FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Buganvillea
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
fernanda_massa

MensagemEnviada: Qui Nov 27, 2008 10:04 pm    Assunto: Buganvillea Responder com citação

Olá,

Sou iniciante na arte do bonsai. Estou com essas duas mudas de buganvillea. O que devo fazer com elas? Uma é maior e tem o tronco mais grosso, porém a outra é menor e acho que devo colocar na mamadeira/escorredor pra engrossar o tronco.
Quanto a maior devo fazer uma poda radical já? ela necessita de mamadeira?
Me ajudem por favor!!!!

Muito obrigada!!!

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
marco_avelar
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Nov 28, 2008 12:50 am    Assunto: Responder com citação

Fernanda para saber o que fazer com as plantas primeiro você deve definir qual é o seu projeto para elas. Se você quiser ter um bonsai grande terá que engrossar o tronco se for um bonsai menor não precisa de um tronco tão grosso. A Buganvillea tem flores e folhas grandes e mesmo com a redução do tamanho das folhas eu prefiro um bonsai maior para essa espécie, mas é claro que isso é uma questão de gosto. Se você quiser engrossar o tronco eu acho que a melhor opção é planta-las diretamente no chão e em um lugar em que bata um bom sol. Eu vi o tronco de uma Buganvillea passar da grossura de um lápis à grossura de um cabo de vassoura, ou mais, em poucos meses de plantada não chão. Se você quiser pode plantar uma delas no chão e ir trabalhando com a outra. Se fossem minhas eu colocaria a menor no chão e faria um shorin (bonsai até 25cm) com a maior, afinal, principalmente para quem está começando não há nada melhor do que por as mãos à obra! Aproveite que a menor ainda tem o tronco fino e arame dando alguns movimentos, procure na internet fotos de bonsai com o estilo Moyogi para se "inspirar"...

Seja bem vinda ao fórum!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
fernanda_massa

MensagemEnviada: Sex Nov 28, 2008 8:44 am    Assunto: Responder com citação

Muito obrigada Marco! vou fazer isso, colocar a menor no chão e trabalhar com a maior. Também vou aramar a menor pra dar um formato enquanto o tronco está flexível ok? Boa dica!!!!

Muito Obrigada!!!!
marco_avelar
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Nov 28, 2008 8:01 pm    Assunto: Responder com citação

Fernanda não se esqueça de pesquisar sobre a espécie, ver se há cuidados especiais e etc... Acho que a melhor época para você fazer uma poda drástica na planta maior é no inverno. E outra coisa, use a ferramenta de busca do fórum para pesquisar a "buganvillea" e "primavera" (acho que muitos tópicos podem ter esse nome) que você vai encontrar vários tópicos sobre a espécie... eu sempre uso quando começo um trabalho em uma espécie que ainda não conheço.

Abraço!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: