| Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
| Autor |
Mensagem |
otneto
|
Enviada: Sex Nov 21, 2008 10:51 pm Assunto: Problema com ulmus |
|
|
Caros colegas foristas, preciso da ajuda de vocês!
Tenho um olmo chines (Ulmus parvifolia) que adquiri em agosto passado. Já postei fotos deles aqui pedindo a opinião de vocês.
Meus cuidados são regas por imersão quando o substrato se mostra seco superficialmente e um pouco menos de 1/4 colher de café de adubo químico para bonsai a cada 15 dias. O tamanho do vaso é de 15cm de largura e a árvore não tem mais de 20 cm de altura.
O que acontece é que de uns tempos para cá ela vem apresentando a perda de coloração das folhas, de um verde intenso, como deveria a ser para um verde claro, quase branco, mas não observo a queda das folhas.
Observem estas fotos.
Muda quando comprei
Folhas que acredito que demonstrem os problemas com a árvore.
Moro em um apartamento sem sacada, mas com muita luminosidade durante todo o dia e sol direto pela tarde. A planta fica o mais próximo possível de uma janela onde deixo sempre as cortinas abertas e quando estou em casa, que circule o ar (janela aberta).
Não vejo sinais aparentes de insetos e pragas. Aí pergunto, será que é falta de luminosidade ou de nutrientes? Aqueles adubos químicos para bonsai (este é o nome fantasia, inclusive) vendido em supermercados é adequado?
Alguém pode me dizer se é doença isso? Observo que em algumas folhas há áreas bege, que parecem secas, mas elas não são muitas.
Desde já agradeço a atenção e se precisar, envio mais fotos.
Abraços
Neto |
|
|
 |
GERALDO INOCÊNCIO 5.o PASSO

|
Enviada: Sáb Nov 22, 2008 8:27 pm Assunto: |
|
|
otneto,
Algumas perguntas:
A sua planta toma sol?
O adubo que você utiliza tem micronutrientes? Tem ferro?
Há quanto tempo não troca o substrato do seu bonsai? Não está muito compactado?
Algumas folhas de sua planta dão a impressão de clorose férrica.
Clorose Férrica é a carência ou sua não assimilação, de ferro pela planta. Apresenta geralmente as folhas superiores e os brotos novos amarelados, sendo visíveis os capilares das folhas que permanecem verdes.
Aguardo suas respostas
Do amigo Geraldo Inocêncio _________________ web: www.bonsaimorrinhos.com
msn: bonsaimorrinhos@hotmail.com
E-mail: bonsaimorrinhos@bol.com.br |
|
|
 |
otneto
|
Enviada: Sáb Nov 22, 2008 11:05 pm Assunto: |
|
|
Geraldo, muito obrigado pela ajuda.
Vou responder às perguntas, e qualquer dúvida, torno a responder-lhe.
A planta toma sol sim a tarde toda. Entra sol direto pela janela mais de 4 horas por dia. Como estou em SP-Capital, não é sempre que há dias bem ensolarados, mas eu te garanto que sol direto meu olmo toma. O ambiente, nos momentos em que não há sol é muito claro tb. Diria que se parece com uma varanda, a mesma luminosidade.
Quanto ao adubo, a fórmula indica a presença de micronutrientes sim, além da maior concentração de NPK.
Esta é a embalagem do adubo (não sei se podemos apresentar as marcas no fórum, mas caso ha problemas, desde já peço desculpas).
Quanto a troca de substrato, o manual que veio junto com o exemplar diz que foi feita a poda de raízes e reenvase em maio/2008.
É muito provavel que seja a deficiência que mencionou. Como devo proeceder? Desfolha total e utilização de algum adubo específico?
Agradeço muito a sua atenção!
Neto |
|
|
 |

|
|
|
 |
otneto
|
Enviada: Ter Nov 25, 2008 7:41 am Assunto: |
|
|
Geraldo, muito obrigado pela atenção.
O que fiz ontem foi o seguinte. Comprei em uma farmácia "Neutrofer" gotas (quelato férrico) e apliquei uma solução desta nas folhas e no substrato.
Acho também que a água em que ando molhando as plantas é dura, de modo que para acidificar um pouco o solo, pingo algumas gotas de limão.
Será que dará resultados?
Você conhece algum adubo que além do NPK tenha os oligoelementos?
Comprei este, justamente por este motivo.
Abraços e muito obrigado.
Neto |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Nov 25, 2008 8:50 pm Assunto: |
|
|
Otneto,
Eu sempre usei ouro verde mas infelizmente saiu do mercado. Hoje estou preparando um adubo da seguinte forma:
Partes iguais de:
ureia agrícola;
cloreto de potássio;
superfosfato simples; (bata em liquidificador para ficar fino)
Disolvo meia colher em um regador e acrescento 20 ml de micronutrientes (starter).
Tem dado bons resultados.
Como adubo orgânico misturo torta de mamona + farinha de ossos + cinzas de madeira em partes iguais e coloco sobre o substrato apos ligeira escarificada.
Do amigo Geraldo Inocêncio _________________ web: www.bonsaimorrinhos.com
msn: bonsaimorrinhos@hotmail.com
E-mail: bonsaimorrinhos@bol.com.br |
|
|
 |
anaestela 2.o PASSO

|
Enviada: Dom Dez 07, 2008 3:12 pm Assunto: |
|
|
Existe osmocote com micronutrientes. Se você procurar no google com as palavras osmocote e micronutrientes, acha fácil. Eu comprei de um bonsaísta de MG,mas não estou achando mais o contato.
Ana |
|
|
 |
|