FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Pingo de Ouro - Bom potencial
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Takaki

MensagemEnviada: Qua Nov 26, 2008 9:41 pm    Assunto: Pingo de Ouro - Bom potencial Responder com citação

Pessoal,

Extraí esse pingo de ouro do meu jardim em abril de 2008. A idade aproximada é de 9 anos. Apresenta um tronco bonito e considero que tem potencial. Alguma sugestão para moldá-lo?

Vista de frente:

Vista de trás:

O lado esquerdo é mais alto (vista de frente), porém o tronco sobe muito reto e pretendo cortá-lo fora. Ainda estou aguardando a planta se estabilizar no vaso pois a poda das raízes foi drástica.

Alguém tem experiência com pingo de ouro? Pretendo cortar todas as suas folhas no fim do inverno do ano que vem para densificar a folhagem. Alguém sabe se o pingo de ouro aguenta esse procedimento e qual a melhor época para efetuá-lo?

Grande abraço a todos.[/img]
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
FrK_leal
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Nov 26, 2008 10:13 pm    Assunto: Responder com citação

Cara, realmente esse teu pingo de ouro tem potencial...
Não esquenta pq o pingo de ouro é uma planta bem rústica, aguenta bastante coisa..
Vc pode desfolhar agora seu pingo de ouro, é até bom, já que vc disse que a poda das raízes foi drástica...assim evita que ele perca mta água pelas folhas e venha a secar....
Os meus pingo de ouro chegam a ser desfolhados até três vezes ao ano.... quando acho que as folhas estão mto grandes eu corto tudo...até hj não perdi nenhum por conta disso...

Desfolhe e mande uma foto dele sem folhas p/gente...eu não cortatia nada agora...esse tronco mesmo reto pode ainda ser aproveitado p/fazer um tronco duplo, a falta de movimento vc esconde com massa foliar mais densa....

FrK
Designer wannabe.
(Meu aquario é minha televisão)
frkdesign.blogspot.com
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
Alexandre S. Coelho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Nov 27, 2008 2:00 pm    Assunto: Responder com citação

Takaki

Realmente tens um material muito bom para transformar em bonsai!

Faça a desfolha e coloque outas fotos como sugeriu o amigo Leal... agora não concordo em "esconder" troncos retos com folhagem densa Sad Very Happy

Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai

Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza...
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Takaki

MensagemEnviada: Qui Nov 27, 2008 5:00 pm    Assunto: Responder com citação

Bem, estou com um pouco de receio de desfolhar toda a árvore, porém de abril até agora acho que ela já teve tempo suficiente para produzir novas raízes.
Assim que realizar a desfolhação, posto as fotos para mais sugestões.
Agradeço desde já as opiniões do FrK_Leal e do Alexandre.
Takaki

MensagemEnviada: Sex Nov 28, 2008 3:55 pm    Assunto: Após Defolhar: Responder com citação

Prezados,

Seguem as fotos do Pingo de Ouro após Defolhação.

Frente:

Trás:

Esquerda:

Direita:

Cima:

Observação: Tenho tentado arduamente combater cochonilhas nesse Pingo de Ouro, com pouco sucesso. Alguém tem alguma sugestão de inseticidas para acabar com essa praga? Tirei uma foto das folhas que retirei.

Praga:

Aguardo sugestões para moldar esse pingo de ouro. Ainda penso em retirar o tronco mais alto da esquerda (vista de frente). O que acham?

Após essa defolhação seria interessante aramar os galhos?
Rodrigo Zanchetta
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Nov 28, 2008 5:50 pm    Assunto: Responder com citação

A minha modesta sugestão, seria fazer um jin em toda porção esquerda da planta tomando a primeira foto como referencia, assim vc acabaria com o problema dos galhos sem movimentos e faria um moyogi no galho da direita, se é que vc me entende!?

Outra interferencia seria a retirada desse galho que cruza e saí por trás da planta!

Creio que o Alexandre pode contribuir na projeção, já que sou pessimo nesse quisito!!!

Abraços
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Marcos Castilho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Nov 28, 2008 6:41 pm    Assunto: Responder com citação

A planta tem uma harmonia bem interessante agora dá uma olhada nesse substrato tá meio compactado não????
Takaki

MensagemEnviada: Sex Nov 28, 2008 9:30 pm    Assunto: Responder com citação

Realmente o substrato deixou a desejar. No próximo ano, transplantarei a árvore para um substrato com melhor drenagem. Será que a planta aguenta?
Takaki

MensagemEnviada: Sáb Nov 29, 2008 9:17 am    Assunto: Responder com citação

Eis um projeto que rascunhei:

O que acham?
Alexandre S. Coelho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Nov 29, 2008 11:17 am    Assunto: Responder com citação

Outro possível caminho...

Nesta última, a folhagem poderia ficar mais "cheia" também Wink Rolling Eyes Very Happy

Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai

Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza...
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Takaki

MensagemEnviada: Sáb Nov 29, 2008 1:28 pm    Assunto: Responder com citação

Caramba Alexandre, realmente ficou ótima a sua projeção. Gostei bastante e acho que tentarei pô-la em prática.
Mesmo assim, solicito aos demais do fórum que apresentem suas sugestões.
Takaki

MensagemEnviada: Seg Dez 01, 2008 8:09 pm    Assunto: Aramação Responder com citação

Bem pessoal,

Segui as indicações do Alexandre e podei drasticamente meu Pingo de Ouro. Não cortei exatamente nas extremidades (tanto na direita como na esquerda), pois mais pra frente pretendo fazer um jin/shari nas pontas.
Aproveitei e já aramei os galhos que remanesceram.
Não sei se ficou bom. Acho que o topo me parece muito deslocado para a direita. O que vocês acham?

