FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Cicatrizante
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
mortykus
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Dez 07, 2008 3:00 pm    Assunto: Cicatrizante Responder com citação

Olá de novo

Onde eu moro, nunca via nada muito profissional sobre bonsai, mas fui em floricusturas para ver oq eu achava. Qaundo perguntei sobre cicatrizante o cara me disse que não tinha, mas que eu poderia usar pasta de ndetes para isso que ela funciona muito bem.

Essa informação confere?

Obrigado!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
doolombo
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Dez 07, 2008 9:46 pm    Assunto: Responder com citação

Eu utlizo pasta de dentes como "cicatrizante", na verdade eu creio que ela ajude a evitar que apareça podridões nas raízes depois de podadas (raízes grossas). Também utilizo em podas drásticas que realizo em galhos, mas ela nao suporta água, toda vez que molho as plantas a pasta de dente é lavada.

Uma coisa eu te falo, mal para a planta não faz, pois eu utilizo pasta de dentes há mais de 7 anos e nunca notei nada de errado.

Vamos ver se alguém com mais experiência fale algo a respeito.

Abraço
Wagner Trindade

MensagemEnviada: Seg Dez 08, 2008 7:27 am    Assunto: Responder com citação

Eu já usei pasta de dente e ficou bom, mas quando molha já era....
Outras coisas que tentei como cicatrizante: cera de vela derretida misturada com um pouco de vaselina (fica igual um creme), tinta latex branca (veda bem, a madeira não apodrece, mas fica a marca branca por um bom tempo) e ultimamente ouvi alguém dizendo que usou massinha de modelar, dessas de criança. Essa não sei se funciona, nunca usei.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
d.puerta

MensagemEnviada: Seg Dez 08, 2008 8:19 am    Assunto: Responder com citação

Eu vi certa vez em algum lugar aqui mesmo do fórum uma pessoa dizendo que utiliza uma mistura de paste de dentes e cola de madeira. Nuca usei essa receita, mas pretendo utilizar na próxima poda que fizer para testar, espero que assim a pasta de dentes fixe melhor na planta. Wink

até mais.
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Dez 08, 2008 10:42 am    Assunto: Responder com citação

Não falando das pastas cicatrizantes japonesas, específicas para isso e de custo bastante elevado, são várias opções de produtos que podem ser utilizados com o objetivo de "selar" o corte ou ferida, a fim de que a cicatrização ocorra com naturalidade.
Há uns 3 anos foi sugerido aqui no fórum o uso de uma mistura de graxa de sapato e vaselina sólida em 50%. Na ocasião muitos contestaram as várias possibilidades desta composição ser prejudicial ou não. Então fiz por experiência em inúmeras plantas e o resultado em 3 anos, para mi, é totalmente satisfatório: Em nenhuma planta vi causar qualquer dano, queimadura, coisa assim. A durabilidade como selante é de vários meses, sem necessidade de repliacação. Conforme a época até seis meses. De lá para cá, é só o que usei. O custo é baixíssimo e a facilidade de encontrar em qualquer ferragem, casa agropecuária, etc... Uso graxa de sapato preto, marron e incolor, em proporção que ajuda a dar a tonalidade de cor mais próxima da casca.

Espero que ajude

abraços
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
alexmikol
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jan 05, 2009 3:40 pm    Assunto: Responder com citação

Para não ter muito trabalho na confecção de fórmulas para cicatrizantes pode utilizar sem sombra de dúvidas, MASSA DE MODELAR, não resseca, é muito barato, fácil de encontrar e principlamente, de se trabalhar. Se tens um bom número de plantas, te aconselho a procurar uma da ACRILEX que é vendida em boas livrarias, deve pesar em torno de 250 gramas, vem dentro de uma caixinha, até parece com um vela de 7 dias, conheçe? Também tem a facilidade de ter várias cores, no meu caso, uso a marrom, que combina bem com o tronco das árvores, mas caso queira usar um verde fosforecente, vai do seu gosto. Uma dica, molhe um pouco os dedos antes de manusear, para não grudar...abraço...
doca rolim

MensagemEnviada: Qua Jan 07, 2009 7:28 pm    Assunto: Responder com citação

Pessoal!
Eu uso cola de madeira misturada com extrato de propolis.
e um exelente cicatrizante.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Franz Lopes
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Jan 07, 2009 10:59 pm    Assunto: Responder com citação

Caros amigos,

Pastas de dentes, em geral, possuem substâncias bactericidas em sua fórmula (Ex.: Triclosan), com ação fungicida secundária, de forma que se torna apropriada para o fechamento das cicatrizes, evitando contaminação por fungos.

Também sempre utilizei com sucesso.

Uma alternativa, também viável, é a cola tenaz.

Abraço a todos. Wink

Franz Lopes
Ivanil Pimentel Vieira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Jan 10, 2009 5:55 pm    Assunto: Responder com citação

Foristas,

como vimos são inúmeras maneiras de se proteger as plantas depois de cortes que requeiram o uso de um selante ou cicatrizante.Já usei tinta para artezanato (atóxica) num corte de ipê e surgiram brotações sem ter notado qualquer problema.Já ouvi falar em tinta PVC, mas ainda não testei.

Ivanil
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
f.dimas

MensagemEnviada: Ter Jan 13, 2009 1:47 am    Assunto: Responder com citação

cuidado com algumas massinhas de modelar, pois são de amido, e o efeito será ao contrário.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Filipe Henrique
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Jan 13, 2009 1:33 pm    Assunto: Responder com citação

Ola amigos,
Eu tenho usado a pasta da biofert, porem ouvi criticas serias quanto a qualidade da msm.
quando digo qualidade não falo apenas do prejuiso pra planta mais sim no objetivo secundario de usarmos esse tipo de produto... o fechamento do corte.
Quando estive em minas Deu pra dar uma passadinha atelier do Rock Jr o Terra Bonsai, e ele tem usado papel aluminio!!! colado com cola tenas!
Alem de me receber muitissimo bem ele me explicou varias coisas entre elas essa tecnica ... fez questão de abrir um só pra eu dar uma olhada na evolução do processo de cicatrização. tinha cerca de 30 % do corte fechado e olha q o galho estirpado era da grossura do meu braço(detalhe peso 105 kilos) ele disse ter impressão do calo de cicatrisação ser foto sensivel... por isso o papel aluminio!
e alem de adiantar a cicatrização veda legal da agua tb!
vou começar a usar isso nos meus da seguinte forma;
vou tratar os cortes com calda sulfocaustica e depois colar o papel aluminio.
volto a postar depois de ver qual o resultado nas minhas plantas ... pq nas plantas do rock já esta mais q provado a eficiencia do metodo!
abraços

abração pessoal

http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/

www.facebook.com/casadobonsai
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
FrK_leal
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jan 13, 2009 2:48 pm    Assunto: Responder com citação

Olha realmente a pasta da biofert é terrível... é ótima p/colar, melar os dedos e manchar a roupa, só tb...
Em algumas plantas que usei ela queimou a casca em volta do corte, oq prejudicou muito a cicatrização, fora um pingo de ouro que ficou manchado com aquele bordô da cor da pasta, não tem jeito de sair aquilo...já lixei, já raspei e aquilo não sai...e nem p/fechar o corte... isso já a mais de um ano...
Já usei massinha de modelar com própolis e deu certo, é facil p/remover e dá um bom resultado, já usei a mistura de graxa de sapato e vaselina e não deu mto certo em algumas plantas....
Agora resolvi abrir um pouco a mão e comprei uma pasta japonesa... o meu uso do cicatrizante não é tão grande assim que acredito que essa pasta deva durar pelo menos uns 2 ou 3 anos.....

FrK
Designer wannabe.
(Meu aquario é minha televisão)
frkdesign.blogspot.com
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
Ivanil Pimentel Vieira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Jan 13, 2009 7:06 pm    Assunto: Responder com citação

FrK_Leal,

concordo contigo ao afirmar ser mais compençador o uso de pasta japonesa pelos bonsaístas que fazem pouco uso em seus bonsai.É só saber aplicar que irá durar por um bom período e sem correr riscos de perder uma planta ou parte dela.

Ivanil
RIDDHA - JOSE JORGE

MensagemEnviada: Qui Jan 15, 2009 11:13 pm    Assunto: Responder com citação

Ivanil Pimentel Vieira escreveu:
FrK_Leal,

concordo contigo ao afirmar ser mais compençador o uso de pasta japonesa pelos bonsaístas que fazem pouco uso em seus bonsai.É só saber aplicar que irá durar por um bom período e sem correr riscos de perder uma planta ou parte dela.

E onde consigo comprar essa pasta Japonesa?

grato, Riddha

FrK_leal
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jan 16, 2009 7:37 am    Assunto: Responder com citação

Cara, eu comprei na loja O Bonsai de ctba (www.obonsai.com.br), mas tem p/vender na Bonsai Brasil (www.bonsaibrasil.com.br), Nipon bonsai (www.niponbonsai.com.br), Terra Bonsai (www.terrabonsai.com.br)
Como o frete p/essas coisas é baixo, compensa pedir pela internet...
Só, se for gastar, fuja da pasta da Biofert...

FrK
Designer wannabe.
(Meu aquario é minha televisão)
frkdesign.blogspot.com
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: