|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Dias2009
Registrado: 24/12/08 Idade: 43 Mensagens: 6 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Seg Dez 29, 2008 7:26 am Assunto: Ajuda c/ Pinheiro Negro/Vermelho |
|
|
Bom dia amigos, em primeiro lugar gostaria de dizer que é um prazer participar de um fórum como este. Já cultivo plantas há algum tempo e estou começando a me aventurar nos caminhos do Bonsai...
Consegui há alguns meses sementes de Pinheiro Negro e Vermelho, pensei que fosse difícil conseguir fazer as sementes germinarem, mas para minha surpresa tive um percentual de germinação muito acima do que esperava...
O problema é que agora não consigo desenvolvê-las, estão estagnadas com aproximadamente 8cm de altura e não saem disso...
Alguém poderia me ajudar com dicas, tais como, substrato ideal, melhor adubo e tudo que for de relevante saber para esta espécie???
Desde já obrigado a todos. |
|
|
 |
Wagner Trindade
Registrado: 13/08/08 Idade: 50 Mensagens: 61 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Seg Dez 29, 2008 1:52 pm Assunto: |
|
|
Tenho um pinheiro negro há alguns anos mas não posso dizer que conheço bem essa espécie. O que posso te falar de minha experiência: esse tipo de pinheiro se desenvolve devagar mesmo.
Substrato eu uso terra adubada misturada com areia, dessas de construção mesmo. Uso 50% de cada e tenho tido resultado bom. Já vi pessoas que usam areia pura, com grãos mais grossos, mas nunca tentei. Se você tem várias mudas e quiser testar, transplante uma delas para areia pura e veja como ela se comporta.
Adubo eu uso torta de mamona + farinha de osso em partes iguais, colocado a cada 45 dias (mais ou menos). De vez em quando eu coloco também Biofert, um adubo liquido com outros nutrientes além de NPK. Uso metade da indicação do fabricante a cada dois ou três meses (esse adubo eu não controlo muito).
Entretanto, pelo tempo de suas mudas eu usaria um adubo líquido NPK 10-10-10, diluído na metade da indicação do fabricante, uma vez por mês. Use o adubo orgânico quando elas já estiverem maiores.
De resto, pelo tamanho que estão suas mudas, só paciência mesmo
Vá acompanhando suas mudas e comparando com bonsai formado dessa espécie. Tente projetar uma planta e vá trabalhando aos poucos, com os anos. Uma coisa que eu aprendi: pinheiro negro não rebrota após poda de galhos, você tem que ir trabalhando a planta conforme ela cresce.
Espero ter ajudado.
Wagner Trindade |
|
|
 |
fabianoscosta PARTICIPANTE

Registrado: 05/02/07 Idade: 51 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
|
|
 |
Wagner Trindade
Registrado: 13/08/08 Idade: 50 Mensagens: 61 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Ter Dez 30, 2008 3:31 pm Assunto: |
|
|
Fabiano,
Parabéns pelo blog. Informações muito boas sobre o pinheiro. Sou fã de pinheiro negro por achá-lo muito bonito e por ter sido a primeira árvore que me arrisquei no bonsai.
Um grande abraço,
Wagner |
|
|
 |
Ivanil Pimentel Vieira PARTICIPANTE

Registrado: 21/12/05 Mensagens: 1504 Localização: coronel vivida pr
|
Enviada: Ter Dez 30, 2008 10:09 pm Assunto: |
|
|
Dias,
teu Tópico veio em boa hora já que possuo mudinhas de um ano de PN e não possuia muitos dados de cuidados bem como substrato etc.
Wagner, excelentes dicas de tua experiência com Pinheiro Negro.Coloquei sementes de PN em saquinhos plásticos para germinar e ainda se encontram neles, com 50% de areia e 50% de Plantax, mas estou usando adubo orgânico de T+F.Vou passar a usar o líquido 10.10.10.
Fabiano, muito bom o teu blog, verdadeiras aulas que ilucidam todas as dúvidas com PN.Parabéns pela tua iniciativa. Siga em frente e conte com o apôio e incentivo deste amigo!
Abraços - Ivanil |
|
|
 |
fabianoscosta PARTICIPANTE

Registrado: 05/02/07 Idade: 51 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Qua Dez 31, 2008 9:48 am Assunto: |
|
|
Wagner e Ivanil, obrigado pelo incentivo, estou tentando fazer algo mais técnico, mais informações que não são tão corriqueiras.
Quem sabe eu consigo...
Grande abraço,
Fabiano _________________ Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br |
|
|
 |
Dias2009
Registrado: 24/12/08 Idade: 43 Mensagens: 6 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Qui Jan 01, 2009 8:06 am Assunto: |
|
|
Pessoal muito obrigado pelas dicas mesmo, agora é só por em prática e ter paciência...
Fabiano, valeu pelas informações no Blog.
Um abraço a todos e um Feliz 2009!!! |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|