|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
| Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
| Autor |
Mensagem |
Nivorley 1.o PASSO

Registrado: 28/05/07 Idade: 49 Mensagens: 147 Localização: Assis Chateaubriand - PR
|
Enviada: Sex Nov 07, 2008 3:11 pm Assunto: |
|
|
OI..
muito legal essa sua jabu...
tenho duas aqui comigo... uma ja esta trabalhada e começando a brotação - assim como a sua.
A outra ainda nao mexi.
Vou preparar as fotos pra por aqui..
Parabens pelas suas plantas. e boa sorte! _________________ A pouco mais de tres ano na tentativa de cultivar bonsai..... |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Dom Nov 09, 2008 8:12 am Assunto: |
|
|
Fran,
eu ficaria com a segunda foto também, mas agora não vale a pena mexer nela. Se ela deu alguns galhos mais baixos pode fazer um corte nessa galho da esquerda que está mais para dentro. Seu calibre não permite aramar e ele não está tão bom.
Acho que seria uma planta com melhor conicidade.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 65 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Dom Nov 09, 2008 8:36 am Assunto: bonsai |
|
|
Fran, dentre as projeções, a melhor na minha modesta opinião é a do Patrik Machado, exceto, é claro, pelo jin, que não deve ser realizado, vez que, em se tratando de uma mirtacea/frutifera, não ficaria muito interessante.
Nas duas projeções mostradas por voce, eu teria optado pela que permitira a construção em estilo moyogi, vez que sua jabu, sendo uma hibrida, atingiria uma ótima brotação que facilitaria melhor o trabalho futuro nesse sentido.
Mas isso não quer dizer que não possa, igualmente, ter uma boa estruturação dentro da projeção do Patrik. É deixar a planta crescer livremente, adubando bem, e esperar que as brotações mais adequadas se firmem e venham a suportar aramação. Lembre-se apenas de eliminar as brotações que não irão servir para a composição, bem como cortar fora os "brotos ladrões", que geralmente surgem por todo o tronco, bem como nas raízes próximo da base. Eles subtraem os nutrientes necessários aos galhos selecionados e não servem para nada.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Franciane 2.o PASSO

Registrado: 03/03/07 Idade: 46 Mensagens: 315 Localização: Fortaleza-Ce
|
Enviada: Dom Nov 09, 2008 9:26 am Assunto: |
|
|
Oi pessoal estou mesmo precisando definir mais na próxima poda.
Só estava em dúvida qual galho deixar.
Nick, eu também gostei da projeção do Patrick, sem o jin.
Outras pessoas me disseram também que não é apropriado fazer jin na jabuti.
Nevorlei, obrigada pelo elogio, poste mesmo as fotos das suas jabutis pra gente ver.
Darkaso, obrigada pela projeção. _________________ Franciane |
|
|
 |
Franciane 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Jan 05, 2009 11:23 am Assunto: |
|
|
Aqui esta minha jabu cheia de brotos!!
Sugestões são bem vindas !!
 _________________ Franciane |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Jan 05, 2009 7:16 pm Assunto: bonsai |
|
|
Fran, ainda que sua jabu pareça linda, assim cheia de novas brotações, vc terá que reduzir um pouco a altura do galho da esquerda e do primeiro à direita, para estabelecer uma relação mais harmoniosa para a parte aerea.
Em todo caso, o certo seria reduzir a altura um pouco mais, e criar uma estrutura mais compacta, considerando o tamanho e grossura do tronco. O nebari apresenta uma caracteristica negativa, então, talvez, seja o caso de, senão puder ser corrigido, ser enterrado parcialmente, de forma a "maquiar" essa irregularidade.
Parabens pela ótima aquisição. Não deixe de postar resultados e avanços na planta futuramente, ok/  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Ter Jan 06, 2009 11:00 am Assunto: |
|
|
Fran
A outra frente não fica com um nebari melhor??? _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
Franciane 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Jan 06, 2009 12:12 pm Assunto: |
|
|
É realmente o nebari não ficou legal com esta frente.
Vou tirar novas fotos.
E quanto ao estilo ??
Ainda estou meio perdida, pensei no tradicional hokidashi, copa arredondada. Mas do jeito que esta não dá né!!
Nicky você sugere reduzir os galhos laterais, pensando num moyogi, é isso??
Entendi certo ?? _________________ Franciane |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Jan 07, 2009 8:31 am Assunto: bonsai |
|
|
Fran, eu não sugeri um moyogi por achar que um hokidashi fica melhor nessa jabu. Então, ao cortar os galhos, eu quis dizer reduzir a altura da planta, e não eliminá-los de vez, ok?
A estrutura aerea está boa, mas ao reduzir a altura dos galhos, dos tres, ficará algo mais compacto, facilitando inclusive o trabalho de formação da ramificação futura deles. Uma boa condução para esses galhos, via brotação, deverá ser efetuada primeiramente com aramação, e em seguida com podas de manutenção sucessivas e desfolha. Mestre Hidaka, por exemplo, entre final de novembro e inicio de fevereiro, desfolha até tres vezes suas jabu e pitangueiras.
E adubo nelas, é claro, pois comida é algo que faz crescer e ficar bonito, né?  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
|
|
 |
Franz Lopes 3.o PASSO

Registrado: 28/02/07 Idade: 51 Mensagens: 522 Localização: João Pessoa - PB
|
Enviada: Qua Jan 07, 2009 10:30 pm Assunto: |
|
|
Como vai Fran,
Bela Jabu...
Também gosto muito dos desafios que esta espécie sempre nos apresenta quanto à formação da copa. As brotações surgem pra todo lado... As vezes fica difícil escolher o destino...
Mas com sua persistência, você dará um futuro promissor ao seu exemplar.
Diante da ajuda inestimável que vens tendo dos amigos do fórum, recomendaria apenas que priorizasse a adubação orgânica e cuidado com a falta de umidade. Jabus gostam de umidade, porém sem excessos.
Parabéns e boa sorte.
Abraços
Franz Lopes |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|