| Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
| Autor |
Mensagem |
Jefferson Paulo 1.o PASSO

Registrado: 14/12/07 Idade: 43 Mensagens: 145 Localização: Trindade - Goias
|
Enviada: Qua Dez 10, 2008 7:46 am Assunto: |
|
|
Se minhoca matasse planta, os viveiros comerciais só iam vender gravetos.
O problema é que a gente ta acostumado com muita teoria que muitos dizem sem ao menos saber como realemente é de verdade. Neim sempre o que ta escrito por aqui é a verdade. _________________ Jefferson Paulo
Associação Goiana de Bonsai
www.agb-bonsai.com.br
 |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

Registrado: 03/10/08 Idade: 42 Mensagens: 2019 Localização: Ijuí-RS
|
Enviada: Qua Dez 10, 2008 12:15 pm Assunto: |
|
|
| Quanta minhoca na minha cereja.. hahahha |
|
|
 |
marcio celestino

|
Enviada: Qui Dez 11, 2008 10:25 am Assunto: |
|
|
| EU SEMPRE USO ESTERCO BOVINO NAS MINHAS PLANTAS E COLOCO MINHOCAS PRINCIPALMENTE NSA MAMADEIRAS NUNCA TIVE PROBLEMAS COM MINHOCA COMENDO RAIZES NÃO. |
|
|
 |
dori 2.o PASSO

|
Enviada: Qui Dez 11, 2008 10:42 am Assunto: |
|
|
Amigos, não é uma questão de permitir ou não as minhocas.
Se trabalhamos com esterco curtido ou composto orgânico, inevitavelmente teremos minhocas. mesmo que o composto seja peneirado, os ovos das minhocas que tem em torno de 1 a 3 mm passarão pela peneira e se tornarão em poucos dias minhoquinhas.
E as minhocas não competem com as plantas por nutrientes. ao contrário, ao digerir a matéria orgânica e transformá-la em humus, as minhocas tornam disponíveis para a planta os nutrientes.
Não acredito em minhocas para fazer aeração do substrato, também prefiro areia e cacos de telhas pra fazer esse papel. além disso o humus tende a compactar o solo, por isso não recomendo para os vasos de bonsai.
mas num vaso de treinamento ou mamadeira, onde se quer nutriente a rodo pra desenvolver uma planta, não faz nenhum sentido sair perseguindo os pobres vermes anelídeos. _________________ http://www.bonsaidori.wordpress.com |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 60 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Qui Dez 11, 2008 10:49 am Assunto: |
|
|
Amigos,
como este é um fórum para discussões e aprendizagem, vou colocar a minha impressão acerca do assunto.
Minhocas é melhor não ter no vaso de bonsai...
Quando elas estão presentes no solo de uma horta ou lavoura por exemplo, são dois os principais benefícios: a aeração deste por conta das galerias que elas constroem e a matéria orgânica que elas produzem (húmus) que fertiliza o solo. A mesmíssima coisa acontece com o substrato onde está plantado o bonsai.
A construção destas galerias na Natureza não prejudica as raízes das plantas por conta do maior tamanho destas perante as próprias minhocas.
Já no bonsai, o revolvimento do solo proveniente da construção das galerias pode sim, prejudicar as raízes finas...
Abraço a todos.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Dez 11, 2008 10:56 am Assunto: |
|
|
Tbm concordo que plantas em vasos definitivos não convem ter minhocas ou qualquer outro tipo de organsmo vivo, a não ser o proprio bonsai, mas chegar a falar que minhoca prejudica planta ou come raiz....Dai é puro exagero... _________________ Jefferson Paulo
www.agb-bonsai.com.br
 |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Dez 11, 2008 10:59 am Assunto: |
|
|
E esqueçam as minhocas e opninem sobre a arvore do amigo, que é o titulo desse topico... _________________ Jefferson Paulo
www.agb-bonsai.com.br
 |
|
|
 |
dori 2.o PASSO

|
Enviada: Qui Dez 11, 2008 11:01 am Assunto: |
|
|
Mais minhoca na Cerejeira rsrs
o substrato dos meus vasos definitivos é telha triturada e areia grossa. inóspito para minhocas. _________________ http://www.bonsaidori.wordpress.com |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Dez 11, 2008 11:06 am Assunto: |
|
|
heheheh...Desse jeito o assunto não acaba nunca....hehehehe
Dori, eu uso só pedrisco + casca de pinus, as minhocas neim passam perto. _________________ Jefferson Paulo
www.agb-bonsai.com.br
 |
|
|
 |
dori 2.o PASSO

|
Enviada: Qui Dez 11, 2008 11:07 am Assunto: |
|
|
voltando à cerejeira.
Acho que é o momento de deixar crescer.
ela me parece saudável, está bem nesse escorredor. quando aparecerem raizes saindo do escorredor coloque na mamadeira.
Enquando isso, direcione o galho lider pra cima, com intuito de dar conicidade ao tronco. e paciência... _________________ http://www.bonsaidori.wordpress.com |
|
|
 |
Ivanil Pimentel Vieira PARTICIPANTE

Registrado: 21/12/05 Mensagens: 1504 Localização: coronel vivida pr
|
Enviada: Qui Dez 11, 2008 2:10 pm Assunto: |
|
|
Caro Fellini,
oportuno teu testemunho destacando o importante trabalho efetuado pelas minhocas.Vc falou que passa o húmus numa pereira , mas tal procedimento é para classificar o húmus na granulometria de 3 a 5 mm, ou serve também para retirar as minhocas e seus ovinhos?
Nunca vi ovos de minhocas nem mesmo se passariam nas pereiras para o preparo do substrato,mesmo possuindo um local com muita matéria em decomposição e infestado pelas pequenas trabalhadororas .
Entendo perfeitamente o trabalho que as minhocas efefutam na produção de tão importante adubo e até hoje não tive conhecimento de alguém que tenha contestado as propriedades dos nutrientes do húmus.
E quanto a teus bonsai, vc permite a presença de minhocas na composição do susbrato?
Tenho utilizado o produto pronto Plantax,Húmus Fértil, Plantamax ou de outras marcas que na maioria contém vários ingredientes inclusive o húmus devidamente manipulado pelo produtor.
Um abraço - Ivanil |
|
|
 |
Claudio Fellini 4.o PASSO

Registrado: 09/01/06 Idade: 56 Mensagens: 629 Localização: Aparecida de Goiânia-GO
|
Enviada: Qui Dez 11, 2008 5:02 pm Assunto: |
|
|
Caro Ivanil,
Enviei uma MP para você.
Abraços
Fellini _________________ FELLINI
A Natureza é sábia |
|
|
 |
Ivanil Pimentel Vieira PARTICIPANTE

Registrado: 21/12/05 Mensagens: 1504 Localização: coronel vivida pr
|
Enviada: Qui Dez 11, 2008 5:54 pm Assunto: |
|
|
Caro Amigo Fellini,
estou agradecido pela distinção e conteúdo de tua MP.
Um abraço - Ivanil |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

Registrado: 03/10/08 Idade: 42 Mensagens: 2019 Localização: Ijuí-RS
|
Enviada: Qui Dez 11, 2008 6:58 pm Assunto: |
|
|
Pois esta cereja está se desenvolvendo muito bem, várias novas brotações. Provavelmente começo do próximo mês eu fotografo e ponto a atualização aqui.
obrigado a todos.
ah, e fiquem a vontade pra discutir a respeito das minhocas.. acho que todos tem a ganhar. |
|
|
 |
João Pedro 1.o PASSO

Registrado: 26/03/07 Idade: 39 Mensagens: 112 Localização: Bagé-RS
|
Enviada: Dom Dez 14, 2008 7:07 pm Assunto: |
|
|
A grande questão é que as minhocas abrem galerias dentro do solo da planta, quando regamos as mesmas ficam cheias de água e tornam mais fácil o aparecimento de fungos e elas também ajudam a compactar o solo.
As minhocas são muito boas para substratos orgânicos, mas quando utiliza-se um substrato a base de argila como tijolo moido, não há nenhum sentido em mantê-las nos vasos, pois elas acabam saindo do vaso em busca de materia organica para se alimentar. |
|
|
 |
|