Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
FlaviaCasa

Registrado: 25/01/09 Idade: 53 Mensagens: 21 Localização: Guaxupé-MG
|
Enviada: Seg Jan 26, 2009 7:21 pm Assunto: que espécie são estas? |
|
|
pessoal estou com três mudas e não sei do quê...
alguém conhece?
uma delas já até passei pro escorredor...
alem dessa grande com as frutinhas (a ultima) , tem mais um monte de mudinhas no vaso!!!
dá pra trabalha-las como bonsai?
obrigada!!! |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Seg Jan 26, 2009 9:39 pm Assunto: |
|
|
Flavia,
a primeira é uma laranjinha que não sei se é comestível. É de fácil manipulação para cuidados mas para bonsai não aceita muito modelagem com arames. Dá uma mame bom, como bonsai maior de 15cm pode não ficar muito boa já que não crece tanto a mais que isto.
A saegunda parece romã, mas como as folhas estão ainda muito poucas e pequenas não dá para ter certeza.
A terceira esqueci o nome, mas é usada para bonsai. Muito cuidado ao aramar, os galhos são quebradiços. Também não fica tão boa com bonsai maiores que 15cm já que cresce cerca de 1m ou 1,5m no máximo. O seu atrativo são mesmo as frutinhas.
escorredor em todas para dar mais espaço para elas crescerem.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Ter Jan 27, 2009 12:31 pm Assunto: |
|
|
Flavia,
esta última me parece uma Ilex serrata de nome comum Acebo caducifolio japonês. Veja alguns exemplos:
Abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
FlaviaCasa

|
Enviada: Ter Jan 27, 2009 6:03 pm Assunto: que lindas! |
|
|
Darkaso e Edson
Obrigada pelas orientações!!!
vou colocá-las no escorredor loguinho.
mas ainda tenho uma dúvida: as com frutinhas podem ser transplantadas agora ou devo esperar as frutinhas cairem?
e as mudinhas convém já colocá-las no escorredor desde cedo??
obrigada mais uma vez!!! _________________ Filosofia mineira:
Só sei que nada sei,
mas sempre desconfio de alguma coisa.
Flávia |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Ter Jan 27, 2009 6:45 pm Assunto: |
|
|
Edson,
não é illex serrata com certeza. Não lembro o nome mas é uma planta muito usada para jardinagem.
As frutinhas atrasam o crescimento da planta, por isso pode retirar todas para adiantar o crecimento. Pode colocar todas em escorredor, mas o trabalho é muito grande colocar todas no escorredor. Pode esperar mais tempo para elas, colocando em vaso um pouco maior e depois passe para o escorredor.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
FrK_leal 3.o PASSO

Registrado: 19/07/05 Idade: 42 Mensagens: 589 Localização: Joinville - SC
|
Enviada: Ter Jan 27, 2009 8:39 pm Assunto: |
|
|
Essa planta, a terceira das frutinhas é ardisia (ardisia crenata) o crescimento é lento e a ramificação e a brotação não é das melhores...
Eu desisti de trabalhar com essa espécie, mas de repente vc consegue... _________________ Abraços,
FrK
Designer wannabe.
(Meu aquario é minha televisão)
frkdesign.blogspot.com |
|
|
 |
FlaviaCasa

|
Enviada: Ter Jan 27, 2009 8:52 pm Assunto: |
|
|
Moçada
acho que FrK_leal tem razão, as folhas são muito parecidas (parece que tem um babado).
as fotos que tirei estão péssimas, mas vou tentar tirar uma mais nítida para ser mais fácil identificar!
de qualquer forma vou tentar coloca-la no escorredor e deixá-la nele por uns anos...
obrigada a todos.
bjus _________________ Filosofia mineira:
Só sei que nada sei,
Flávia |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Jan 29, 2009 12:11 pm Assunto: |
|
|
Flavia,
o FrK_leal de fato tem razão; trata-se da Ardisia crenata. A folha serrilhada é um detalhe decisivo para a identificação.
Aqui na minha região ela é vulgarmente conhecida como CAFEZINHO. Eu tenho uma muda e é mesmo uma espécie difícil de ser conduzida como bonsai.
Abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
FlaviaCasa

|
Enviada: Qui Jan 29, 2009 7:08 pm Assunto: que pena! |
|
|
achei-a tão lindinha!!! que pena que é difícil! mas tudo bem....vou passa-la pro meu jardim!
bjux _________________ Filosofia mineira:
Só sei que nada sei,
Flávia |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Jan 30, 2009 8:39 am Assunto: |
|
|
Flavia,
esta é a minha mudinha:
Abraço.
Pedro Morales |
|
|
 |
FlaviaCasa

|
Enviada: Sex Jan 30, 2009 11:14 pm Assunto: lindinha!!!! |
|
|
Ah! Edson!!! tá lindona sua mudinha!!!
mas acho que, por ser uma espécie difícil de ser conduzida, eu, como "principiantessíssima" , vou ter que ficar a admirar a sua!!!
minha mãe quer levar pro sítio e plantar lá... acho a melhor alternativa pra ela agora. tenho medo de matá-la se for mexer com ela!
já no jardim de casa,infelizmente, sem chance.... ela se "propaga" muiiiiiiito.... ehehe....
e já estamos com uma proliferação absurda de coqueiros, que nem te conto...deve ter umas duzentas mudinhas: na jardineira, nos vasos, no canteiro... afff!!!
olha só uma pequena amostra:
e é só um pedacinho do canteiro...
eu sei, eu sei: o jardim está precisando de uma senhora manutenção e essas mudinhas não vão poder ficar ali, senão morrem, mas são tantas... uma parte vai pro sítio, lógico, mas o restante... tou morrendo de dó!!
E por falar nisso, será que tem como fazer um bonsai, um "mini coqueiro"?
abç _________________ Filosofia mineira:
Só sei que nada sei,
Flávia |
|
|
 |
|