|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Pedro Ivo Siqueira de Oli
Registrado: 28/11/08 Idade: 37 Mensagens: 6 Localização: Anápolis-GO
|
Enviada: Sex Nov 28, 2008 1:42 pm Assunto: Como começar ?? |
|
|
ola galera eu estou começando agora do bonsai, e pra falar a verdade eu naum sei nada, nada mesmo..
que ferramentas devo comprar ?
alguem tem umas sementes ai pra doação??
eu devo começar plantando a semente ou com arvores com 2 ou 3 anos ?
gostaria muito de ajuda pra começar com os bonsais..
eu so estudante de biologia 2 periodo anapolis..
ajudem por favor |
|
|
 |
Filipe Henrique PARTICIPANTE

Registrado: 20/12/06 Idade: 41 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
Enviada: Sex Nov 28, 2008 4:06 pm Assunto: |
|
|
Ola amigo,
passei muitos anos trabalhando apenas com uma tesolra de cortar uvas e uma goiva, grandes mestres neim usam essa parafernalha moderna apesar de serem bem uteis.
sementes, são qq uma de arvores saldaveis e tem um topico aqui no site " banco de sementes" vc pode verificar por lá, apesar de que acho q seria melhro começar com arvores mais velhas.
eu particulamente recomendo que vc comece lendo um pouco a respeito, não precisa ir muito longe;
http://www.atelierdobonsai.com.br/bonsai.html
aqui tem varios topcos que acho q podem ajudar vc,inclusive um deles se não me engano, diz respeito a aquisição de uma planta como escolher e tals, esses são endereços que vc vai encontrar no link postado acima coloqeui em negrito alguns topicos q julgo mais importantes pra vc agora, mas...
boa sorte amigo e estaremos sempre dispostos a judar;
UM PEQUENO BE-A-BÁ
SE VOCÊ QUER COMEÇAR A FAZER BONSAI, ESTE É O SEU CAMINHO. DEPOIS DE ASSIMILAR AS LIÇÕES CONTIDAS AQUI, VOLTE E CONTINUE. PROCUREI COLOCAR DA FORMA MAIS DIDÁTICA POSSÍVEL. OS DESENHOS FORAM ADQUIRIDOS DE "Angela Hanusch" PARA ESTE TRABALHO.
ESTILOS DO BONSAI
Desenhos de
MARCELO DUPRAT
GUIA PARA A COMPRA DE YAMADORI E ÁRVORES EM GERAL por
DAVID BENAVENTE
REENVASANDO UM ÁCER PALMATUM por
REINER GOEBEL
ENXERTIApor
COLIN LEWIS
SUBSTRATO - UM TEMA IMPORTANTE
A terra para seu bonsai
ESCORREDOR E MAMADEIRA
MODELANDO
Usando o arame para dar forma
LIVROS SOBRE BONSAI
A FILOSOFIA DO BONSAI
Postura Ética
BE-A-BÁ DA ALPORQUIA
ESTILIZANDO UM BONSAI
Como fazer?
PODA
Veja aqui um texto importante e esclarecedor.
VEJA ALGUMAS OBSERVAÇÕES IMPORTANTES PARA A CRIAÇÃO DE BONSAI.
DETERMINANDO O TIPO DE SOLO
REGRAS DO BONSAI
Análise interessante a respeito das regras
é isso aew, qq duvida é perguntar.
abraços _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/
www.facebook.com/casadobonsai |
|
|
 |
Ivanil Pimentel Vieira PARTICIPANTE

Registrado: 21/12/05 Mensagens: 1504 Localização: coronel vivida pr
|
Enviada: Sex Nov 28, 2008 7:21 pm Assunto: |
|
|
Pedro Ivo,
O Filipe já postou várias informações que poderão ser totalmente postas em prática, tudo dependendo de vc.
Depois de ler bastante é chegado o momento de vc de decidir o que fazer.Depende unicamente de optar por inicar com sementes, pequenas mudas, mudas adultas ou já adruirir de empresas uns pré-bonsai. Mas acho que deve se decidir como começar vendo a estrutura que vc dispoe e isso é muito importante.
Um abraço - Ivanil |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Sáb Nov 29, 2008 1:35 pm Assunto: |
|
|
Pedro Ivo,
como os amigos do fórum disseram, você precisará ler muito a respeito e fazer algum curso básico é fundamental. Quando eu comecei na arte, todas as mudas eu já queria ver transformadas em bonsai. Pra mim, quanto mais velha a muda melhor. Depois com o tempo você vais percebendo que não é assim. Hoje vejo muitas mudas que adquiri que não passam de "pés-de-mato"; só com muita paciência é que poderão a ser bonsai daqui a muito tempo...
No início você vai querer fazer um bonsai a qualquer custo e isso lhe custará algumas mudas que virão a óbito por falta de paciência. Eu já dei fim a muitas...
Depois deste início de aprendizado você começará a ter necessidade de começar plantas do zero, plantando algumas de semente...
Eu tenho algumas mudas de semente!!
Diante do exposto, o meu conselho é que você tenha alguma planta que possa ser chamada de bonsai ou perto disso; alguns prés-bonsai e eventualmente, dependendo da paciência, algumas mudas de semente...
Plantas em diversos estágios de desenvolvimento para trabalhar ajudarão a administrar a ansiedade de principiante...
No mais, seja bem-vindo ao fórum e à arte bonsai.
Grande abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
rgomes
|
Enviada: Sex Dez 05, 2008 12:54 pm Assunto: |
|
|
Bom dia!
Pedro como vc tb sou inicante. Comecei a mais ou menos 5 anos. Aprendi o pouco que sei da pior maneira: TENTATIVA E ERRO. Depois de algum dinheiro disperdiçado e plantas mortas mudei de atitude: procurei mais informação que mudas. Existem uma série de livros disponíveis no mercado, inclusive alguns sites fornecem gratuitamente livros, guias e dicas. As minhas 3 dicas para você são:
1. Procure trabalhar com plantas que você gostuma ver na sua região (já estão adaptadas ao clima) e verifique a existência de bonsais daquela espécie e se esses são comuns isso de dará uma idéia da maior ou menor dificuldade de cultivo;
2. Partir da semente é ótimo mas demora e nem sempre quem começa tem tanta paciencia então tente ter plantas de vários estágios para poder práticar.
A técnica da alporquia é bem legal pra ter plantas, digamos mais velhas, em porcos meses (bom pesquisar sobre); compra pré-bonsais e mudas maiores em fornecedores sérios também é uma boa.
3. A minha última dica seria ler o máximo sobre cada planta e sobre a arte em si e lembrar que a natureza tem seu tempo logo a paciência será sua primeira e mais importante ferramenta.
Espero que você retire algo disso!
valeus
Renato |
|
|
 |
rgomes
|
Enviada: Sex Dez 12, 2008 9:55 am Assunto: Ficus com 15 anos em jarro agir? |
|
|
Colegas,
Um amigo presentiou-me com um ficus chines de mais de 15 anos ele tem aproximadamente uns 20 cm de diamentro de tronco e as suas primeiras ramificações começão a exatos 25 cm da base (muito bela). A minha dúvida é:
Este exemplar cresceu em um vaso de cimento bastante grande e não sofre nenhuma intervenção, como agir: realizar porda drástica e após o surgimento de novas brotações fazer o replantio em um vaso p/ bonsai ou transplante e poda simultâneos?
agradeço atecipadamente.
Renato Gomes |
|
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Sex Dez 12, 2008 10:04 am Assunto: |
|
|
Renato, fotografa ele e cria um novo tópico para opniões. _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|