FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Ajudem meu Junipero
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Ale_Imortal

MensagemEnviada: Qui Jan 01, 2009 10:52 pm    Assunto: Ajudem meu Junipero Responder com citação

Olá, preciso de uma ajuda de vocês, como é o nome de meu Bonsai, Junipero Rigida ou Procumbens?achei parecido com eles, mas não sei qual é. Me ajudem, por favor. Outra coisa, meu Bonsai esta secando na ponta dos galhos, o que pode ser isso, será que ele esta morrendo?aguardo resposta.

Visto de tras

Vista de cima

vista de frente
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Alcides Junior
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Jan 02, 2009 6:50 am    Assunto: Responder com citação

Ale, ele é comumente chamado de Jacaré.
Juníperus horizontalis (cedro jacaré) - Sua principal característica é o crescimento rastejante, sendo por isso, muito indicado para os estilos "Cascata" e "Semi cascata". Também encontramos com bastante facilidade. É de fácil manuseio.
Ambiente: Planta característica de exterior. Seu habitat é tão diverso quanto seu crescimento. Adaptam-se desde zonas próximas ao mar até alturas de 3.70o metros. Preferem lugares ensolarados, porém os exemplares jovens e recém transplantados devem ser protegidos do excesso de sol. Não temem o vento e se adaptam a todo tipo de solo, desde que sejam bem drenados.

Rega: Regue abundantemente, verificando sempre se a terra secou antes de voltar a molhar. No verão, regue e borrife-o todos os dias diminuindo a frequência no outono e inverno, aumentando no início da primavera.

Adubo: Aplique adubo na primavera e no outono, com intervalo de duas a três semanas. Aumente a última dose do outono para preparar a árvore para o inverno. Não adube no verão e tampouco uma árvore doente ou recém transplantada.

Transplante: No início da primavera, antes que comece a brotar, a cada três ou cinco anos, em função da idade. Pode de 30 a 50% das raízes, que toleram bem a poda. Os juníperus preferem uma terra com boa drenagem, por isso aconselha-se aumentar um pouco mais a porcentagem de areia na mistura da terra – até 50%.

Poda: É necessário despontar os brotos novos, da primavera ao outono. Nunca corte as agulhas com a tesoura, mas com pinças ou mesmo com as unhas. Os juníperus têm a propriedade de voltar a brotar de maneira imprevisível. Por este motivo, evite eliminar toda a folhagem de um galho durante as podas, para não correr o risco de perder este galho por falta de brotação.

Limpeza: Elimine regularmente, desde a primavera até o outono, as agulhas amarelas. Limpe sempre a parte interna da árvore para sua folhagem se desenvolver melhor.

Aramação: Faça-a no outono e conservar o arame oito meses aproximadamente. Repita a operação todos os anos, até que tenha conseguido a forma desejada. Cuide que as agulhas não fiquem amassadas entre os arames.

Dicas: Escolha preferencialmente um vaso marrom não esmaltado ou esmaltado em tom de terra. Opte por vasos mais profundos, principalmente para exemplares mais velhos.
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Ale_Imortal

MensagemEnviada: Sex Jan 02, 2009 2:19 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigado Junior pelas dicas, gostaria de saber tbm se você sabe qual o motivo de minha planta estar secando nas pontas dos galhos?e o que posso fazer para evitar isso.

Abração!!
Alcides Junior
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Jan 03, 2009 6:35 am    Assunto: Responder com citação

Retire os ramos secos. se ele estiver saudável terá novas brotações.
盆栽、ライフスタイル。
Ale_Imortal

MensagemEnviada: Dom Jan 04, 2009 11:32 pm    Assunto: Responder com citação

Cara mas posso fazer esta poda no verão?Achei que so podia poda-los no fim do inverno?
Alcides Junior
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Jan 05, 2009 7:02 am    Assunto: Responder com citação

Ale, não estamos falando em podas, e sim em retirar o que ja está morto. Pode fazer sem problemas.
盆栽、ライフスタイル。
Ale_Imortal

MensagemEnviada: Seg Jan 05, 2009 12:03 pm    Assunto: Responder com citação

Blz cara, valeu pela ajuda, to fazendo ja isso. Um abração, daqui a alguns dias eu posto uma foto dele p vc ver e dar sugestões.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: