|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Chris Fiorin

Registrado: 13/12/08 Idade: 43 Mensagens: 3 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Qua Dez 17, 2008 11:59 pm Assunto: Alporquia em Ginko e Carvalho |
|
|
Olá amigos,
sou novo aqui no fórum e me interesso por Bonsai há muito tempo, porém agora que estou me iniciando na arte.
Ganhei uma Jabuticabeira e já estou cuidando bem dela, está no escorredor, recebendo vitamina para se fortificar, com leves aramações, etc...
Mas o que preciso saber não é sobre ela.
Pretendo realizar 2 alporquias: uma em um Ginko e outra em um Carvalho.
Já pesquisei muito a respeito, mas as informações que encontrei são um pouco conflituosas.
Vou realizar o processo em no máximo um semana e gostaria de saber o seguinte:
1- qual o melhor substrato para colocar no corte? já vi falarem até de serragem, mas não consegui acreditar.
2- o "corte" deve ser de forma a retirar um anel inteiro de casca do galho ou é melhor deixar um pouco para que haja uma circulação completa de seiva?
3- quando eu fechar o tal "bombom", devo fechá-lo completamente ou deixar uma folga? e preciso ou não fazer pequenos furos no plástico desse embrulho?
agradeço já aos que puderem me esclarecer essas dúvidas.
abraços |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Qui Dez 18, 2008 10:40 am Assunto: |
|
|
Olá Crhis,
Seja bemvindo ao fórum. A gauchada está em peso aqui! Sou membro da Associação amigos do Bonsai de Rolante e desde já está convidado a se unir a gente.
Bom, quanto a suas perguntas sobre alporques, vou relatar minhas experiências em centenas de alporques que já fiz.
Sem dúvida o melhor substrato é o "esfagno", um musgo seco encontrado para vender em floriculturas. Não tendo isso, muitas vezes eu usei uma mistura de 50% de areia grossa de construção e 50% terra. Obtive dezenas de alporques com este material, quando chegava em algum lugar e queria fazer alporques, não tendo esfagno à mão. Também podes usar xaxim picado, etc. Serragem eu nunca usei, temo pela proliferação de fungos em função do apodrecimento da madeira, mas também acho que plantas de fácil enraizamento pode dar certo, pois o tempo de enraizamento delas 45-60 dias não daria tempo para a serragem apodrecer. Mas são apenas conjecturas, com as quais eu não tive experiência.
O corte da casca, (anelamento) sempre faço total. Ao deixar um pequeno filete corre-se grande risco de cicatrização, sem enraizamento na maioria da espécies.
O plástico deve ser totalmente fechado, sem perfurar, sendo que a amarração de cima pode ser menos apertada para entrar a água da chuva, mas também não é necessário pois com o substrato que é colocado úmido e a variação de temperatura, por condensação, acaba ficando sempre úmido. Quanto ao tipo de plástico, uns utilizam transparente, dizem que é para ver quando se formou raízes, outros utilizam plástico preto sob a alegação de que no escuro há uma simulação mais perfeita do escuro da terra, favorecendo o enraizamento. No meio deste termo tenho usado muito o plástico de sacos de ração para cachorro e gato e só obtive bons resultados. Para ver se enraizou, após 60 dias abre com cuidado e dá uma olhada.
Nunca fiz alporque em carvalho, mas em ginkgo obtive enraizamento em galhos bem mais grossos do que um cabo de vassoura.
Também procure no fórum Matérias, uma matéria sobre alporquias do nosso colega Geraldo Inocêncio.
Espero ter ajudado
abraços _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Chris Fiorin

|
Enviada: Qui Dez 18, 2008 12:44 pm Assunto: |
|
|
Bem, acho que agora estou mais seguro para realizar os alporques.
Élio, muitíssimo obrigado pela ajuda e pelo convite, seria uma honra.
Continuarei postando aqui as novidades. Espero que tudo dê certo.
Grande abraço. |
|
|
 |
doolombo 2.o PASSO

Registrado: 31/01/05 Idade: 40 Mensagens: 291 Localização: Pindorama-SP
|
Enviada: Sex Dez 19, 2008 11:29 pm Assunto: |
|
|
Chris,
Olhe a figura abaixo:
Fonte: http://atlasveg.ib.usp.br/Caule/Images/Dico/estr2/esq_ca_estr2.gif
Ao fazer o corte do anel do ramo da planta, você vai cortar até o xilema (em vermelho no desenho acima), será retirado o floema (azul), córtex (cinza) e o sistema de revestimento (verde). A função do xilema é de levar a seiva bruta (água e sais minerais) das raízes para as folhas, já o floema é de levar a seiva elaborada (glicose), produzida nas folhas, para as raízes e frutos. Ao anelar o ramo, o fluxo de seiva elaborada é interrompido forçando a planta a criar novas raízes, pois com o tempo as raízes que eram alimentadas pelo floema que foi cortado vai morrer.
Portanto, acho desnecessário deixar um pedaço da "casca" pois dependendo da espécie a casca pode se regenerar e estragar seu alporque.
Espero ter ajudado com alguma coisa!
Abraço _________________ Fernando Colombo de Amo (Doolombo) |
|
|
 |
Chris Fiorin

|
Enviada: Sáb Dez 20, 2008 2:31 pm Assunto: |
|
|
Claro que ajudou. As informação sempre se completam. Muito obrigado.
Segunda-feira pretendo realizar os alporques. Postarei as fotos aqui para ir mostrando a evolução do processo. Espero que eu possa ser capaz de "criar" esses belos Bonsai.
Abraços. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|