Por favor, suas opiniões (tanto críticas como sugestões) são bem vindas.

Caio Augusto
Visitante

MensagemEnviada: Qui Dez 04, 2008 2:33 pm    Assunto: Responder com citação

Takaki,
sei que voce ja fez as mudanças...e achei a projecao do grande Alexandre belissima...fez muito bem em segui-la
mas como ja tinha feito o desenho vou postar mesmo assim ok?
Nao desenho bem, entao me perdoe por ele ser tao tosco hehehehe

Eu nao gosto muito da "tecnica" de fazer poda radical e criar rapidamnete uma copa densa, fechada, para encobrir o todo sem taper que ficou.
Mesmo assim acho que no caso de sua planta ficaria muito boa uma copa densa acompanhando a leve curvatura que existe no tronco.
Voce conseguiria acentua-la fazendo jins em todos os galhos acompanhando a propria curva do tronco.
Nao sei como eh a madeira do pingo de ouro, porem se der para trabalhar e cava-la, ficaria lindo se fizesse veias principais tambem acompanhando essa curva.
Tente nao focar muita a atençao na copa estilo jardim de infancia que fiz, rs, e sim no grande potencial que seu tronco oferece....
Ps= a copa no final eh assimetrica tambem...
abracos
Jmario

MensagemEnviada: Sex Dez 05, 2008 7:55 pm    Assunto: Responder com citação

Takaki, quanto a estilização vc já tem várias opções. Como sou novo em bonsai, vou te dar uma sugestão para a cochonilha:

1 - frasco de detergente neutro - 500 ml.
2 - 1 litro de oleo

Coloque em uma garafa pet e misture bem.

Coloque 2 ml desta mistura em cada litro de água e pulverize suas plantas infectadas.

Caso tenha apenas uma planta infectada, pode escovar com escova de dentes com sabão em pedra.

Espero ter ajudado.

José Mário Júlio - Rib. Preto
RIDDHA - JOSE JORGE

MensagemEnviada: Seg Jan 12, 2009 7:37 am    Assunto: óleo de nim Responder com citação

Takaki escreveu:
Tenho tentado arduamente combater cochonilhas nesse Pingo de Ouro, com pouco sucesso. Alguém tem alguma sugestão de inseticidas para acabar com essa praga? Tirei uma foto das folhas que retirei.

Para controle de pragas tipo pulgões, conchonilas e outros insetos eu uso o óleo de nim diluído a 0,5 %, isto é 5 ml para 1 litro de água. Veja a matéria que salvei sobre o Nim:

O Óleo de Nim exibe o seu poder controlador de insetos pois possui uma séire de elementos com características pesticidas. Os principais pertencem a uma classe de produtos naturais conhecidos como triterpenos mais especificamente limonoides. Pelo menos 9 limonoides extraídos do Nim demonstraram habilidade para inibir o crescimento e desenvolvimento dos insetos.

Novos limonoides estão sendo descobertos porem a azadirachtina, salanina, meliantriol, e a nimbina são os mais conhecidos. Atribui-se a Azadarachtina cerca de 90% dos efeitos causados nos insetos e é, por isso mesmo, utilizada como padrão de qualidade quando da utilização de óleos de Nim de diversas procedências .

A Azadarachtina não mata instantaneamente os insetos porem os impede de continuarem se alimentando. Alem disso, interfere no seu desenvolvimento e já demonstrou ser um dos mais potentes reguladores de crescimento de insetos pesquisados nos últimos 20 anos.

Essa substancia repele ou reduz a ingestão de alimentos de varias espécies de insetos prejudiciais as lavouras bem como de alguns nematóides. Na verdade ela é tão potente que um simples traço da sua presença impede que alguns insetos cheguem até a tocar as plantas.

A Azadarachtina é estruturalmente similar ao hormônio chamado “ecdysona” que controla o processo de metamorfose das diversas fases da vida do inseto (larva, pupa e inseto adulto).

Ela afeta o Corpus cardiacus, um órgão semelhante a glândula pituitária na espécie humana, que controla a secreção de hormônios. A metamorfose requer uma sincronia perfeita de vários hormônios e outras mudanças fisiológicas para ser bem sucedida e a Azadarachtina é um bloqueador de “ecdysona”. Ela bloqueia a produção e a liberação desse hormônio vital para os insetos. Os insetos então não fazem a “muda” ou mudança de uma fase para outra, interferindo no seu ciclo de vida.

O melantriol é um outro inibidor alimentar que em concentrações extremamente baixas tem o efeito de paralisar a alimentação dos insetos. Esse seu efeito foi pela primeira vez demonstrado nos gafanhotos. A salanina foi o terceiro terpenoide a ser isolado do Nim.

Até o momento já foram descritos na literatura científica os seguintes efeitos :
- Repelente de larvas e adultos.
- Inibindo ou impedindo o desenvolvimento de ovos, larvas ou pupas.
- Bloqueio da “muda” de larvas ou ninfas.
- Impedindo a comunicação sexual e o acasalamento.
- Impedindo que fêmeas depositem os ovos.
- Esterilizando insetos adultos.
- Envenenando larvas e insetos adultos.
- Inibindo a alimentação.
- Bloqueio da habilidade de deglutir, isto é redução da motilidade intestinal.
- Perturbação da metamorfose nas várias etapas.
- Inibindo a formação de quitina

A matéria completa vc pode encontrar no site:
http://www.agrisustentavel.com/doc/nim.htm

Abraços a todos, José Jorge (Riddha)

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: