FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Dúvidas sobre estacas fincadas na areia
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Gustavo Sutilo Martins

MensagemEnviada: Seg Jan 26, 2009 11:11 am    Assunto: Dúvidas sobre estacas fincadas na areia Responder com citação

Já li varias matérias ou tópicos explicando que um dos melhores substrato para propagação de plantas pelo metodo estaquia é a AREIA.

Blz, nas minhas experiências a areia tem apresentado melhores resultados.

Mas a minha dúvida é a seguinte.... Como areia pura é um substrato sem nutrientes, até quando a planta/estaca aguentará ficar na areia?

Aliás. gostaria que os colegas experientes nisso me explicasse..... como devo proceder com as estacas após o enraizamente? Deveo passar a adubar a areia?? Ou devo adicionar terra a areia?? Ou devo simplesmente transplantar a muda prum vaso com substrato rico em nutrientes.???
E quanto tempo mais ou menos leva pra estaca enraizar???

Abraço.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
dudu420

MensagemEnviada: Seg Jan 26, 2009 12:44 pm    Assunto: 'nao tenho conhecimento profundo sobre o assunto but... Responder com citação

por experiencia própria, na espécie que eu tenho (jasmin manga) apenas tuchei no terrão e abraço, já se passam praticamente um mes e as folhas estao começando a sair agora... acredito q o solo tenha que ter uma boa drenagem apenas....espero q ajude em alguma coisa!rs abç
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Jan 26, 2009 9:25 pm    Assunto: Responder com citação

Gustavo,

a areia em uma drenagem muito boa como já colocado pelo colega dudu. O substrato não precisa exatamente sem a areia desde que seja muito drenante. Existem alguns substratos expecíficos que se compra em casas agrícolas que possuem matéria orgãnica.

Mas para a estaca enraizar não precisa de nada adubando, como ela não tem raiz não vai poder aproveitar nada mesmo!

Depois de enraizar precisa ter certeza que as raízes já estão bem firmes e aguentam ser manipuladas, pois as pequenas raízes muito novas se quebram muito fácil. O melhor é esperar as raízes saírem pelo fundo para mexer. Até porque se adubar raízes muito novas a chance de queimá-las é muito maior do que adubá-las.

Cada espécie tem tempo determinado para enraizar, umas apenas semanas, outras muitos meses.

T+
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: