FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Euphorbia cotinifolia
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Edu Miranda
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jan 02, 2009 9:35 pm    Assunto: Responder com citação

darkaso como comentei com o Alfamega, Azalea spp, Buxus sempervirens, Ficus …….. Ficus elastica, Ficus lyrata, Juníperos …….. Juniperus spp, Tuya …….. Thuya spp, Ginkgo Biloba, Pyracantha, Schefflera, também são tóxicas e nem por isso deixaram de ser bonsai. quanto ao fato de sair leite ao aramar é porque não foi aplicado o metodo correto de aramação não se deve enrolar o arame em galhos jovens, apenas usar ganchos se não realmente sai leite (parece que estamos discutindo sobre uma vaca ,mais tudo bem). é uma tremenda barbaridade por parte dos bonsaistas deixar de cultivar esta espécie maravilhosa apenas porque sai leite.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Ivanil Pimentel Vieira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Jan 02, 2009 10:00 pm    Assunto: Responder com citação

Eduardo,

concordo contigo que outras espécies existentes no Brasil devem ser pesquizadas e os resultados obtidos sejam divulgados.

No início de 2006 surgiu um Tópico "Bonsai de Guabijú", e não apareceu nenhum bonsai da espécie ao menos neste Fórun.Sementes foram enviadas para sete Estados do Brasil, inclusive Nordeste, totalizando mais de vinte foristas contemplados com sementes.

O Guabijú é encontrado em todos os Estados do Sul, trata-se de uma planta nativa que produz frutos com polpa adocicada, muito disputada pelos pássaros e logo poderemos ver bonsai dessa espécie.

Quantas espécies disponiveis que poderão contribuir com os bonsaístas
Brasileiros.
São pouco divulgadas:Cambui,Cerejeira-do-rio-grande,Crássula,Cyca,Gardênia,Glícinias,Ipês,Jatobá,Liquidâmbar,Manacá,Marmeleiro,Pau-Brasil,Pau-ferro, e tantas outras.Sei do trabalho realizado pelo Sergivaldo na pesquiza e divulgação das plantas nativas do Nordeste.
Cabe portanto, a cada iniciante,intermediário ou bonsaísta fazer sua parte,trabalhando com plantas esquecidas ou pouco divulgadas que poderão ser incluidas junto ás tradicionais usadas no Brasil.

Abraço - Ivanil
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
Edu Miranda
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jan 02, 2009 10:25 pm    Assunto: Responder com citação

Ivanil , fui procurar imagens de guabijú, e percebi que foi a qual eu procurei por muito tempo o nome dessa planta e não encontrei, achei uma árvore dela em uma viagem que fiz para Espirito Santo, e é muito promissora para um bonsai recolhi algumas sementes que plantei em bh eboa parte germinou e será um prazer para mim poder trabalhar em algo tão raro no bonsai.
Alcides Junior
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Jan 03, 2009 6:53 am    Assunto: Responder com citação

Ivanil, bem lembrado o trabalho do Sergivaldo com as nativas do Nordeste, nós temos que nos aperfeiçoar nas nativas do Sul. A muda de guabiju que me mandou vai bem, as sementes estou esperando germinarem.
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Ivanil Pimentel Vieira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Jan 03, 2009 7:15 pm    Assunto: Responder com citação

Caro Eduardo,

é interessante vc verificar se as sementes colhidas no Espirito Santo e semeadas em BH são mesmo do Guabijú.Acabei descobrindo a página do Tópico com o título"Bonsai de Guabijú -Myrciantes Pungens" de minha autoria onde o forista Alexandre Mattoso, postou dados da planta existente no Sul, desde são Paulo até RGS.Sendo encontrada nos altos do Rio Uruguai passando ao Norte do Uruguai chegando a Argentina, Paraguai e Bolívia.Veja fotos dos frutos, folhas e da árvore na página l8 do Fórun Central, terceira mensagem.Se vc encontrou árvore da espécie no Espirito Santo possivelmente foi levada do Sul.

Amigo Junior,

o amigo está lembrado que converçamos de tua participação no Tópico citado acima"Bonsai de Guabijú" , pois é,visite a página e vamos então sair da dúvida!! Very Happy Very Happy Acho que o amigo vai ficar me devendo uma! Laughing Laughing Laughing
Sei que a mudinha e as sementes estão em boas mãos., pena mesmo não ter mais mudas para te enviar e esse ano a grande estiagem ter derrubado quase todos os frutos ainda verdes.
Quando postei o Tópico iniciando na arte, apareceu toda a cavalaria montada do Fórun querendo saber tudo do Guabiju: Minha Madrinha Angela, Sergivaldo, nicky e outros foristas.Ufa, foi um sufoco!!!

Desculpe ter falado muito do Guabijú, mas verão que éla merece aparecer no Brasil como um lindo bonsai.

Abraço - Ivanil
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Jan 03, 2009 8:19 pm    Assunto: Responder com citação

Edu,

já tive a oportunidade de ver um bonsai com cotinus e achei uma bela planta. Estava bem estruturada e me pareceu em harmônica para a espécie. Acho que vale a pena, mas é difícil de encontrar em hortos e floriculturas.

Quanto á toxidade, a dela é mais do que as planta citadas por você, o que realmente não tem tanto problema se formos fazer bonsai e não comê-las. A modelagem por ganchos deixa a planta pouco natural com uma curvatura muito circular. Acho que enrolar ráfia nos galhos e aramar pode ser uma ajuda para não deixar de modelar corretamente. Ainda tem a possibilidade de modelar apenas com podas, algumas espécies podem ser conduzidas assim sem perda nenhuma.

T+
Edu Miranda
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Jan 03, 2009 9:18 pm    Assunto: Responder com citação

Ivanil não lembro de textura do tronco mais as folhas e os frutos são identicos, lembro que as frutas mancharam minha mão de roxo.

darkaso você pode facilmente encontrar estacas em lotes vagos na orla da pampulha.
Ivanil Pimentel Vieira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Jan 04, 2009 9:07 am    Assunto: Responder com citação

Edu,

deve tratar-se da mesma planta...a polpa do fruto é adocicada,descarta-se a semente.

Um abraço - Ivanil
Marcos Paulo Duarte
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jan 05, 2009 1:22 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Edu,

Muito bonita sua planta, mas o amigo confundiu o nome da planta,
não é um Cotinus e sim uma Euphorbia cotinifolia, da família Euphorbiaceae, nativa da região dos Andes.

cotinus:

euphorbia cotinifolia:

tem muitas dessas euphorbias por aqui, também estou tentando um bonsai com ela.
parabéns pela planta

abraços

Estamos aqui para isso: ensinar o pouco que sabemos e aprender o muito que não conhecemos

Marcos
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Edu Miranda
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jan 05, 2009 6:58 pm    Assunto: Responder com citação

Marcos Paulo muito obrigado pela correção. já corrigi o forum.
um abraço.
Paulo Giovani

MensagemEnviada: Qua Jan 13, 2010 3:20 pm    Assunto: Responder com citação

Eu tenho um bonsai dessa espécie com 12 anos que eu mesmo fiz. Como fiz uma poda radical nele recentemente vou esperar ele se recuperar para tirar algumas fotos e postar aqui no fórum.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Paulo Giovani

MensagemEnviada: Qua Jan 13, 2010 3:21 pm    Assunto: Responder com citação

Se aramar uma planta dessas tem que deixar folga para não machucar o galho. Seus frutinhos são venenosos!!!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
IanaMel
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Jan 13, 2010 5:11 pm    Assunto: Responder com citação

Nossa, é um sonho essa planta! Acho simplesmente maravilhosas plantas que tem folhagens nessa cor púrpura, infelizmente nunca havia visto ela, acho que n tem por aqui... será que ela n daria umas sementinhas, aí eu mandava um envelope selado....assim eu plantava, esperava crescer e um dia podia ter um bonsai dela...
cesar_alr
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Jan 13, 2010 8:32 pm    Assunto: Responder com citação

Amigo posta ae a evolução da sua planta, depois que vi este tópico ano passado ( se não me engano ) também consegui uma muda.

Esta planta lembra minha infância a criançada falava que era dela que os sapos tiravam o leite ( acreditavamos que os sapos cuspiam o leite nos olhos das pessoas como forma de defesa, e esse leite deixava o infeliz cego Embarassed ) ahuahua
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
CARLOVICH
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Jan 13, 2010 8:56 pm    Assunto: Responder com citação

Pessoal eu não consigo ver agora... mas no final da minha rua tem uma árvore..veja bem..escrevi árvore.... com folhas bordôs como esta... tem pelo menos de 5 a 8m... eu acho... se for ela vou tentar roubar umas 200 estacas... que acham...? como fazer as estacas... cortar, em ângulo ou reto...
usar serrote... em ângulo... etc..ou quebrar? depois de separada, abrir em forma de cruz a ponta... ou só descascar? etc etc etc...quero tentar...
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo
Página 2 de 4

Ir para: