FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Pitanga - opiniões
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
GustavoLP
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jun 03, 2008 7:46 pm    Assunto: Pitanga - opiniões Responder com citação

Olá, tenho uma pitanga e queria opiniões dos amigos. Podem dar as suas contribuições a vontade!! Serão todas bem vindas (estilo, poda aramação, etc.) É um pré. Tem cerca 4 anos, 28 cm de altura desde a base do tronco.

Claro que a época não é boa para lidar com a planta, mas já gostaria de ter algumas opiniões para na primavera trabalhar com ela.

Seguem fotos de 3 ângulos:

obrigado Laughing
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Jun 04, 2008 5:16 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Gustavo, na verdade, a unica coisa que vc não pode fazer é reenvase ou transplante, nessa época, trabalhos mais indicados para serem realizados na primavera. Shocked

Então, não se acanhe. Comece por uma desfolha completa, em seguida corte os galhos inuteis ou que não servem à estrutura pretendida. Corte, reduzindo o comprimento dos demais galhos, para em seguida, proceder a um estudo acurado, verificando a melhor condução, via aramação, concluindo seu trabalho. Very Happy

Pelo desenvolvimento do tronco, parece-me que o estilo proposto é um moyogi. Os arames fixados não estão exercendo nenhuma mudança na estrutura, de maneira que devem ser retirados. Busque uma reposição a partir da poda seletiva, visando com ela aproximar do tronco as novas brotações. Very Happy

Na primavera, então, poderá remover o excesso de terra em volta da base, desfazendo esse "morrinho" e reposicionando melhor as raízes que houverem, de maneira a mostrar um possível nebari, o mais radial possível. Very Happy

Após proceder as alterações que sugeri, na primeira parte, deixe a planta em local sombreado, mantendo uma rega média (apenas uma vez ao dia, e pouca), proporcionando aporte de adubo dentro de 30 dias, quando então a planta deverá ser relocada para area de sol intenso. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Nivorley
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jun 17, 2008 4:00 pm    Assunto: Responder com citação

E ai Gustavo...

Ja fez as mudanças sugeridas pelo Nickyfury ??
Tenho umas quatro mudas de pitanga, infelizmente nenhuma esta no porte da sua, que a propósito gostei muito, mas estao caminhando.....
Poe as fotos ai pra gente ver...... assim podemos ter uma sequencia dos trabalhos nela ....... ja imagino ela om uma copa formada.. Vai ficar um show!
Boa sorte com sua pitanga.
Alexandre S. Coelho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Jun 17, 2008 9:19 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Gustavo

Tua pequena planta tem uma boa estrutura para trabalhar... no futuro pode as pontas dos galhos mais frequente para evitar um alongamento e consequentemente folhagem apenas nas pontas.
Caso não pretenda mudar muito a forma atual, sugiro uma variação do estilo vassoura mais ou menos assim:

Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai

Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza...
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Paulo Ramos
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jun 19, 2008 4:01 pm    Assunto: Responder com citação

Ei Gustavo!!
Cliquei para ver sua pitangueira, mas fiquei na vontade... não sei porque algumas postagens não abre a foto, só aparece um quadradinho com um "X" dentro, aí a gente clica com o botão direito do mouse e pede para mostrar imagem, mas não aparece. Que pena...
Abraços!!!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
GustavoLP
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Nov 07, 2008 10:04 pm    Assunto: pitanga nov-2008 Responder com citação

Aí pessoal, estou atualizando as fotos da minha pitangueira:

Muito obrigado a todos pelos conselhos.

A projeção do Alexandre era mais ou menos o que eu tinha em mente, mas não havia pensado que poderia ficar tão boa esta planta. Queria saber desenhar assim, mas ainda não tenho essa virtude de imaginação.

Também estou pensando em fazer um jin em um galho mais grosso que ela possui.

Acho que ano que vem ela estará mais definida e bonita, inclusive para ir para um vaso menor.

Não reparem o crescimento dos "arbustos" embaixo da árvore. Estou em dúvida se retiro ou não, pois podem atrapalhar a planta.

Noto que a pitangueira depois de passada para um vaso pequeno demora para engrossar o tronco, por isso, esta pitangueira ao meu ver ainda está com o tronco fino. Sempre esteve em vaso pequeno
Alguns dias atrás, peguei três pitangueiras de cerca de 1,5 m e podei deixando somente uns 10 a 15 cm. Elas já estão a brotar intensamente! Neste caso, a grossura do tronco já está garantida.

abraços
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Nov 08, 2008 7:08 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Gustavo, sua pitangueira está com o tronco e os galhos em perfeita harmonia, logo não há por que falar em engrossar nada. É um lindo shohin e fica faltando tão somente vc eliminar essas ervas daninhas para mostrar o nebari (se houver), ou quando não, para melhorar a apresentação visual. Very Happy

Quanto ao jin no tal galho, eu sugiro a vc que esqueça. Não é aconselhável fazer jin numa mirtacea, principalmente sendo uma frutifera como a pitangueira. Não ficaria interessante, vez que ao fazer o jin este iria "roubar a cena", isto é, subtrairia a beleza das folhas, das flores e dos futuros frutos de sua pitangueira. Very Happy

O ideal, agora, é escolher um lindo vaso redondo para ressaltar ainda mais o belissimo bonsai que vc possui. Wink

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
edson0605
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Nov 08, 2008 8:08 am    Assunto: Responder com citação

Gustavo,
na minha humilde opinião essa Pitangueira está maravilhosa!! Com a copa bem harmoniosa e uma boa relação entre a grossura do tronco e dos galhos. Você pode mantê-la no vaso de treinamento mais alguns anos, sem problema.
Tomei a liberdade de fazer um exercício de projeção num vaso definitivo engrossando um pouco mais o tronco...

Abraço.
Edson.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
GustavoLP
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Nov 08, 2008 3:30 pm    Assunto: Responder com citação

Muito obrigado Nicky e Edson pelos comentários. Laughing Very Happy

Já esqueci o Jin, hehe Laughing Laughing

Edson, o vaso que pensei era exatamente um redondo como esse ou um ovalado em tom marrom.
Gostei muito dessa nova projeção.!! Laughing Laughing

abraços
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Nov 09, 2008 8:04 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Ainda que a projeção tenha ficado interessante, chamo a atenção do nobre colega apenas para a profundidade desse vaso. A pitangueira, como frutifera, e tendo a estrutura de raiz que a sua planta tem, bem como a parte aerea interessante, pede um vaso um pouco mais profundo. Rolling Eyes

Paulo Ramos
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Nov 09, 2008 11:36 pm    Assunto: Responder com citação

Agora consegui ver as fotos. Muito bonita sua pitangueira.
Retire essas ervas do vaso, pois estão absorvendo os nutrientes necessários à planta
Parabéns!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Alexandre S. Coelho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Nov 13, 2008 10:15 am    Assunto: Responder com citação

Oi Gustavo

Tá ficando linda tua pitangueira, parabéns Exclamation Exclamation Exclamation

Concordo com as sugestões dos amigos acima... uma vaso um pouquinho mais profundo e vitrificado azulado ou esverdeado.

Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai

Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza...
GustavoLP
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Nov 13, 2008 10:33 pm    Assunto: Responder com citação

É, realmente um vaso um pouco mais profundo ficaria melhor.

Aliás, onde se pode encontrar um vaso adequado para comprar?

Obrigado pelos elogios.

abraço
GustavoLP
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Nov 13, 2008 10:46 pm    Assunto: Responder com citação

Olhem só como ela era em agosto de 2007:

abraço[/img]
Alcides Junior
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Nov 14, 2008 6:14 am    Assunto: Responder com citação

Uma bela transformação hein, parabéns.
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: