Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Thiago Giaconi 5.o PASSO

Registrado: 24/12/08 Idade: 39 Mensagens: 872 Localização: Guaratinguetá-SP
|
Enviada: Qui Jan 01, 2009 3:29 pm Assunto: Giaconi - Flamboyan |
|
|
Pré-bonsai de Flamboyan

Editado pela última vez por Thiago Giaconi em Qui Mar 25, 2010 9:08 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
Edu Miranda 2.o PASSO

Registrado: 22/11/06 Idade: 41 Mensagens: 205 Localização: Belo Horizonte-MG
|
Enviada: Qui Jan 01, 2009 5:56 pm Assunto: |
|
|
Nossa seu Flamboyan me lembra muito árvores nativas da África quem tem essa forma devido às girafas se alimentarem de sua base. Muito exótica a sua planta, também tenho uma com dois metros de altura passando por um processo de engrossamento de tronco.
talvez isto sirva de inxpiração.
Um abraço. _________________ Eduardo Miranda
Belo Horizonte MG
Editado pela última vez por Edu Miranda em Qui Jan 01, 2009 6:08 pm; num total de 2 vezes |
|
|
 |
Thiago Giaconi 5.o PASSO

|
Enviada: Qui Jan 01, 2009 6:03 pm Assunto: |
|
|
Edu Miranda escreveu: | Nossa seu Flamboyan me lembra muito árvores nativas da África quem tem essa forma devido às girafas se alimentarem de sua base. Muito exótica a sua planta, também tenho uma com dois metros de altura passando por um processo de engrossamento de tronco.
Um abraço. |
Olá Edu,
Gostei do seu ponto de vista, parece mesmo!!
Abraço
Thiago Giaconi |
|
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Qui Jan 01, 2009 7:38 pm Assunto: |
|
|
É difícil vermos exemplares de flamboyant. O seu está encaminhado. Parabéns amigo. _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
Thiago Giaconi 5.o PASSO

|
Enviada: Qui Jan 01, 2009 7:58 pm Assunto: |
|
|
Marcos Castilho escreveu: | É difícil vermos exemplares de flamboyant. O seu está encaminhado. Parabéns amigo. |
Olá Marcos,
Obrigado
Abraço
Thiago Giaconi |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Dom Jan 04, 2009 7:45 am Assunto: bonsai |
|
|
Há alguns anos um forista explicou detalhamente uma técnica que ele empregava para formar uma base mais interessante no tronco de plantas dessa especie e de outras semelhantes. Eu achei um diferencial, vez que isso permite criar uma estrutura mais bonita e elegante.
A técnica, basicamente, consistia em fazer cortes retos a partir de uma determinada altura do tronco, em direção as raizes, em toda a volta. Isso força a planta a emitir calosidades, e, em consequencia, com os cortes sendo renovados a cada ano, essas calosidades tornam-se semelhantes a aletas laterais, encorpando o tronco e dando-lhe uma aparencia robusta.
A finalização agrega para a planta uma forma parecida com as das arvores abaixo:
 _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Thiago Giaconi 5.o PASSO

|
Enviada: Dom Jan 04, 2009 2:03 pm Assunto: |
|
|
Olá Nickyfury,
Eu lí este artigo, achei bem interessante
Tenho algumas mudas desta espécie, vou aplicar a tecnica depois coloco o resultado.
Abraço
Thiago Giaconi |
|
|
 |
Bruno NF
|
Enviada: Sex Jan 09, 2009 8:14 am Assunto: |
|
|
Olá, eu estava olhando os post e vi esse, achei interessante porque não acho facil exemplares de Flamboyant. Eu tento cultivar um aqui no meu apartamento faz 5 ou 6 anos, não me lembro bem quando comecei, olhem como ele está agora. Digam o que acham, eu adoraria ouvir, mesmo que seja pra dizer que acham feio.
Essa foto tirei antes de cortar um pouco as folhas
folhas dormindo
folhas acordadas
botei essa moeda de 50 centavos ai pra dar uma noção
detalhe do tronco |
|
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Sex Jan 09, 2009 5:29 pm Assunto: |
|
|
Bruno tá legal o seu Flam. É muito difícil dar movimento ao tronco do flamboyant também tento lidar com esta espécie mais é difícil. Formar copa então nem se fala. _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
Franz Lopes 3.o PASSO

Registrado: 28/02/07 Idade: 50 Mensagens: 522 Localização: João Pessoa - PB
|
Enviada: Sex Jan 09, 2009 9:57 pm Assunto: |
|
|
Marcos, Bruno,
Realmente é difícil a condução do tronco do Flamboyant, especialmente pelo fato do exagerado crescimento vertical. Também tenho tentado conduzir alguns exemplares plantados desde semente. E por falar nisso, a propagação por semente (misho) nesta espécie é bem fácil. Sempre tive bom índice de brotação.
Abraço.
Franz Lopes. _________________ "O que fazemos em vida, ecoa na eternidade" |
|
|
 |
Thiago Giaconi 5.o PASSO

|
Enviada: Sáb Jan 10, 2009 12:35 pm Assunto: |
|
|
Olá Bruno,
Muito bonito seu exemplar, realmente é uma espécie complicada de se lidar, mas sempre vale a pena.
Parabéns
Abraço
Thiago Giaconi |
|
|
 |
Paulo Ramos 1.o PASSO

|
Enviada: Dom Jan 11, 2009 10:04 pm Assunto: |
|
|
Oi pessoal!!!
Bruno, sua planta está bonita. Eu tenho 7 Flam com idade de 1 ano e 3 meses. Sou grande admirador dessa espécie.
A todos que postaram neste tópico, gostaria de saber a opinião de vocês quanto a planta do Bruno. Gostaria de saber se esse Flamboyant, plantado na bandeja, já pode ser considerado Bonsai. Ou é apenas uma muda?
Na minha opinião, a planta deveria estar em um vaso maior para o melhor desenvolvimento do tronco.
Abraços!!! |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 51 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Seg Jan 12, 2009 10:26 am Assunto: |
|
|
Oi pessoal
Apesar de ter pouco contato em trabalhar flamboyant, tenho uma pequena planta da espécie há uns três anos e gostaria de opnar...
NÃO VEJO MUITA DIFICULDADE NA ESTILIZAÇÃO!
As belas árvores dela que vejo nas ruas tem um estilo UMBRELA, mais ou menos parecido com um guarda-chuva, certo!!!???
Esta Jabu do amigo Duilio(_newbe) define muito bem este estilo:
Este Flam, foto retirada da net, também serve como inspiração :
Então, pra mim, aí está parte fundamental quando vamos moldar a espécie . Fica mesmo difícil formar em outro estilo pois os galhos mais baixos tendem a secar
Porém:
- Tronco e galhos aceitam bem aramação enquanto novos;
- Também pode ser feito poda radical;
- Desfolha idem;
- A técnica de melhoramento do nebare com cortes, na matéria citada, é comprovadíssima ;
- Na mesma matéria(ver fórum:MATÉRIAS), também é mostrado como formar a copa em "umbrela" tracionando ou aramando as pontas dos galhos para baixo!
- Em bonsai pequenos, as vezes uma folha, principalmente folha composta, pode ser usada para das a impressão de um galho isso deve ser usado no flamboyant, podendo até usar arames finos para posicioná-las melhor .
Depois vou tirar uma foto do meu Flam... é fininho por falta de espaço, mas dá pra mostrar sobre o que comentei. _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 51 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Seg Jan 12, 2009 10:37 am Assunto: |
|
|
Paulo Ramos escreveu: | Oi pessoal!!!
...A todos que postaram neste tópico, gostaria de saber a opinião de vocês quanto a planta do Bruno. Gostaria de saber se esse Flamboyant, plantado na bandeja, já pode ser considerado Bonsai. Ou é apenas uma muda?
Na minha opinião, a planta deveria estar em um vaso maior para o melhor desenvolvimento do tronco.
Abraços!!! |
Paulo
a definição quanto a ser ou não um bonsai é muito complicada... pode variar de pessoa, escola, etc...
O certo é que tecnicamente um bonsai deva parecer uma réplica de árvore (não qualquer árvore, e sim uma bela árvore) em harmonia com um vaso/bandeja! Pra isso não importa necessariamente a idade nem a grossura da planta... e sim o talento do artista  _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
GustavoLP 1.o PASSO

Registrado: 27/02/08 Mensagens: 121 Localização: Santa Maria - RS
|
Enviada: Qui Fev 26, 2009 10:18 am Assunto: |
|
|
Muito bonita sua planta, mas tem certeza que é flamboyant? Parece uma sibipiruna!
abraço _________________ ___________
"Uma mente que se abre a uma nova idéia jamais retornará ao seu tamanho original" (Albert Einstein). |
|
|
 |
|