|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
mortykus 1.o PASSO

Registrado: 04/12/08 Idade: 39 Mensagens: 112 Localização: Cacoal-RO
|
Enviada: Ter Dez 23, 2008 5:41 pm Assunto: Yamadori - como agir? |
|
|
Eu estava andando pela cidade onde moro e reparei que onde antes havia uma árvore, que foi cortada, hoje há, ao lado de um tronco seco, uma mudinha já com 50 cm de altura, mais ou menos e com uma tremenda cara de árvore velha, praticamente um bonsai feito, só precisando de umas aramações e pronto.
Não sei se daria pra chamar de yamadori, mas ela está crescendo na "natureza", então considero um.
Queria saber como devo proceder:
Quanto de raíz devo procurar manter?
Devo desfolhar? Podar?
Como devo montar o vaso de recuperação dela?
Ou poderia passar direto ao vaso de bonsai?
Obrigado amigos,
assim que eu for lá "roubar" essa muda eu coloco fotos! |
|
|
 |
dori 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Dez 23, 2008 7:17 pm Assunto: |
|
|
Como Proceder?
Primeiro: precisaria saber que espécie é.
Segundo: Estando ao lado do toco da árvore que foi cortada, pode ser brotação da raiz da árvore antiga, ai fica difícil. _________________ http://www.bonsaidori.wordpress.com |
|
|
 |
mortykus 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Dez 23, 2008 10:50 pm Assunto: |
|
|
Passei novamente no local e percebi que a muda não é da árvore, acho que é uma serissa. |
|
|
 |
mortykus 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Dez 24, 2008 2:04 am Assunto: |
|
|
Infelismente não consegui pegar a planta!
Tentei retirar com um torrão ao redor, mas era impossível, então comecei a cavar as raízes com cuidado para não arrancá-las, mas a a raíz principal era muito profunda e impossibilitou a retirada da planta, uma vez que a mesma já tinha raízes por baixo da calçada!
Uma pena mesmo, pq sei que qualquer dia desses ele vão arrancá-la por ser "mato", sempre fazem isso!
Ah, é uma serissa mesmo! |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Qua Dez 24, 2008 9:19 am Assunto: |
|
|
Motikus, você poderia fazer um yamadori programado, associado a técnica de alporquia.
Faça assim: Cave uns 15 cm de profundidade ao redor da raiz e então faça um torniquete com um arame meio grosso ao redor da raiz, lá em baixo deste buraco. Amarre o arame e com alicate aperte bem. Depois preencha este buraco com areia grossa de construção. Com o aperto do troniquete e o crescimento da planta apertando ainda mais o fluxo da seiva, ela vai enraizar em alguns meses na areia colocada, acima do torniquete. Acho que deverá esperar uns 3 meses, se for mesmo serrissa. Se for outra planta, possivelmente mais tempo, mas podes de tempos em tempos ir lá dar uma olhada se já enraizou. Daí é só cortar lá em baixo onde você colocou o arame e levar a planta embora.
abraços _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|