FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

quais os primeiros passos?
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Fabiana Bariri

MensagemEnviada: Ter Dez 30, 2008 5:21 pm    Assunto: quais os primeiros passos? Responder com citação

Olá!!!
Ganhei estas mudas e gostaria de estar trabalhando nelas, mas como principiante, não sei como proceder. Qual o primeiro passo? O que devo fazer?
Pitangueira e Ipê roxo:

Cereja da India:

Ate....
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Jan 01, 2009 7:40 pm    Assunto: Responder com citação

Fabiana Bariri,

para se chegar a um bonsai de forma completa em sua visão mais conservadora e mais correta é necessário que seja feito alguns procedimentos para se alcançar a estrutura e a estética necessária para se chamar uma planta de bonsai, do contrário se tem apenas uma planta em um vaso.

http://www.nativosdonordeste.com.br/paginas/informacoes_arquivos/estetica.htm

http://www.nativosdonordeste.com.br/paginas/informacoes_arquivos/criterios_basicos.htm

nos links acima você poderá conferir que bonsai não é apenas uma planta miniatura em um vaso. O site é do nosso colega do fórum, Sergivaldo Costa, excelente bonsaísta. Dê uma viajada no site para entender melhor e aprender algumas dicas importantes.

Suas mudas até que são boas, a pitangueira e a cerejeira, que é do rio grande e não da índia, são muito boas para iniciantes. O ipê roxo não, é bem mais complicado e necessita de mais conhecimento para obter uma planta com mais equilíbrio.

Para todas o melhor é a técnica do escorredor/mamadeira. É a maneira mais rápida para quem não tem local de plantio no chão. Ainda tem a vantagem de se colocar mais rapídamente em vaso raso no primeiro transplante.
Bom, acho que para início deve te dar uma confusão danada na cabeça. Dê uma olhada no site e faça uma procura no fórum sobre mamadeira e depois coloque suas perguntas e dúvidas.

T+
Edu Miranda
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jan 01, 2009 8:31 pm    Assunto: Responder com citação

Ola Fabiana, bem vinda a arte do bonsai. Lembro dos meus primeiros projetos de bonsai assassinei um por um vou te contar como os matei.
primeiro: Ao trocar a planta de um vaso para outro é necessário retirar boa parte do torrão de terra e o fato foi que deixei tempo demais exposta ao ar livre morreu de sede. bom era só eu ir molhando aos poucos enquanto fazia o transplante.
segundo: Tendo em mente que a planta cresceria mais rápido misturei um saco inteiro de adubo na terra;morreu intoxicada. agora sei, que adubo, só depois de inraizada.
terceiro: Por falar em terra plantei uma muda num barro vermelho sem o mínimo de oxigênio;morreu sufocada. cada planta necessita de um tipo de terra diferente mais em geral ultilize 50% de areia 25% caco de telha ou pedrisco e 25% material orgânico.

Por favor não cometas os mesmos erros que eu.
E agora é só seguir as dicas do amigo darkaso e mãos a obra.

Um abraço.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: