|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Thiago Giaconi 5.o PASSO

Registrado: 24/12/08 Idade: 39 Mensagens: 872 Localização: Guaratinguetá-SP
|
Enviada: Sex Dez 26, 2008 3:35 pm Assunto: Giaconi - Castanheira do Maranhão 1 |
|
|
Outro de meus exemplares, espero que gostem.
By bonsaigiaconi
Castanha do Maranhão (Bombacopsis glabra)
Editado pela última vez por Thiago Giaconi em Qui Mar 25, 2010 9:17 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
Thiago Giaconi 5.o PASSO

|
Enviada: Ter Dez 30, 2008 1:29 pm Assunto: |
|
|
Aguardo comentários
Editado pela última vez por Thiago Giaconi em Sex Jan 09, 2009 5:55 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Seg Jan 05, 2009 9:50 am Assunto: bonsai |
|
|
Em meu acervo de publicações, tenho uma revista que mostra um grupo formado por tres plantas da espécie "CICA REVOLUTA", plantadas em uma bandeja. À época em que a foto foi tirada, mostrava o proprietario como sendo um tal Bonsai Arquitetura. Esse tipo de trabalho, ainda que atrativo, não é visto como bonsai pelos "experts" de plantão, que igualmente desconsideram nesse pormenor os bonsai de "bananeira", os de crássula, etc.
Acredito que tudo é arte, e é relativo ao interesse e ao agrado de cada um a maneira como acha mais adequado estabelecer o que cultivar e o que envasar, independente da opinião alheia. Taxar isso ou aquilo de não-bonsai é fácil, dificil mesmo é manter a posição e apresentar trabalhos como esses, sabendo que poderá sofrer execração publica por parte de bonsaistas consagrados e mesmo de outros nem tanto assim.
Assim, dentro desse contexto visual, temos algumas plantas que, por sua exoticidade e mesmo invialibilidade técnica, vez que não aceitam ou não têm como serem aplicadas nelas as técnicas classicas de formação de um bonsai, são envasadas e apresentadas como tais:
Rosa do Deserto, ou ADENIUM:
A crássula, em uma de suas inumeras variedades, foi apresentada certa vez ilustrando a capa de um livro técnico de bonsai:
Portulacária Afra:
Lembro que o bonsaista JOCA, do Rio de Janeiro, certa vez apresentou sua versão de bonsai de bananeira, causando estranheza na maioria dos bonsaistas que o conheciam. Mas, como ele tinha cacife para tanto, aceitaram de boa essa "extravagancia".
Bananeira bonsai:
[img]http://hoz49.files.wordpress.com/2008/04/bonsai07.jpg?w=397&h=529[/img]
Extravagancia e exageros à parte, creio que há muito na nobre arte bonsai para ser explorado. Vez ou outra alguem aparece com alguma novidade, como essa sua castanheira, que suscita discussões sobre se é ou não bonsai, se pode ou se não pode, se deve ou se não deve. É bem como escrevi acima: vai do gosto de cada um, da cabeça de cada um. Somos livres para fazer o que quisermos e apresentarmos o que julgarmos bonsai ou não. Agora, todos são livres, igualmente, para aceitar, recusar, criticar e torcer o nariz para essas nossas liberdades, não é mesmo? Viva la Democracia....  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Thiago Giaconi 5.o PASSO

|
Enviada: Sáb Jan 10, 2009 1:18 pm Assunto: |
|
|
Olá Nickyfury,
Eu acredito que bonsai é acima de tudo uma arte, tal como a pintura, a escultura, a música...e como toda arte, não há limites para a criação, muitos não gostam de Picasso, outros falam que pintura abstrata não é arte, alguns dizem que a Mona Lisa é a pintura de uma "mulher feia", mas a arte está além da estética, além do tempo e muito, muito além de qualquer definição definitiva.
Lindos os exemplares acima.
Abraço
Thiago Giaconi |
|
|
 |
Franz Lopes 3.o PASSO

Registrado: 28/02/07 Idade: 50 Mensagens: 522 Localização: João Pessoa - PB
|
Enviada: Sáb Jan 10, 2009 5:14 pm Assunto: |
|
|
Giaconi, Nick...
Concordo em gênero, número e grau...
Acima de tudo a arte bonsai deve representar a satisfação visual ou artística de quem conduziu o exemplar ao longo de um tempo quase sempre dilatado em anos...
Também acredito que por vezes e de maneira equilibrada, devemos romper algumas regras...
Estou conduzindo uma palmeira chameadora, auxiliado com algumas recomendações de Dom Mario que possui alguns exemplares, onde pretendo futuramente coloca-la em vaso de bonsai. Acredito na estética do conjunto.
E a estética do conjunto de sua planta Giaconi esta bem representada.
Parabéns!!!
Franz Lopes. _________________ "O que fazemos em vida, ecoa na eternidade" |
|
|
 |
Thiago Giaconi 5.o PASSO

|
Enviada: Sáb Jan 10, 2009 6:29 pm Assunto: |
|
|
Muito Obrigado Franz!!!
Forte abraço
Thiago Giaconi |
|
|
 |
Fabiana Bariri
Registrado: 27/12/08 Idade: 42 Mensagens: 8 Localização: Bariri-SP
|
Enviada: Dom Jan 11, 2009 11:26 am Assunto: |
|
|
sou principiante e não entendo muito, mas acredito que quando nos agrada é o q importa...
sua planta para mim é linda!!!! |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

Registrado: 03/10/08 Idade: 41 Mensagens: 2019 Localização: Ijuí-RS
|
Enviada: Dom Jan 11, 2009 11:38 am Assunto: |
|
|
Quero fazer algo parecido com esta castanheira em um mamoeira que consegui recentemente, só o tempo dirá se vou conseguir. |
|
|
 |
Thiago Giaconi 5.o PASSO

|
Enviada: Dom Jan 11, 2009 2:19 pm Assunto: |
|
|
Fabiana Bariri escreveu: | sou principiante e não entendo muito, mas acredito que quando nos agrada é o q importa...
sua planta para mim é linda!!!! |
Obrigado Fabiana
Abraço
Thiago Giaconi |
|
|
 |
Thiago Giaconi 5.o PASSO

|
Enviada: Dom Jan 11, 2009 2:29 pm Assunto: |
|
|
Arzivenko escreveu: | Quero fazer algo parecido com esta castanheira em um mamoeira que consegui recentemente, só o tempo dirá se vou conseguir. |
Isso mesmo Arzivenko,
tudo é possível, quando estivar pronto eu vou querer ver.
Abraço
Thiago Giaconi |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|