FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Alporquia em junipero
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Wagner Trindade

MensagemEnviada: Dom Jan 25, 2009 6:59 pm    Assunto: Alporquia em junipero Responder com citação

Amigos,

É possível fazer alporquia em junipero? Se sim, qual a época certa para fazer isso? Qual a melhor técnica: tirar um anel (circular todo o tronco) ou fazer um corte intercalado? É muito demorado para enraizar?

Agradeço a ajuda!!

Um abraço a todos,
Wagner Trindade
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Jan 26, 2009 10:13 am    Assunto: Responder com citação

É muito eficiente a alporquia em juníperus. Ele deve ser feita de preferência na primavera ou verão, ou seja, no período de crescimento. retire todo o anel da casca. O enraizamento se dá em 60-90 dias e o alporque já pdoe ser retirado.
Detalhe importante: Na hora de retirar o alporque não corte nada da folhagem se não acaba matando as raizes e o alporque não vingará. Se o galho a fazer o alporque é muito grande, é melhro podar parte dele no mesmo momento em que faz o alporque, assim na hora de retirar a muda não precisará tirar execsso de massa verde.
Em outras plantas é normal se retirar boa parte da folhagem no moemtno de plantar o alporque, mas nos juníperos a coisa é dieferente.

abraços
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Wagner Trindade

MensagemEnviada: Seg Jan 26, 2009 10:51 am    Assunto: Responder com citação

Elio, obrigado!

Estou com um junipero lá em casa que plantei de semente. Durante um tempo eu não tinha onde deixá-lo e coloquei na casa da minha mãe. Ela, na maior boa vontade, plantou no chão e ele cresceu a vontade mas ficou impossível fazer dele um bonsai. Coloquei de volta em um vaso grande e tenho usado há uns 04 anos como árvore de natal. Para o ano que vem ele não vai caber na minha sala e essa é a desculpa que eu usei com minha mulher para fazer uma alporquia.

Vou tirar a ponta dele (uns 40cm) para um chokkan e deixar a parte de baixo para árvore de natal Wink

Espero que o alporque dê certo.

Bom, se o verão é a época certa vou por mãos à obra neste final de semana.

Um abraço,
Wagner
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Gustavo Sutilo Martins

MensagemEnviada: Seg Jan 26, 2009 2:34 pm    Assunto: Responder com citação

Elio Luis Secchi escreveu:
É muito eficiente a alporquia em juníperus. Ele deve ser feita de preferência na primavera ou verão, ou seja, no período de crescimento. retire todo o anel da casca. O enraizamento se dá em 60-90 dias e o alporque já pdoe ser retirado.
Detalhe importante: Na hora de retirar o alporque não corte nada da folhagem se não acaba matando as raizes e o alporque não vingará. Se o galho a fazer o alporque é muito grande, é melhro podar parte dele no mesmo momento em que faz o alporque, assim na hora de retirar a muda não precisará tirar execsso de massa verde.
Em outras plantas é normal se retirar boa parte da folhagem no moemtno de plantar o alporque, mas nos juníperos a coisa é dieferente.

abraços

Elio Luis Secchi,

Quanto às orientações que você passou, fiquei com algumas dúvidas....
Qual deveria ser a proporção entre massa verde e raizes do alporque.??

Na verdade, deixa eu te expor o meu caso. Trata-se de um junípero Kaizuka. O Local do alporque tem quase 2cm de diâmetro, e eu fiz o anel de maphigue (não sei como se escreve) com o mesmo tamanho do diâmetro, ou seja, 2 cm. Acima do anel, e é exatamente a parte que desejo destacar da planta pelo alporque, ficaram uns 50 cm da planta, sem que eu reduzisse a folhagem. Já faz uns 15dias que eu fiz o alporque.
Gostaria de saber se eu deixei muita massa verde??
Se ainda é possível reduzir a massa verde??
Se eu devo deixar a planta a pleno sol ou à meia-sombra?
Se quando for umidecer o alporque devo adicionar mais hormônio enraizante??

São várias perguntas, mas tb muitas são as dúvidas.
Agradeço se puder me ajudar.

Obrigado
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Edney Pinto

MensagemEnviada: Seg Jan 10, 2011 7:41 pm    Assunto: INICIANTE NESTE FÓRUM Responder com citação

SOU DE |iNDAIATUBA SP
tENHOS ALGUNS BONSAIS DE FICUS, IPÊ, BUXUS, ACEROLA, CIBIPIRUNA, PAINEIRA, FLAMBOIANT, ENTR OUTROS

GOSTARI DE APRENDER FAZER MUDAS DE PINHEIRO JUNÍPERUS.

NÃO TENHO NENHUMA CONIFERA,
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: