FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

qual é esse problema?
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
lucianolmd

MensagemEnviada: Sáb Nov 29, 2008 3:46 pm    Assunto: qual é esse problema? Responder com citação

Olá a todos,

gostaria que me ajudassem pois minha carmona de 14anos está a presentando essa folhagem estranha.
moro na Praia Grande no litoral paulista, minha planta fica proxima a janela para pegar o maximo de sol e claridade possivel, pois como moro em apartamento esse é o unico local que posso coloca-lá, o que poderei fazer para não brotar mais dessas folhas.

Um outro problema que estou tendo é o aparecimento de algumas pintas brancas e pretas nas folhas normais.

obs: toda semana eu podo essas folhas irregulares que crescem, e já dei a ultima porção de adubo para ela esse ano tbm.
abraços a todos. hj em dia ela não está tão cheia assim, pois dei uma boa podada nas folhas que tinha a mais.

vou colocar 3 fotos de como ela era quando eu comprei, e o restante de como ela está hj, tendo em conta que quando eu a comprei ela tinha milhares de flores e hj crescem poucas.

lucianolmd

MensagemEnviada: Sáb Nov 29, 2008 10:25 pm    Assunto: Responder com citação

Sad não tem ninguem pra me ajudar? Sad
marco_avelar
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Nov 30, 2008 1:12 am    Assunto: Responder com citação

Luciano o bonsai passa por um processo chamado desfolha ou pinçagem que tem o objetivo de reduzir o tamanho das folhas, ou seja, quando desfolhado ou pinçado as novas folhas tendem a nascer com o tamanho reduzido, então você tem que fazer isso mesmo desfolha-la e retirar essas folhas grandes. A desfolha também tem o objetivo de densificar a copa. Pouca luz do sol também pode estimular o crescimento de folhas maiores.

Quanto às pintas brancas e pretas eu não tenho experiência com doenças (ainda bem Very Happy ), mas acho que deve aparecer alguém para te ajudar.

Abraço!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Nov 30, 2008 7:57 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Apesar de ser uma planta que gosta de solos úmidos, mas não encharcados, a carmona para ser bem cultivada necessita de incidencia direta de luz e calor solar. Não tendo como satisfazer essa necessidade da planta, isso acarreta o surgimento de fungos e insetos, tais como pulgões, cochonilas, formigas e outros. Shocked

A melhor forma de combater essas pragas é eliminar as folhas infestadas, e aplicar um defensivo tanto nas folhas, como nos galhos, tronco, raizes aparentes e solo, periodicamente, ou até que a infestação acabe. A aplicação deverá ser realizada após a rega, e ao término, use um saco plastico transparente e de tamanho grande, resistente, para cobrir toda a planta, colocando-o de boca para baixo (o saco), prendendo bem no fundo do vaso. Shocked

Como o solo estará úmido, não se preocupe em tirar o saco por uns dois ou tres dias, para que o defensivo atue bem e elimine toda a praga. Wink

Pelo menos uma vez por semana (sabado, domingo ou feriado), leve sua planta para um local ensolarado, deixando-a ao ar livre pelo maximo de horas que puder, se não o dia inteiro mesmo. Isso irá ajudar na recuperação. Very Happy

O solo de seu bonsai parece um pouco compactado. Se for isso, talvez seja necessário proceder a um reenvase. A estrutura de galhos tambem está em desarmonia com o tronco. Como o caule possui um movimento bem acentuado, é o caso de eliminar o excesso de galhos, mantendo apenas os mais bem posicionados, e aramar esses, seguindo a linha do tronco, ou seja, com movimentos mais sinuosos lateralmente/horizontalmente. Reduza o comprimento dos galhos, escolha novos brotos apicais para eles, visando formar galhos com estruturação mais compacta e com conicidade. Wink

A carmona geralmente brota bem, emitindo galhos compridos por todos os lados. Um galho estará bem estruturado quando apresentar uma massa densa de folhagem, bem como galhos laterais formando uma estrutura mais triangular, como se fosse o desenho da nervura de uma folha da própria planta. Geralmente na adensação de novas brotações é que irá despontar um novo galho. Fique atento a isso, e retire o excesso de folhas, permitindo a eclosão de um novo galhinho nesse local. Ao manter o comprimento do galho na base do deixar crescer e cortar, vc irá, aos poucos, densificando toda a planta, o que irá acentuar melhor e harmonizar o conjunto, vez que as novas brotações estarão mais próximas do caule principal e não apenas nas pontas dos galhos como hoje ocorre. Very Happy

Considero uma ótima frente a mostrada na segunda foto. O vaso ideal é redondo e não retangular, vez que sua planta apresenta caracteristica nitidamente feminina. Prefira material de cor ocre ou cor de telha queimada para reenvase. Lembre-se que o minimo de galhos é que faz a diferença em um bonsai, e não o excesso. Principalmente quando o estilo é um moyogi. Corte os galhos dentro das curvas, ou sobrepostos ou que esteja crescendo no dorso ou na parte inferior dos galhos principais. Wink

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
lucianolmd

MensagemEnviada: Dom Nov 30, 2008 10:06 am    Assunto: Responder com citação

muito obrigado pelas resposta
tentarei fazer o maximo para melhorar minha planta, quanto a pragas ja tem um tempo que não aparece pulgão, não sei se mesmo assim é preciso aplicar o defensivo, caso eu tenha que aplicar qual vcs me recomendam.
mais uma coisa tenho muito medo de acabar matando ou cometendo um grave erro na poda.
muito obrigado
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Nov 30, 2008 8:54 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Defensivo exclusivo para bonsai, não há. O que há são herbicidas, vendidos em floriculturas e similares, usados em horticultura e plantas ornamentais de uma maneira geral. Procure um produto que seja ideal, como algo a base de óleo mineiral ou que contenha produtos nocivos apenas para a finalidade a que se destina. Shocked

Eis alguns links que mostram tais defensivos:

http://i9mais.com/sites/fgimport/products.php?category=aW5zZXRpY2lkYXM=

http://www.orquidarioimirim.com.br/lojavirtual/detalhes.asp?id=36&produto=642

Esse combat é muito utilizado, e serve para uma gama de pragas: pulgões, cochonilas, formigas, etc.

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
lucianolmd

MensagemEnviada: Ter Dez 02, 2008 3:30 pm    Assunto: Responder com citação

esa foto ja tem um tempinho é meio antiga

as proximas é ela como está atualmente, fiz uma poda leve retirando as folhas em a mais, não sei se ficou bom pois sou iniciante

gostaria de saber como q ficou a poda, apliquei dimy ontem segunda vamos ver o q vai dar.
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Dez 03, 2008 6:27 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Acredito que a poda que vc fez pareça satisfatória, embora observe que há galhos ainda dentro das curvas, quando, esteticamente falando, eles devem estar sobre o dorso da curva. Rolling Eyes Rolling Eyes

De qualquer forma, vamos aguardar a ação bactericida, e a recuperação de sua carmona, para então ver essas alterações. Shocked

lucianolmd

MensagemEnviada: Qua Dez 03, 2008 3:45 pm    Assunto: Responder com citação

ok vamos esperar o efeito do dimy
breve voltarei a postar
lucianolmd

MensagemEnviada: Sex Dez 12, 2008 7:30 pm    Assunto: Responder com citação

oi
lembra q tinha comentado acima q queria q minha carmona desse fruto,
porém ela não é uma arvore frutifera e sim ela da somente flores
e ainda tive um ataque de colchonilha

então, nasceu uma bolinha, achei q era uma flor
porem não parou de crescer
e está parecendo um fruto
pois está parecendo q a parte feminina foi fecundada

fiquei feliz pois minha carmona está dando fruto

não sei se isso quer dizer q ela da frutos normalmente ou se foi um fato raro q aconteceu?

uma outra duvida é
quanto tempo demora para amadurecer o fruto? o fruto é comestivel? como plantar uma outra carmona com esse fruto, qual o procedimento?

abraços

Marcos Castilho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Dez 13, 2008 5:19 pm    Assunto: Responder com citação

Luciano a minha carmona também ficou assim quando adquiri da nipon. Com o passar do tempo ela se recuperou. Adora água e sol.
lucianolmd

MensagemEnviada: Ter Dez 16, 2008 8:39 pm    Assunto: Responder com citação

alguem podereia me informar sobre os frutos da carmona?

obrigado
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: