| Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
| Autor |
Mensagem |
Donegá 4.o PASSO

Registrado: 25/01/07 Idade: 51 Mensagens: 664 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Sáb Dez 13, 2008 11:51 am Assunto: Ajuda com 1ª poda |
|
|
Olá amigos,
Adquiri a planta das fotos em anexo a + ou - 1 ano atrás. Ainda ñ a reenvazei e nem fiz nenhuma poda. A única coisa que fiz foi aramá-la para que seu tronco ficasse curvado, quase qm "L".
Ela está com aproximadamente 20cm de altura, conforme mostra uma das fotos com uma régua ao lado e a espessura de seu tronco é aproximadamente a de um dedo mínimo. Não quero que sua altura ultrapasse muito isso, pois tenho pouco espaço em casa, moro em apartamento.
A pequena muda já está muito carregada, sem um formato definido. gostaria da ajuda de vcs p/ me indicarem como podá-la, se for possívelk através das imagens indicarem quais galhos cortar, como cortá-los, que tamanho e folhas deixar, ou seja, preciso de uma ajuda geral p/ minimizar quaisquer erros que eu possa cometer e vir a perder ou estragar essa muda.
1 foto de 01 ano atrás.
Fotos de hoje, 13/12/08
desde já agradeço,
gde abraço à todos. _________________ Donegá
Natura Bonsai Brasil
http://naturabonsaibrasil.blogspot.com/ |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Sáb Dez 13, 2008 9:25 pm Assunto: |
|
|
master don,
como ainda é uma muda muito nova não seria uma poda para estilizar. Para a primeira poda seria algo para fortalecer os galhos mais baixos. Os galhos mais baixos já estão ficando fracos e daqui a pouco vão perdendo força e parando de crescer, podendo secar.
A espécie não é muito utilizada para bonsai, o ficus benjamina tem folhas maiores apesar de serem bem interessantes pelo brilho. A variegata então é menos usada ainda.
Faça uma poda nos galhos mais altos apenas para deixá-los mais curtos e dar força aos mais baixos. Aproveite e faça o reenvase para um vaso maior onde poderá crescer mais rápido.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
Donegá 4.o PASSO

Registrado: 25/01/07 Idade: 51 Mensagens: 664 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Sáb Dez 13, 2008 10:03 pm Assunto: |
|
|
Olá darkaso,
Obrigado pela dica, pelo que entendi devo apenas cortar parte dos galhos superiores. Devo tb podar algumas folhas, deixando a muda menos carregada?
Abraços. _________________ Donegá
Natura Bonsai Brasil
http://naturabonsaibrasil.blogspot.com/ |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Dom Dez 14, 2008 8:53 pm Assunto: |
|
|
Master,
se for fazer o replantio pode fazer a poda de algumas folhas, mas como já vai fazer uma poda de galhos observe o que irá ficar de folhas antes de podar mais folhas. A planta sente um pouco quando se faz poda de galhos e desfolha.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
|