|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
gustavomello

Registrado: 05/10/08 Idade: 46 Mensagens: 43 Localização: Juiz de Fora-MG
|
Enviada: Sex Dez 26, 2008 12:46 pm Assunto: Ano ruim. Será coincidencia???? |
|
|
Amigos no tocante aos meus bonsai este foi pessimo ano já explico porque pedindo a sugestão e opinião de vcs.
De julho deste ano ate a presente data perdi todos os meus juniperus 2, e 2 tuia jacare, 1 buxusos e uma jaboticabeira. Todas da mesma forma.
Sempre assim, aparecia um galinho ou uma folhinha seca, e depois de uma semana ou duas a planta estava toda morta, totalmente seca, desidratada, como se a mais de ano nào recebesse agua.
Tenho certeza que não foi nenhuma praga aparente, nem aéria nem de raiz, erro na abubação não pode ter sido, então permanece esta icognita. A unica ligação entre estas plantas era a água que eu usava para rega-las, mas mesmo assim um pinheiro negro e um alecrim que recebiam a mesma agua nada sofreram, mas mudei de fonte de agua quando as 2 primeiras morreram mas não adiantou as outras tb morreram.
bom resumindo perdi um Shimpaku de 13 anos que trabalhei com conselhos do Sr Romanhole, outro de 15 anos sobre os conselhos do mestre hidaka e um jacare de 8 anos. As demais eram plantas jovens ainda.
Amigos espero sugestões e opiniões sobre as causas de tão terriveis perdas.
Abraços a todos prospero ano novo. _________________ Como toda arte o bonsai dá possibilidade a muitas opiniões e gostos diferentes. E é esta diversidade que se respeitada engrandece a arte do bonsai!!! |
|
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Sex Dez 26, 2008 3:01 pm Assunto: |
|
|
Gustavo....li seu post e fiquei tempo analisando antes de dar qualquer resposta, mas o que me parece é que as percas foram causadas pela falta de água mesmo, pois como retrata a terra estava seca como se a mais de ano não recebesse água. Para uma melhor analise, seria interessante saber o tipo de substrato que usa, bem como a temperatura média e a quantidade de horas que suas plantas recebem por dia. Seria interessante saber se é ou não necessário o uso de um sombrite para isso não ocorrer. Também ficou me martelando na cabeça quantas regas diárias as suas plantas recebem. Apesar de estar em um local com clima mais ameno, nesta época do ano tenho que regar os meus 2 vezes ao dia.
Posta uma foto do local onde ficam e esclarece essas dúvidas que poderemos lhe ajudar a não ter novas percas. _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
gustavomello

|
Enviada: Sex Dez 26, 2008 3:49 pm Assunto: |
|
|
Junior, a terra não estava seca, a planta estava seca, esturricada como se tivesse sido colocada no forno. bom elas recebiam todo o sol da manhã e o sol depois das 4 horas da tarde, rega geralmente 2 por dias no inicinho da manhà por volta das 06 horas da manha e se necessário depois das 17 horas.
o substrato das plantas erão diferentes, as mais novas com uma porcentagem maior de areia, as mais velhas com substratos bem balanceados para coniferas.
Amigo, já pensei em tudo que é possivel mais ainda não encontrei uma resposta pra ete problema.
Mas como tudo tem lado positivo agora terei muito trabalho pela frente pra repor meu plantel de plantas, mas to querendo fugir das coniferas.
Abraços _________________ Como toda arte o bonsai dá possibilidade a muitas opiniões e gostos diferentes. E é esta diversidade que se respeitada engrandece a arte do bonsai!!! |
|
|
 |
Andrei 1.o PASSO

Registrado: 10/05/06 Idade: 43 Mensagens: 138 Localização: Aracaju
|
Enviada: Sex Dez 26, 2008 4:04 pm Assunto: |
|
|
Amigo, é muito extranho realmente que aconteça isso!!! estou curioso de verdade!! Será que em alguma rega talvez tivesse algum produto
quimico no regador?? talvez cloro de algum balde, ou entao até o cloro que vem na agua da compania de agua da sua cidade ?? |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Sex Dez 26, 2008 5:34 pm Assunto: |
|
|
Gustavo eu também perdi um juniperus assim, cheguei a conclusão de que foi por causa da baixa umidade do ar. Se você perdeu as suas plantas a partir do início da primavera pode ter sido isso. As correntes de umidade e chuva aqui no sudeste vêm da Argentina e do sul do Atlântico, passam por São Paulo e chegam até Minas Gerais, com exceção do norte do estado. É possível que essa baixa umidade que atingiu a nossa região nesse período tenha provocado um excesso de evaporação da umidade de nossas plantas, até mesmo pelas copas delas, e por isso secaram. Acho que você só teria conseguido salva-las se tivessem sido colocadas em uma estufa. |
|
|
 |
Ivanil Pimentel Vieira PARTICIPANTE

Registrado: 21/12/05 Mensagens: 1504 Localização: coronel vivida pr
|
Enviada: Sex Dez 26, 2008 7:38 pm Assunto: |
|
|
Gustavomello,
vc falou que chegou a mudar de fonte de abastecimento de água mas não adiantou...tais fontes são próprias ou água fornecida por empresas?
Um abraço - Ivanil |
|
|
 |
RIDDHA - JOSE JORGE

Registrado: 17/10/08 Mensagens: 87 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Sex Dez 26, 2008 9:40 pm Assunto: agua quente |
|
|
Vc pode ter sido vítima de ácaros ou então o que é pior vítima de sabotagem.
Alguém pode ter regado com água quente objetivado matar a planta sem deixar pistas.
Parece que é díficil de acontecer uma coisa dessas. Mas vi em algum site que a empregada doméstica de um bonsaista fez isso com as plantas deles. Cada mês fazia com uma. Até que um dia ele a pegou no flagra. Já tinha perdido 8 inexplicavelmente. _________________ A Felicidade é uma atitude presente, não uma condição futura. |
|
|
 |
Ivanil Pimentel Vieira PARTICIPANTE

Registrado: 21/12/05 Mensagens: 1504 Localização: coronel vivida pr
|
Enviada: Sex Dez 26, 2008 9:54 pm Assunto: |
|
|
Olha, inicialmente procuramos no que erramos, mas depois de não termos encontrado a possível causa ,claro, precisamos partir para o que achamos impossível, não é mesmo!
Outra curiosidade minha é saber se o local dos teus bonsai pode ser visitado por pessoas não autorizadas ( confiáveis).Muros.....etc.
Será que alguém já passou por isso?
Um abraço - Ivanil |
|
|
 |
Glauco Bastos 5.o PASSO

Registrado: 12/11/06 Mensagens: 807 Localização: Salvador - Bahia
|
Enviada: Sex Dez 26, 2008 10:25 pm Assunto: |
|
|
Gustavo,
Vou ser mais radical que os colegas, vc cultivava estas plantas faz quanto tempo ? para ser bem sincero acho que as espécies que vc estava cultivando são são as mais adaptáveis ao seu clima, aqui na Bahia eu oriento o pessoal a evitar Juníperos e principalmente Shimpakus, já cansei de receber pedidos de ajuda para salvar um shimpaku ou uma Tuia e quando me relatavam que alguns galhos estavam amarelando eu já dizia logo pra jogar fora pq estava morto mas que só iria secar em 02 ou 03 semanas, vários se chateavam comigo e depois me procuravam para dizer que eu havia acertado no diagnóstico, não sei a quanto tempo pratica bonsai mas aconselho vc a procurar espécies que se adaptem bem ao clima de sua região, tenho Shimpaku aqui de teimoso que sou, tenho Shimpaku com 04 anos de cultivo e planta praticamente não saiu do lugar, não morre mas tb não desenvolve, o Jacaré embora seja mais resistente tb tem a tendência a morrer(principalmente quando pega um fungo branco nas agulhas, rsrsrs). Bom, espero que descubra a causa real para que não venha a perder outros exemplares.
Abraços fraternos. _________________ Há que buscar realmente o aprendizado para conseguir a evolução.
"SALVADOR BONSAI CLUBE" |
|
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Sáb Dez 27, 2008 6:59 am Assunto: |
|
|
Me diz uma coisa, você tem algum tipo de animal de estimação, tipo gato, cachorro, já soube de pessoas que perderam alguns exemplares inexplicavelmente, depois vieram saber que a causa foi a urina de seus bichinhos de estimação. _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
Lúcio Manoel Picanço 2.o PASSO

Registrado: 06/08/04 Idade: 81 Mensagens: 290 Localização: Teresópolis - RJ
|
Enviada: Ter Dez 30, 2008 1:00 am Assunto: |
|
|
Oi colega,
Creio que aconteceu coisa semelhante com as minhas tuias.
Morreram de forma igual.
Secou um galho, depois outro lá se foi tudo.
Procuramos fazer uma autópsia. Do menor galho à raiz, nada.
Agora o colega falou do ar muito seco, estou achando que foi isso.
Pois não tenho outra explicação.
Aqui em Teresópolis o clima é bem propício a essas plantas, já as tenho a quase 10 anos. Nunca houve nada.
Os pinheiros negros nada sofreram.
Acho que foi o ar muito seco.
Foi muito bom esse tópico. Limpou a cuca.
Valeu
Lúcio |
|
|
 |
gustavomello

|
Enviada: Ter Dez 30, 2008 10:56 am Assunto: |
|
|
Amigos, vamos lá animais não tem nenhum, somentes aves que sobrevoam o terraço onde as plantas ficam, produto quimico no regador com certeza não. Quanto a fonte de água é a fornecida pelo empresa da minha região, mas sempre deixo descansar por aluns dias antes e regar as plantas.
Quanto sabotagem não é possivel pois o portão do terraço fica fechado.
O prolema da unidade do ar é bem plausivel pois o clima daminha região é muito instavel e realmente em alguns dias a umidade esteve muito baixa.
Agora quanto as doenças logico que pode ter sido mais nada aparente, que fosse visivel a olho nú pois inspecionei todas as plantas depois de mortas.
De qualquer jeito vou realmenter dar um temponas coniferas.
Abraços a todos e feliz ano novo _________________ Como toda arte o bonsai dá possibilidade a muitas opiniões e gostos diferentes. E é esta diversidade que se respeitada engrandece a arte do bonsai!!! |
|
|
 |
Franz Lopes 3.o PASSO

Registrado: 28/02/07 Idade: 50 Mensagens: 522 Localização: João Pessoa - PB
|
Enviada: Ter Dez 30, 2008 2:02 pm Assunto: |
|
|
Amigo,
Esta espécies de coníferas são bem difíceis mesmo... Também compartilho a perda de alguns exemplares, já procurei insistir com esta categoria, mas nunca obtive sucesso...
São exigentes quanto a questão do clima e umidade no vaso. Não gostam do excesso de água, mas também tem que manter uma umidade constante...
São bem complicadas... Quanto a Jabuticaba, talvez a perda tenha sido por outro motivo...
Mas recomendo adquirir novas espécies, especialmente as mais resistentes e nunca desanimar.
Abraços e feliz ano novo para você e para todos os colegas.
Franz Lopes |
|
|
 |
RIDDHA - JOSE JORGE

Registrado: 17/10/08 Mensagens: 87 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Ter Dez 30, 2008 10:13 pm Assunto: Acaros |
|
|
Acredito que possívelmente devem ser os ácaros:
São difíceis de serem vistos por causa de seu tamanho minúsculo.
O texo abaixo eu tirei de http://www.atelierdobonsai.com.br/botanica.html
"Uma dica, ao notar a folhagem do seu Junípero com falta de cor, experimente tocá-la com os dedos polegar e indicador, após feito isso observe seus dedos, se apresentarem pequenos riscos verde-amarronzado, sua planta poderá estar sendo vítima de ácaros. Isso no seu dedo é a clorofila da folha, que o ácaro destrói, impossibilitando seu Bonsai de fazer fotossíntese, provocando com o tempo, a morte do vegetal.
Aparecem em pontos isolados, dominando o vegetal com o tempo, sugando todos os seu nutrientes. Se reproduzem com facilidade e geram grande número de descendentes.
Com uma boa lupa e paciência, algo que para pessoas que cultivam Bonsai é muito comum, é possível vê-los, são pequenas "bolinhas" que se movimentam pelas folhas dos Juníperos com muita rapidez e agilidade."
Um grande abraço, Riddha _________________ A Felicidade é uma atitude presente, não uma condição futura. |
|
|
 |
Vitor Martin

Registrado: 17/06/06 Mensagens: 96 Localização: Maceió - Alagoas
|
Enviada: Ter Dez 30, 2008 11:33 pm Assunto: mistério |
|
|
caros amigos,
Na minha opinião, acho que se o problema fosse a umidade, a planta daria alguns sinais antes da morte subita, como murchar, perder a cor, cair folhas, etc. E nos meus humildes estudos, a umidade influencia pouco, sendo mais na absorção de água na parte aérea e controle de temperatura, mas nada que uma rega correta nao resolva. E se umidade matasse assim como foi relatado, o que seria dos bonsai em Brasília e região.
Como todas as sugestões foram negadas anteriormente, acho que o problema pode ter sido algo simples que passou despercebido, como por exemplo a abubação. Como trabalho com plantas, já vi isso acontecer. Na hora da adubação, colocar o adubo muito proximo (encostado) no caule, mesmo que em pequenas quantidades, pode danificar muito e até matar uma planta. Ou mesmo colocar distante do caule e na hora de regar a força da água levar para proximo. Ainda se tratando de adubo, adubação foliar em dosagem errada(mais forte) e com calor intenso pode murchar as folhas, acho que nao mata, mas nao custa avaliar.
Bem, avalie esses pontos e nos mantenha informados sobre a "investigação" e boa sorte!
ABS,
Vitor Martin |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|