Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Filipe Henrique PARTICIPANTE

Registrado: 20/12/06 Idade: 42 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
Enviada: Seg Dez 15, 2008 4:07 pm Assunto: |
|
|
ola amigos,
agradeço a todos pelas explicações e pela pasciencia, pra não mudar ainda mais o assunto desse topico resolvi por algumas duvidas minhas q persistem em encomodar-me em outro topico onde encontra-se as fotos da minha planta.
abraços
t+ _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/
www.facebook.com/casadobonsai |
|
|
 |
Franz Lopes 3.o PASSO

Registrado: 28/02/07 Idade: 50 Mensagens: 522 Localização: João Pessoa - PB
|
Enviada: Seg Dez 15, 2008 5:31 pm Assunto: |
|
|
Compreendi o que você quis dizer Dori, mas antes do colega transplantá-lo direto para um vaso de bonsai após o alporque, não seria mais recomendável propiciar uma poda de raízes e transplante para um vaso maior com substrato drenante, mas com boa dose porcentagem de matéria orgânica?
Desta forma a planta ganharia maior capacidade de absorção nutricional e no tempo certo resistência e capacidade para suportar novas brotações após o alporque. Isso para a formação da árvore inferior.
Após a formação da copa inicial, o colega poderia transplantá-la para um vaso de treinamento, onde continuaria os trabalhos de formação do bonsai...
Claro, o clima da região em que o Edson reside terá grande influência nesta periodicidade.
É uma opinião...
Abraço. |
|
|
 |
bad_clusters 2.o PASSO

Registrado: 21/08/08 Idade: 39 Mensagens: 227 Localização: Anápolis - GO
|
Enviada: Ter Dez 16, 2008 4:14 pm Assunto: |
|
|
edson0605 escreveu: | bad_clusters realmente este da última foto não é um Benjamina...
Filipe Este meu Ficus é bem velho; pode ser que este exemplar de 2m de altura a que você se referiu não seja tão adulto a ponto de frutificar... é preciso considerar que no vaso, eventualmente a planta terá seu relógio biológico alterado...
A imagem abaixo foi retirada da revista Como Cultivar Bonsai edição 03 página 29. De acordo com a revista é um Ficus retusa. O meu é muito parecido...
Quando ele frutificar novamente postarei fotos e terei o maior prazer em lhe enviar sementes...
Abraço.
Edson. |
vai me desculpar mas este exemplar acima não é um retusa e sim um benjamina.
ehhehehe
=p _________________ Às vezes é necessario sacrificar coisa, que você pensava ser importante, para que no futuro possa alcançar o seu objetivo. (Marcio Gonzales Aggio)
Visite:
www.MUNDODOBONSAI.hpg.com.br |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Qua Dez 17, 2008 7:55 am Assunto: |
|
|
bad_clusters,
também concordo que este último exemplar é um benjamina e não um retusa.
A revista Como Cultivar Bonsai de vez em quando dava uma mancada; mas foi uma pena não ser mais editada pois de qualquer modo era uma boa revista que podia ser melhorada e uma das poucas publicações sobre a Arte Bonsai no Brasil...
Abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Jan 27, 2009 9:39 am Assunto: |
|
|
Amigos,
vai aí a foto do único "fruto" que deu depois que está comigo. Depois de um tempo, deu uma leve amarelada e caiu.
Filipe, a estrutura interna é muito parecida com o Ficus carica não sei se haveria sucesso na obtenção de mudas por sementia e nem se estes "frutinhos" se prestariam a isso, pois como alguém já disse no Fórum é preciso a vespa para polinização.
No mais, vamos aguardar...
Abraços.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Mar 19, 2009 11:14 pm Assunto: Alporquia |
|
|
Bem amigos,
seguindo o projeto, vai aí fotos das duas alporquias que foram feitas:
As raízes já saindo pra fora do substrato
Na sombra pra recuperação
Abraço a todos.
Pedro Morales |
|
|
 |
Eliseu Santos
|
Enviada: Qui Mar 19, 2009 11:52 pm Assunto: Cortar ou nao ? |
|
|
Galera la vou eu com mais uma Jabuticaba, fiquei apaixonado por elas depois que vi algumas do amigo Geraldo Inocencio "o rei das jaboticabas" rsrs. GENTE estava na fazenda da minha avo e caminhando encontrei um tronco velho de um pe de jabuticaba que havia sido cortado porem de dentro desse tronco nasceu essa ai da foto eu retirei, tentei salvar um pouco da madeira morta mas nao deu tava muito podre e fraca diferente da muda que estava bem enrraizada e viçosa. A duvida e a seguinte sei que ela e alta pra bonsai e vou ter que cortar queria saber se ja posso cortar agora ou se espero mais tempo tem uns 15 dias que retirei.
VALEU
os corte sao onde esta marcado se tivrem outra ideia agradeço
 |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

Registrado: 03/10/08 Idade: 42 Mensagens: 2019 Localização: Ijuí-RS
|
Enviada: Sex Mar 20, 2009 7:50 am Assunto: |
|
|
Olha, eu acho cedo pra trabalhar nessa planta, a menos que você queira um bonsai pequeno. A fim de ter algo mais robusto e que possa dar frutos no futuro, aconselho esquecer essa muda por uns anos, sim, anos, deixe que se desenvolva tranquilamente, quando atingir um bom calibre de tronco, ou que comece a dar frutas, ai sim você poda ela e começa a trabalhar.
O que fazer agora? fica de olho nela, pode se ressentir do transplante, retire todas folhas que aparecerem murchas, outra dica é fazer alguns furos extras em baixo deste pote e colocar dentro de um pratinho. Mantenha água permanentemente neste pratinho, as jabuticabas gostam de muita água, mas coloque uma colher de agua sanitaria, ou borra de café, ou cinza de cigarro... não da pra dizer que é adubo pra planta, mas pelo menos as fiscais da vigilancia ambiental nao vao reclamar dos mosquitos.
abraços.. |
|
|
 |
guifercon 1.o PASSO

Registrado: 06/10/08 Mensagens: 126 Localização: Sao Caetano do Sul-SP
|
Enviada: Sex Mar 20, 2009 8:57 am Assunto: |
|
|
Edson, parabens, um belo achado essa prisioneira de viveiro!
Ficus é uma planta que eu admiro muito porque elas respondem muito bem, se bem tratadas.
Continue mostrando fotos atualizadas.
Boa Sorte e que muitos galhos apareçam.
Abraço!
PS: gostaria de ter um espaço assim na minha casa, minha mae ja nem consegue estender a roupa direito por causa das minhas plantas, hahahahahaha  |
|
|
 |
EZEQUIEL JUNIOR PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Mar 21, 2009 9:25 am Assunto: |
|
|
Olá Edson,
Qual o selante/cicatrizante que o amigo está usando nessas plantas?
Não é a primeira vez que vejo um cicatrizante com essa coloração, fiquei curioso...
Aguardo
Abraços |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Mar 21, 2009 3:23 pm Assunto: |
|
|
Ezequiel,
é a pasta Biofert...
Até mais.
Pedro Morales |
|
|
 |
EZEQUIEL JUNIOR PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Mar 23, 2009 9:20 am Assunto: |
|
|
Valeu Edson
Abraços |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Maio 07, 2009 5:36 pm Assunto: |
|
|
Bem amigos,
vai aí uma atualização dos alporques que foram retirados:
As brotações foram boas no início mas com o tempo elas foram murchando de cima para baixo até secarem. A casca está podre. Foi a óbito também esta Caliandra:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=11022
Em outra ocasião já havia perdido um outro ficus benjamina e um ficus australiano. Pode ser que a lâmina de serrinha que usei para podá-la esteja contaminada com alguma bactéria ou fungo; ou mesmo tenha sido atacada por nematóides...
Bem amigos, agora é tomar mais cuidado da próxima vez com a composição do substrato e fazendo uma boa assepsia das ferramentas antes dos trabalhos...
Abraço.
Pedro Morales |
|
|
 |
bad_clusters 2.o PASSO

Registrado: 21/08/08 Idade: 39 Mensagens: 227 Localização: Anápolis - GO
|
Enviada: Qui Jul 16, 2009 4:11 pm Assunto: |
|
|
todos morreram?? e a matriz como esta hj? _________________ Às vezes é necessario sacrificar coisa, que você pensava ser importante, para que no futuro possa alcançar o seu objetivo. (Marcio Gonzales Aggio)
Visite:
www.MUNDODOBONSAI.hpg.com.br |
|
|
 |
flavio bonsai 5.o PASSO

|
Enviada: Qui Jul 16, 2009 5:59 pm Assunto: |
|
|
edson acho que seu projeto e muito bom .
soo acho que deve fazer uma poda de raiz , e eliminar algumas dessas raizes mais grossas ,e replantar num vaso menor . _________________ Se creres verás a glória de Deus. |
|
|
 |
|