|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Arzivenko PARTICIPANTE

Registrado: 03/10/08 Idade: 41 Mensagens: 2019 Localização: Ijuí-RS
|
Enviada: Seg Jan 05, 2009 1:38 pm Assunto: Pingo Douro |
|
|
Pessoal, fiz um yamadori em meu quintal, espero que me ajudem nessa planta, estou cego, não sei oque fazer.
Na verdade eu acho que eram duas mudas, mas agora está impossível de separá-las. Talvéz seja necessário cortar uma delas, ou seguir com o tronco duplo. O que fiz foi uma poda drástica, algum tempo atrás, enquanto ela ainda estava na terra, então agora que rebrotou, resolvi passar para o pote.
aqui a planta bruta:
Primeira opção de frente:
Segunda opção de frente, inclusive com um Uro, porém com galho direcionado ao espectador.
 |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Seg Jan 05, 2009 8:08 pm Assunto: bonsai |
|
|
Escolhendo como frente a ultima foto mostrada, sugiro cortar esse galho mais fino que cresce numa curva, bem como o outro galho que nasce na base do tronco da esquerda.
A Duranta, ou pingo de ouro, aceita bem trabalho em shari e jin, então não se acanhe em usar essas técnicas para aprimorar sua planta, se achar necessário. Como essa espécie responde bem, com forte brotação em todo o tronco, poderá formar um lindo bonsai tronco duplo.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Jan 06, 2009 7:18 am Assunto: |
|
|
Obrigado Nick, vou procurar uns exemplos de tronco duplo na internet pra usar como inspiração. |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Ter Jan 06, 2009 10:30 am Assunto: |
|
|
Concordo plenamente com a sugestão do amigo Nicky! _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Jan 07, 2009 8:45 am Assunto: bonsai |
|
|
Para facilitar sua busca, procure pelo nome do estilo: SOKAN BONSAI. No google, em imagens, abrem diversas paginas mostrando lindos bonsai cultivados nesse primoroso mas não menos dificultoso estilo. Dentre os desenhos, há um em particular de que gosto muito, feito pelo bonsaista/forista e artista carioca Marcelo Duprat:
Outros desenhos igualmente instrutivos poderão ser visualizados no forum francês Parlons bonsai, mas adianto que é preciso antes fazer o cadastro (gratuito), para poder navegar no site:
http://www.parlonsbonsai.com/ _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Jan 11, 2009 8:41 pm Assunto: |
|
|
Nick, pensei muito no que tu propôs pra essa planta, mas antes de assumir uma atitude tão radical resolvi fazer isso...
Agora resta saber a opinião de vocês... |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Jan 11, 2009 9:07 pm Assunto: bonsai |
|
|
Vc já ouviu aquele ditado que diz: trocar seis por meia duzia? pois é, foi o que vc fez em sua planta. Com um senão: o galho em que fez shari, no final próximo do ápice, ficou pouco natural, sem conexão ou harmonia com o resto da planta.
As vezes temos que fazer algo que parece um sacrificio, para, no final, termos em mãos algo que valha a pena. Parece um paradoxo, mas é assim que funciona no bonsai. Ao longo dos anos em que venho praticando e aprendendo, sempre, tive que abrir mão de certos temores, visando justamente seguir a linha correta. Talvez em meu viveiro eu não tenha tantas obras de arte, mas tenho muita coisa boa, que resultou justamente de ter tomado a melhor atitude quando recebi boas orientações nesse sentido.
Claro que, as que fiz mal feitas, ou seguindo orientações equivocadas, lá na frente tive que mudar e reiniciar a planta. As vezes, reiniciei tudo, inclusive o tronco principal. Mas só assim é que aprendemos de verdade a fazer bonsai.
Ainda sou de opinião que um tronco duplo ficará melhor nessa planta.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Jan 11, 2009 10:05 pm Assunto: |
|
|
hahaha, obrigado pelo puchão de orelha, só pensei em dar uma trabalhada na planta antes de partir pro ataque.. vou esperar uns dias, pra ver como ela se comporta, ai entao eu trabalho novamente. |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Jan 19, 2009 6:24 pm Assunto: |
|
|
Nick, pronto, segui teu conselho...
Fiz um tratamento de choque no pingo douro, agarrei pelos galhos e forcei até desgrudar as duas plantas.. vejam só..
E assim ficou o tronco duplo, já dei uma aramada, mas vou esperar o desenvolvimento antes de mostrar novamente.
 |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

|
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Fev 08, 2009 12:39 pm Assunto: |
|
|
Após mais uma poda, aqui estamos. Acho que o tronco-duplo está bem encaminhado agora, que tal?
 |
|
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Dom Fev 08, 2009 8:43 pm Assunto: |
|
|
Ficou melhor sem dúvida. _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Dom Fev 08, 2009 10:48 pm Assunto: |
|
|
Também concordo, ficou muito melhor!!
Abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Fev 09, 2009 11:52 am Assunto: |
|
|
Ficaram algumas cicatrizes feias na parte interna do galho da direita, vou tentar "tapar" o problema com as novas brotações, de qualquer maneira, se alguem tiver alguma sugestão para o projeto desta planta, estamos aceitando críticas... |
|
|
 |
f.dimas
Registrado: 29/12/08 Idade: 50 Mensagens: 8 Localização: Vilhena-RO
|
Enviada: Seg Fev 09, 2009 6:02 pm Assunto: |
|
|
agora tá no caminho. ficará legal. sugiro você cortar o galho mais fino na altura do broto e deixa ele crescer como ápice. mas veja outras opiniões. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|