FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Euphorbia cotinifolia
30.12.2011
Ir à página 1, 2, 3, 4  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Edu Miranda
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Dez 31, 2008 8:17 am    Assunto: Euphorbia cotinifolia Responder com citação

Tenho enorme adimiração por esta espécie que sempre me chamou a atenção tanto pela sua beleza quanto sua incrivel resistência é uma pena haver tão poucos exemplares de bonsai de Cotinus. Esse é resultado de uma estaca que está comigo a seis meses enraizada com uma semana e meia, que mesmo sem ser educada já começa a apresentar uma aparência de bonsai.

Leiteiro-vermelho, Euphorbia cotinifolia, Alectoroctonum cotinifolium, Alectoroctonum cotinoides, Euphorbia cotinoides, Euphorbia haematodes, Euphorbia sanguinea, Tithymalus cotinifolia, barrabas, caracasana, aiapana, açacuí, figueirinha-roxa, maleiteira

Foto: Ives Clayton Gomes dos Reis Goulart

* Nome Científico: Euphorbia cotinifolia
* Sinonímia: Alectoroctonum cotinifolium, Alectoroctonum cotinoides, Euphorbia cotinoides, Euphorbia haematodes, Euphorbia sanguinea, Tithymalus cotinifolia
* Nome Popular: Leiteiro-vermelho, caracasana, barrabás, aiapana, açacuí, figueirinha-roxa, maleiteira
* Família: Euphorbiaceae
* Divisão: Angiospermae
* Origem: América Central e América do Sul
* Ciclo de Vida: Perene

O leiteiro-vermelho é um arbusto grande ou arvoreta, de copa globosa e folhagem vermelha, muito ornamental. Seu caule é ramificado e sua seiva é lactescente. As folhas apresentam forma elíptica e são de um vermelho intenso, muito vistoso e diferente. Quando injuriada por estiagem ou geadas, o leiteiro-vermelho se desfaz de suas folhas, tornando-se decíduo. A floração ocorre na primavera e as flores são bem pequenas, de coloração branco-creme e importância ornamental secundária.

Esta arvoreta de colorido exuberante é ótima para cultivo isolado, em pequenos espaços, como calçadas, pois apresenta pequeno porte, dificilmente ultrapassando 5 metros de altura. Ela também pode ser conduzida como arbusto e até mesmo em cercas-vivas, com boas podas de formação que deixem a planta mais baixa e compacta. Apesar de tolerar a meia-sombra, suas folhas perdem seu vermelho vibrante e tornam-se esverdeadas e esmaecidas nesta condição.

O leiteiro-vermelho é considerado planta tóxica, assim como muitas outras plantas do gênero Euphorbia. O contato da pele com sua seiva leitosa pode provocar alergias, irritações e queimaduras. Da mesma forma, a planta é bastante perigosa quando ingerida, provocando salivação, vômitos, náuseas e irritações gastrointestinais. Por este motivo, deve se evitar seu plantio em áreas freqüentadas por crianças e animais domésticos.

Deve ser cultivada sob sol pleno, em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado a intervalos regulares, principalmente no primeiro ano de plantio. Planta tipicamente tropical, o leiteiro-vermelho é capaz de tolerar o frio e a seca, mas se ressente, perdendo folhas e até a ramagem mais jovem e fina. Multiplica-se por sementes e estaquia de ponteiros e ramos semi-lenhosos.

Editado pela última vez por Edu Miranda em Dom Jan 11, 2009 1:45 pm; num total de 2 vezes
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Thiago Giaconi
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Dez 31, 2008 12:56 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Edu,

Lindo Exemplar...adorei!!!
Não conhecia esta espécie
vou ver se consigo achar por aqui
Parabéns

Abraço

Thiago Giaconi
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Ivanil Pimentel Vieira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Dez 31, 2008 2:45 pm    Assunto: Responder com citação

Edu,

Já vi algumas dessas plantas em calçadas de minha cidade, duas ao lado de minha casa.Seus galhos mais finos morrem durante o inverno aqui de minha região, mas depois de uma póda rebrotam e forma-se bela cópa naturalmente, muito, muito parecida com bonsai, vc tem razão de falar isso!

Embóra muito linda, ainda não vi bonsai dessa espécie.

Vc acha que nessa época as estacas ainda pégam?

Um abraço - Ivanil
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
Edu Miranda
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jan 01, 2009 10:00 am    Assunto: Responder com citação

Oi Ivanil tudo bem, eu acho bem provável que consiga andei pesquisando o clima de sua cidade e percebi que a temperatura mínima nos próximos dias é entre sete e nove gráus o que não é uma boa condição para o enraizamento do cotinus mais apartir de sexta o clima fica mais propício com o almento da umidade talvez seria bom colocar algumas estacas em estufas de pet caso o clima esfrie muito , tente ultilizar a terra que se encontra ao redor da árvore ela já esta preparada para o enraizamento.
Ivanil Pimentel Vieira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Jan 01, 2009 3:03 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Edu,

tudo bem graças a DEUS!

Veja só, o ano se iniciando e a gente a postos para ajudar ou buscar novos caminhos no bonsai.Mas é isso mesmo, nossas plantas são como pessoas da família, precisam de nós diáriamente e nos dão muitos momentos de alegria e as vezes até nos surpreendem.

Te agradeço pela atenção nesse dia tão especial! Obrigado pelas orientações e pela gentileza de postar...

Bom inicio de Ano Exclamation Laughing

Abraço - Ivanil
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
Alcides Junior
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Jan 02, 2009 6:53 am    Assunto: Responder com citação

Edu, eu também não conhecia esta espécie. Sorte do Ivanil ter ao lado de casa hein....
Muito belo, achei fantástica a rapidez de enraizamento.
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Edu Miranda
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jan 02, 2009 7:43 am    Assunto: Responder com citação

to bom Junior. Aqui em BH antigamente se ultilizava muito essa planta nos passeios e como cerca viva, essa é uma espécie que se dissemina na natureza por estaca, quando o galho ainda é jovem possui uma junção que se solta com facilidade em uma ventania onde começa um processo de enraização mesmo que o contato entre o galho e o solo seja mínimo.
Ivanil Pimentel Vieira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Jan 02, 2009 1:06 pm    Assunto: Responder com citação

Edu,

vc falou no inicio do Tópico que o Cotinus frutifica...seus frutos poderão ser consumidos? Seus frutos produzem sementes que servem para germinar?
,
Junior,

é mesmo, sorte minha, só que o vizinho se encontra na Fazenda e ainda não voltou,rsrsrs.Vou pedir para retirar um galhinho ou +.
Aqui em minha cidade no inverno deverá ser recolhida e ai em tua região ...6 gráus negativos...será que (guenta)

Abraço - Ivanil
Edu Miranda
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jan 02, 2009 2:44 pm    Assunto: Responder com citação

Ivanil prá ser cincero não sei se são frutas comestiveis são muito pequenas
e seu leite e sua cor forte é um sinal da natureza pra manter distancia .quanto as sementes nunca tentei devido a facilidade da estaquia e o fato de poder escolher um galho mais propício pra bonsai.

na natureza: bela como um acer e vigorosa como um ficus se adaptou bem ao clima tropical do Brasil.

reperei que quando na sombra suas folhas ficam verde.

floração.

Ivanil Pimentel Vieira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Jan 02, 2009 5:10 pm    Assunto: Responder com citação

Estive olhando a planta bem de perto e percebi o que vc acaba de falar, as folhas que recebem pouca luz solar são verdes.Fico imaginando um bonsai da espécie , não entendo como ainda não foi devidamente explorada pelos bonsaistas.No sul seria pelo frio, mas em regiões mais quentes o que ocorre que não está sendo aproveitada?Será que alguém possui a respósta que estamos procurando! Rolling Eyes

Ivanil
Edu Miranda
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jan 02, 2009 6:42 pm    Assunto: Responder com citação

Eu imagino que há um certo preconceito por parte dos bonsaistas mais antigos devido a ceiva leitosa, uma vez ofereci o cotinus a um colega bonsaista muito conhecido no nosso país, ele disse que era muito leitosa ficou meio assim só pegou pra não fazer disfeita entende, eles não gostão de sair dos padrões e renovar são bastante concervadores. Acho que cabe a nós, uma nova geração, difundir esta espécie maravilhosa, e sempre buscar outras espécies que serão muito proveitosas como bonsai.
Alfamega
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jan 02, 2009 7:12 pm    Assunto: Responder com citação

Acho que o problema seria a toxicidadde da planta...

Alexandre

"O homem nasce para se conduzir nobremente na vida." (Confúcio)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
sandroguchilo

MensagemEnviada: Sex Jan 02, 2009 7:12 pm    Assunto: Responder com citação

este fórum é realimente maravilhoso, já há tenho observado um exempliar bem antigo e maravilhoso que existe perto de casa, tentei fazer estacas achei que seria fácil por ser uma árvore leitosa mas fora de época as estacas não resistiram ,,, contudo não sabia que espécie era ,, e acabei por deizar mei que de lado a busca por infoprmação sobre a mesma,, tenho a dizer que ver este tópico só me fez reanimar ( já vou ver quando poderei fazer mais umas tentativas!!! obrigado a todos e ao nosso colega edu mirtanda pelo belo exemplar e difusão do trabalho!!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Edu Miranda
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jan 02, 2009 9:09 pm    Assunto: Responder com citação

Alfamega.

Azalea spp, Buxus sempervirens, Ficus …….. Ficus elastica, Ficus lyrata, Juníperos …….. Juniperus spp, Tuya …….. Thuya spp, Ginkgo Biloba, Pyracantha, Schefflera, são plantas usadas no bonsai que são altamente tóxicas.

http://fichas.infojardin.com/listas-plantas/plantas-toxicas-venenosas.htm[url][/url]

sandroguchilo fico feliz que tenha gostado do fórum. O meu único desejo é ver mais trabalhos desta espécie embelezando nossos fóruns.

Editado pela última vez por Edu Miranda em Sex Jan 02, 2009 9:18 pm; num total de 1 vez
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Jan 02, 2009 9:13 pm    Assunto: Responder com citação

Edu,

é uma planta venenosa, por isso tenha cuidado com crianças e animais em casa. O leite atrapalha, você vai aramar é sai leite pra todo lado no tronco quando é ferido, se arranca uma folha sai leite. E ainda tem o problema da poda em galhos mais grossos, demora parar de 'sangrar". Acredito seriam estas as possíveis cotrariedades pelos bonsaístas.

T+
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2, 3, 4  Próximo
Página 1 de 4

Ir para: