber por quantos períodos passou o Bonsai, terá que serrar o tronco, e ai, nao adiantará muito estimar a idade dele Crying or Very sad .
Bem, espero ter ajudado.
Críticas são extremamente bem vindas!
Abraço
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Jul 07, 2005 5:05 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Leilton Lima

Parece que o amigo tinha razão Very Happy , o ano é a soma dos 2 aneis, um largo e um curto ( Verão+Inverno )

http://www.pavconhecimento.pt/exposicoes/modulos/index.asp?accao=showmodulo&id_exp_modulo=284&id_exposicao=9

De resto como já lhe tinha dito, para "opinar" uma em bonsai talvez ajude se houverem alguns comportamentos:
Caracteristicas que só surgem com idades avançadas.
Tipo como a Glicinia que só começa a florir ao fim de 10 anos, rugosidades que só aparecem ao fim de 30 ou 40 anos, frutos ao fim de 20 etc.

Será sempre uma estimativa Confused, e nem deverá ser considerada a qualidade mais importante.

[ ]s

Castro

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Leilton Lima
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jul 07, 2005 5:12 pm    Assunto: Responder com citação

Acho muito legal esse esforço para responder a questao. É verdadeiramente difícil. Mas quem sabe essa discussao nao seja importante para gente descobrir um método mais aproximado? Bom, acerca da sua afirmaçao citada abaixo. Nao seria mais correto avaliar a árvore pela idade aproximada da estaca? Afinal um galho primário é bem mais velho que os demais. Possívelmente aquele ramo que usamos como estaca nao existia há 200 anos. Rolling Eyes

Citação:
Por exemplo, você conhece uma árvore que tem 200 anos, se você fizer uma mergulha, uma estaca, etc. começará um Bonsai de 200 anos! Interessante, não?
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Jul 07, 2005 5:31 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Leilton Lima

A mim ensinaram-me que a idade do Bonsai, é a idade desde que envasado, tal como o próprio nome indica "Bonsai" será aprox. "Arvore envasada" logo penso que se deva referir á idade do conjunto.

Pessoalmente é assim que me parece ser o mais correcto, embora aceite/respeito que se tenham outras opiniões Wink.

Tal como lhe tinha referido anteriormente noutro forum, na minha opinião não será a mesma coisa um bonsai no Japão com centenas de anos.
Em que existem registos, de várias gerações de bonsaistas que cuidaram deles e outro colhido na natureza com a mesma idade tendo sido a mãe natureza a olhar por ele, e fazer os Jins&Sharis com um pouco de sorte.

NA minha perspectiva uma estaca colhida de uma arvore centenária, não faz dela um bonsai centenário, isso é idade "biológica" da arvore mãe.
Ou quando muito deve ser referido como já se vai vendo em algumas exposições, a idade da arvore + a idade de cuidados.

Ex do "link" abaixo:
"Cada carrinho tem uma chapa que identifique a espécie, nome comum, nome do proprietário e a idade ou tempo dos bonsai no treinamento."

http://translate.google.com/translate?hl=pt-PT&sl=en&u=http://www.bonsai-bsf.com/epcot_process.htm&prev=/search%3Fq%3Dbonsai%2Bage%26hl%3Dpt-PT%26lr%3D

Aqui está um estudo
http://www.usp.br/siicusp/11osiicusp/ficha2084.htm

Mas atenção que é a minha opinião Shocked , e de facto parece que é uma area bastante difusa.

[]s

Castro

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: