Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Thiago Giaconi 5.o PASSO

Registrado: 24/12/08 Idade: 39 Mensagens: 872 Localização: Guaratinguetá-SP
|
Enviada: Sex Dez 26, 2008 3:38 pm Assunto: Giaconi - Ipê-Amarelo 1 |
|
|
Outro de meus exemplares, espero que gostem.

Editado pela última vez por Thiago Giaconi em Qui Mar 25, 2010 9:29 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
Thiago Giaconi 5.o PASSO

|
Enviada: Ter Dez 30, 2008 1:34 pm Assunto: |
|
|
Aguardo Comentários |
|
|
 |
bad_clusters 2.o PASSO

Registrado: 21/08/08 Idade: 39 Mensagens: 227 Localização: Anápolis - GO
|
Enviada: Ter Dez 30, 2008 1:41 pm Assunto: |
|
|
Como o amigo disse no outro tópico.....
Estes ipês estam em harmonia com o natural..
Eu estou tentando fazer umas mudas de ipê roxo virar bonsai...
mas vc ta de parabens.!
já até salvei estas fotos.
ehehe
abraço! _________________ Às vezes é necessario sacrificar coisa, que você pensava ser importante, para que no futuro possa alcançar o seu objetivo. (Marcio Gonzales Aggio)
Visite:
www.MUNDODOBONSAI.hpg.com.br |
|
|
 |
Thiago Giaconi 5.o PASSO

|
Enviada: Ter Dez 30, 2008 3:02 pm Assunto: |
|
|
bad_clusters escreveu: | Como o amigo disse no outro tópico.....
Estes ipês estam em harmonia com o natural..
Eu estou tentando fazer umas mudas de ipê roxo virar bonsai...
mas vc ta de parabens.!
já até salvei estas fotos.
ehehe
abraço! |
Obrigado
Tenho varios exemplares desta espécie...depois coloco outras fotos
Gosto muito do Ipê-amarelo...tenho alguns que ja froresceram.
Abraço
Thiago Giaconi |
|
|
 |
bad_clusters 2.o PASSO

Registrado: 21/08/08 Idade: 39 Mensagens: 227 Localização: Anápolis - GO
|
Enviada: Ter Dez 30, 2008 3:11 pm Assunto: |
|
|
manda no e-mail:
mundodobonsai@hotmail.com as fotos deles
abraço _________________ Às vezes é necessario sacrificar coisa, que você pensava ser importante, para que no futuro possa alcançar o seu objetivo. (Marcio Gonzales Aggio)
Visite:
www.MUNDODOBONSAI.hpg.com.br |
|
|
 |
Ivanil Pimentel Vieira PARTICIPANTE

Registrado: 21/12/05 Mensagens: 1504 Localização: coronel vivida pr
|
Enviada: Qua Dez 31, 2008 2:57 pm Assunto: |
|
|
Thiago,
quais são os macetes para se obter bonsai de ipê.Possuo cinco espécies, sendo três espécies com otimo tronco, mas estou encontrando dificuldade para formar galhos e uma boa cópa. Podei todos eles e estou partindo para a formação de galhos novamente.E alporquia se consegue com eles?
Um abraço - Ivanil |
|
|
 |
Thiago Giaconi 5.o PASSO

|
Enviada: Qua Dez 31, 2008 5:23 pm Assunto: |
|
|
Ivanil Pimentel Vieira escreveu: | Thiago,
quais são os macetes para se obter bonsai de ipê.Possuo cinco espécies, sendo três espécies com otimo tronco, mas estou encontrando dificuldade para formar galhos e uma boa cópa. Podei todos eles e estou partindo para a formação de galhos novamente.E alporquia se consegue com eles?
Um abraço - Ivanil |
Olá Ivanil,
Eu adquiri algumas mudas há uns 6 anos, todas em torno de 10cm, depois nunca mais consegui mudas desta mesma espécie, já semeei sementes de varios ipês, mas todos de qualidade diferente.
De todas as espécies de ipê a do exemplar acima é a melhor.
Todos os meus exemplares estão com um ótimo desenvolvimento, mas como já relatei eu os educo praticamente desde a semente, com podas e replantios anuais, além das regulares desfolhas pois é uma espécie caduca.
Nunca tentei obter mudas por alporquia.
Abraço
Thiago Giaconi |
|
|
 |
RIDDHA - JOSE JORGE

Registrado: 17/10/08 Mensagens: 87 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Qua Dez 31, 2008 11:32 pm Assunto: Ipê espécie |
|
|
Qual é a espécie? _________________ A Felicidade é uma atitude presente, não uma condição futura. |
|
|
 |
Thiago Giaconi 5.o PASSO

|
Enviada: Qua Dez 31, 2008 11:42 pm Assunto: Re: Ipê espécie |
|
|
riddha escreveu: | Qual é a espécie? |
Olá,
Não sei te informar com absoluta certeza, porém creio ser o popularmente conhecido Ipê-do-brejo (Tabebuia umbellata), oriundo das matas ciliares da Mata Atlântica.
Abraço
Thiago Giaconi |
|
|
 |
Ivanil Pimentel Vieira PARTICIPANTE

Registrado: 21/12/05 Mensagens: 1504 Localização: coronel vivida pr
|
Enviada: Qui Jan 01, 2009 9:05 am Assunto: |
|
|
Olá Thiago,
Bom início de ano!
meus ipês foram adquiridos e ganhos com mais de 1 mt de altura e minha dificuldade é conseguir ramificações com eles, aparecem com muito vigôr.Sempre produzo mudas de ipê amarelo e rosa para doações á pessoas conhecidas.Tenho algumas mudinhas e vou iniciar um trabalho desde pequenas para ver se consigo bons resultados.
Minhas plantas foram misturadas e preciso cataloga-as futuramente!
Qual substrato vc usa nos ipês?
Vc possui ipê preto? Comprei 10 sementes á 5 reais cada mas não germinaram, eram sementes bem maiores que a dos outros ipês. Foram adquiridos no Mescado Livre.Não consegui reposição e já decorreu mais de ano.
Um abraço - Ivanil |
|
|
 |
Thiago Giaconi 5.o PASSO

|
Enviada: Qui Jan 01, 2009 11:51 am Assunto: |
|
|
Ivanil Pimentel Vieira escreveu: | Olá Thiago,
Bom início de ano!
meus ipês foram adquiridos e ganhos com mais de 1 mt de altura e minha dificuldade é conseguir ramificações com eles, aparecem com muito vigôr.Sempre produzo mudas de ipê amarelo e rosa para doações á pessoas conhecidas.Tenho algumas mudinhas e vou iniciar um trabalho desde pequenas para ver se consigo bons resultados.
Minhas plantas foram misturadas e preciso cataloga-as futuramente!
Qual substrato vc usa nos ipês?
Vc possui ipê preto? Comprei 10 sementes á 5 reais cada mas não germinaram, eram sementes bem maiores que a dos outros ipês. Foram adquiridos no Mescado Livre.Não consegui reposição e já decorreu mais de ano.
Um abraço - Ivanil |
Olá Ivanil,
Um ótimo ano para você.
Eu uso em todas as minhas plantas o mesmo substrato, e nao tenho tido problemas com nenhuma delas (desde jabuticabeira até pinheiro negro), uso o Rendmax - Floreira da Eucatex, é um substrato muito bom, sei que não é o ideal para todas as espécies, porém todas as minhas plantas apresentam um desenvolvimento excelente, é um substrato rico em matéria orgânica e isento de ervas daninhas.
Eu já ví o anuncio do ipê-preto, mas não comprei...o ideal para semear o ipê é logo que vc colhe a semente e em grande número, pois muitas sementes não brotam, por isso é complicado semear apenas poucas, a chance de brotar é muito pequena.
Abraço
Thiago Giaconi |
|
|
 |
Luciano Pessoa 1.o PASSO

Registrado: 05/07/10 Idade: 44 Mensagens: 194 Localização: Curitba-PR
|
Enviada: Seg Jul 26, 2010 3:38 am Assunto: |
|
|
Olá Thiago, parabéns pelo seu ipê, gostaria de saber qual é a época para a desfolha dos ipês?
Muito obrigado
Abraço |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Seg Jul 26, 2010 8:17 pm Assunto: |
|
|
Luciano, o Ipê pode ser desfolhado agora.
Pergunto, qual a razão para vc desfolhar. Eu costumo podar os galhos para manter o adensamento. Se só desfolhar os ramos alongarão muito. Também, depende do estilo que vc quer.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Luciano Pessoa 1.o PASSO

Registrado: 05/07/10 Idade: 44 Mensagens: 194 Localização: Curitba-PR
|
Enviada: Seg Jul 26, 2010 9:51 pm Assunto: |
|
|
Oi Élio, nenhuma razão, só estou pesquisando mais sobre a espécie, pois o meu ipê é aquele que voce viu no meu tópico IPÊ AMARELO E CALIANDRA. Estou esperando o final do inverno para fazer o corte no tronco e transplantá-lo. Nesse meu caso, quando ele ja estiver brotado com várias folhas vou precisar desfolhá-lo para diminuir o tamanho das folhas, não é isso?
Muito obrigado
Abraço |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Seg Jul 26, 2010 10:38 pm Assunto: |
|
|
Luciano, quando surgirem as primeira folhas, vc irá PODAR o galho e não apenas desfolhas pois, como falei, os ramos ficarão alongados se só desfolhar.
Vamos lá no passo a passo:
Veja que ramos longos. Se só desfolhasse, os ramos continuariam longos. Então, deixa crescer até este tamanho e depois poda logo acima do 1º par de folhas.
Ano passado, no início de setembro fiz a PODA novamente. Nos galhos que eu queria que alongassem, aí sim, apenas desfolhei pelo pecíolo. (Não repare no defeito dos 2 galhos saíndo juntos. Erro da época quando comecei a fazer bonsai)
Outubro do mesmo ano, com nova brotação.
Verão, aí sim uma desfolha para que a nova folhagem (brotação de verão) venha menor, já que toda brotação de verão é mais fraca do que a brotação de primavera. E isso vale para todas as espécies.
Abril deste ano.
 _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
|