Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Samuel Koch
Registrado: 30/11/08 Idade: 39 Mensagens: 16 Localização: São Leopoldo-RS
|
Enviada: Dom Nov 30, 2008 9:04 pm Assunto: Avaliação/Opinião de Primeiro Trabalho em Tuia Azul |
|
|
Olá Pessoal,
Sou inciante no cultivo de bonsai e venho pedir auxílio na identificação desta planta e na forma de como proceder para iniciar os trabalhos nela.
Existe no centro da planta um aglomerado de 'galhos' que me tira qualquer idéia de estilo e como prosseguir com as podas.
Qualquer ajuda será bem vinda!
Abraço a todos! 
Editado pela última vez por Samuel Koch em Dom Dez 07, 2008 10:06 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
Filipe Henrique PARTICIPANTE

Registrado: 20/12/06 Idade: 41 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
Enviada: Dom Nov 30, 2008 9:36 pm Assunto: |
|
|
Samuel Koch,
blz fih?
Sua planta é uma thuja azul. Rapah eu não tive boas esperiencias com essa planta ... acho ela muito bonita mas tb muito dificil de cultivar, espero q receba bons conselhos sobre a especie!
abs _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/
www.facebook.com/casadobonsai |
|
|
 |
Samuel Koch
|
Enviada: Seg Dez 01, 2008 12:04 pm Assunto: |
|
|
Olá Filipe,
Tenho uma muda dela há dois anos no escorredor.
Comprei esta da foto pois vi um bom potencial nela, porem não quero iniciar errado, por isso o pedido de ajuda...
Obrigado pela atenção!
[]`s |
|
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Ter Dez 02, 2008 7:35 am Assunto: |
|
|
Samuel, ela é bem bonita quando é nova, com a sua brotação azul intenso, mas, como bonsai é relativamente complicada de lidar....tenho várias, mas sinceramente estou abandonando a espécie.
Lhe recomendaria outra espécie para iniciar. _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Dez 02, 2008 1:20 pm Assunto: |
|
|
Samuel Koch,
não custa tentar né??
só estou dizindo q assim como junior/pr desisti dessa especie pelas dificuldades que ela apresentou, pode ser o clima dak ou inesperiencia minha.. não sei.
sei que...
no site do atelier se vc clicar em arvores... vai achar um pequeno relatorio sobre essa e4specie com algumas fotos.
serve mais ... vc ira precisar descobrir mais coisas a respeito da sua thuia azul
abraços brother
t+ _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
|
|
 |
Ivanil Pimentel Vieira PARTICIPANTE

Registrado: 21/12/05 Mensagens: 1504 Localização: coronel vivida pr
|
Enviada: Ter Dez 02, 2008 7:26 pm Assunto: |
|
|
Também estou encontrando dificuldades com a espécie, mas pensei que isso só acantecia comigo!
Ivanil |
|
|
 |
Samuel Koch
|
Enviada: Ter Dez 02, 2008 8:36 pm Assunto: |
|
|
Obrigado pela atenção pessoal!!
Independentemente de ser uma espécie de dificil cultivo, vocês poderiam me ajudar no que diz respeito ao estilo e poda que devo adotar?? Agora ainda mais estou com receio de trabalhar na planta, uma vez que aqui ela está se desenvolvendo muito bem...
Mais uma vez obrigado pela atenção!
Abraço a todos  _________________ When nothing more left to burn you have to set yourself on fire!!!!! |
|
|
 |
Wagner Trindade
Registrado: 13/08/08 Idade: 50 Mensagens: 61 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Qua Dez 03, 2008 12:56 pm Assunto: |
|
|
Cara, não tenho grande experiencia mas vou jogar a isca, só para abrir a discussão
Com uma limpeza da planta, selecione uma nova ponteira e galhos para formar um ereto informal (moyogi ?). Para quem é inciante como nós dois eu acho que o moyogi é o estilo menos difícil de fazer.
Outra idéia, só que daí vai demandar um pouco mais de técnica é você tentar um chokkan. Do mesmo jeito, você precisa dar uma limpada na planta para escolher alguns galhos interessantes, bem posicionados. Pela foto está meio dificil de ver, tem muitos galhos na frente, mas dá uma olhada em
http://www.bonsaikai.com.br/Galeria/Coniferas.htm
e compare alguma foto com sua planta (em termos de posição dos galhos). Talvez lhe venha alguma idéia.
Um abraço,
Wagner |
|
|
 |
Samuel Koch
|
Enviada: Qua Dez 03, 2008 6:57 pm Assunto: |
|
|
Muito obrigado pela atenção Wagner
Acredito que a planta acabará seguindo um destes dois estilos (chokkan ou moyogi), conforme sugeriste...
Na realidade, minha maior dificuldade esta em saber como proceder com relação ao aglomerado de galhos bem no "meio" da árvore.
Juntos encontraremos uma solução... ...e também uma definição de estilo...
Abraço a todos
 _________________ When nothing more left to burn you have to set yourself on fire!!!!! |
|
|
 |
Wagner Trindade
|
Enviada: Qua Dez 03, 2008 7:04 pm Assunto: |
|
|
Aí não tem jeito. É como te falei, você vai ter que fazer uma "limpeza". Quero dizer, com as mãos vá cobrindo um ou outro galho, ou vá dobrando os galhos (com calma para não quebrar) de forma que você consiga imaginar a planta. Quando tiver uma noção de como prosseguir você vai ter que cortar uns galhos. Sem dar uma limpa vai ficar complicado de você definir alguma coisa para a tua planta, principalmente se você for tentar o chokkan.
Eu sei que dá um pouco de medo mas não tem jeito....
Um abraço,
Wagner |
|
|
 |
Samuel Koch
|
Enviada: Qua Dez 03, 2008 8:47 pm Assunto: |
|
|
Ok,
Começei a fazer a limpeza!
Uma dúvida, posso fazer por etapas?
Por exemplo, cada dia ir realizando gradativamente a "limpeza". Ou é recomendado realizar de uma só vez?? Pergunto pela fragilidade da planta e também para analisar o impacto da poda... _________________ When nothing more left to burn you have to set yourself on fire!!!!! |
|
|
 |
Wagner Trindade
|
Enviada: Qui Dez 04, 2008 6:21 am Assunto: |
|
|
Eu não conheço esse tipo de pinheiro. Nas minhas, algumas vezes eu faço uma poda geral. Outras, quando não tenho certeza de que caminho seguir eu vou cortanto aos poucos, pra tentar visualizar o que a planta quer. Até hoje não tive problemas, mas como falei nunca trabalhei com esse tipo de árvore.
Acho que vale a pena você conhecer melhor esse tipo de pinheiro antes de se arriscar muito. Apesar de sua planta parecer bem sadia às vezes algumas árvores não toleram certos tipos de trabalho.
Vamos ver a opinião de mais alguns colegas. |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Dez 04, 2008 2:14 pm Assunto: |
|
|
Samuel Koch,
como disse antes, posso dizer a vc uq não fazer! já q não consegui ter exito com os procedimentos q usei
isso é pra pinheiros e thuias .. não desfolhe sua arvore, ela vai morrer.
essas arvores normalmente não rebrotam, então se for eliminar um galho cuidado pra não se arrepender.
recomendo q vc proceda como o Wagner Trindade disse,
va abrindo com as mãos até ter uma ideia da disposição dos galhos, tente desenhar sua arvore só com os galhos!
acho q o estilo reto formal é mais apropriado já q ela tem o tronco sem movimento na base.
que mais....
..
por hj é só!
rs
espero ter ajudado brother
t+
abraços _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
|
|
 |
Samuel Koch
|
Enviada: Dom Dez 07, 2008 11:14 am Assunto: |
|
|
Olá pessoal,
Depois de hesitar muito decidi começar a estilizar a Tuia Azul. Por falta de experiência, acredito ter comprometido boa parte do potencial da planta...
Bom, a avaliação fica a critério de vocês. Por favor, opinem pois, a opinião e avaliação de vocês é muito importante e motivacional para iniciantes como eu.
Para completar, gostaria de informá-los que eu nunca havia trabalhado desta forma com alguma árvore e digo-lhes, que foi muitíssimo prazeroso trabalhar com uma árvore deste porte. A Tuia Azul é ótima de trabalhar, seus galhos são bastante flexíveis. Sem contar no aroma de pinheiro que ela exala ao mecher em seus galhos.
Frente:
Trás:
Abraço a todos  _________________ When nothing more left to burn you have to set yourself on fire!!!!! |
|
|
 |
Wagner Trindade
|
Enviada: Seg Dez 08, 2008 7:17 am Assunto: |
|
|
Samuel,
Não esquenta a cabeça agora. Logo depois da poda a planta fica estranha mesmo. Agora é esperar a recuperação. Mantenha os cuidados que você estava tendo e espere. Tendo novas brotações nos galhos que você deixou ela vai ficar com outra cara. Nessa fase eu mantenho adubação e as minhas plantas se recuperam bem. Eu acho que você não terá problemas, sua planta estava bem saudável. Mas é só uma opinião, como falei eu não conheço bem esse tipo de pinheiro....
Eu sou iniciante também e tenho trabalhado com pitangueiras, ficus, jabuticabeiras... Elas brotam fácil, são plantas resistentes e aguentam melhor as minhas besteiras
Ao lado desse pinheiro, eu te sugiro comprar um ficus desses de supermercado e ir trabalhando com ele. Assim você ganha experiência e se mantém motivado com um trabalho. Eu gosto também de ficar fazendo brincadeiras do tipo fazer brotar estacas, plantar sementes, fazer algumas alporquias. Isso tudo vai te manter ocupado (bonsai demanda paciência e tempo) e vai te fazer ganhar experiência. Gosto em especial das sementes pois me dará a chance de trabalhar uma planta desde o início.
Um abraço e de notícias de sua planta.
Wagner |
|
|
 |
|