FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Cicatrizante
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Ivanil Pimentel Vieira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Jan 16, 2009 10:04 am    Assunto: Responder com citação

riddha,

o amigo Frk_leal postou vários endereços onde vc conseguirá a pasta japonesa existindo outros, vale a pena procurar..Quando for usar a pasta procure não apertar muito, apenas o suficiente para sair o que for necessário para a aplicar.Costumo usar só o suficiente para cobrir o corte e nunca tive problema, mas tenha o cuidado de desinfetar o utencilio que usar para efetuar o corte.

Ivanil
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
dori
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jan 16, 2009 3:02 pm    Assunto: Responder com citação

Na falta de coisa melhor, opte por uma mistura de pasta de dente e graxa de sapato.
a pasta de dente com fluor é fungicida e antiséptico, a graxa de sapato é impermeabilizante.
funciona bem.
sanchesjf

MensagemEnviada: Seg Jan 26, 2009 4:45 am    Assunto: Responder com citação

FrK_leal escreveu:
Cara, eu comprei na loja O Bonsai de ctba (www.obonsai.com.br), mas tem p/vender na Bonsai Brasil (www.bonsaibrasil.com.br), Nipon bonsai (www.niponbonsai.com.br), Terra Bonsai (www.terrabonsai.com.br)
Como o frete p/essas coisas é baixo, compensa pedir pela internet...
Só, se for gastar, fuja da pasta da Biofert...

Amigos, a pasta biofert não é muito boa para áreas estéticas mesmo, uma pasta cicatrizante muito boa pode ser obtida com massa de modelar infantil adicionando algum fungicida a esta em alta temperatura. assim é feita a grande maioria das cicatrizantes importadas, uma boa e barata opção é a pasta desenvoilvida pelo Eduardo Mizuno de Santo andré da bonsai mizuno. www.bonsaimizuno.com.br.

Espero ter ajudado!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Daniel Camargos

MensagemEnviada: Seg Jan 26, 2009 7:30 am    Assunto: Cola madeira Responder com citação

Pessoal

Sempre utilizo cola madeira e nunca tive problemas tambem... na verdade, quando seca, da um efeito "plastico" na cicatriz. Inclusive utilizei numa acerola ontem, na qual realizei uma poda drastica... vamos ver como vai reagir de agora para frente

Um abraco

Daniel
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Wagner Trindade

MensagemEnviada: Seg Jan 26, 2009 11:00 am    Assunto: Responder com citação

Eu achei boa uma colocação que fizeram: avaliar bem se vale ou não a pena comprar o cicatrizante. Em alguns casos, até mesmo se a planta já tem um trabalho bom, acho que vale a pena investir em material de melhor qualidade, ou seja, uma pasta selante de verdade. Afinal, o produto foi desenvolvido para isso mesmo e a planta merece.

No meu caso tenho poucas plantas. Assim não faço podas constantes. Além disso sou bem principiante então acho que posso ir me virando com algo alternativo. Mesmo porque as alternativas que todos citaram aqui tem funcionado bem. E mais um fator: o preço. Wink

Bom, o que eu quero dizer: existem alternativas boas que valem a pena ser testadas (e funcionam). Mas a médio prazo, quando a gente vai ficando mais experiente no hobby, acho que vale a pena investir numa pasta selante de verdade, assim como ferramentas, livros, revistas....

Por enquanto vou me mantendo na massinha de modelar ou no creme dental, os dois funcionam bem para mim.

É isso, só mais uma opinião....

Um abraço,
Wagner
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Alcides Junior
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Jan 27, 2009 7:10 am    Assunto: Responder com citação

Eu não tenho muito a dizer, nunca usei as importadas, sempre usei a biofert e não tive problema algum, é só não exagerar na quantia.
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
thi_santos

MensagemEnviada: Qua Abr 08, 2009 3:04 pm    Assunto: Pasta cicatrizante feitas em casa Responder com citação

Caros amigos eu não posso ajudar muito quanto a arte do bonsai, porém como sou químico industrial posso ajudar quanto a insumos agrícolas e neste caso a pasta cicatrizante.

O uso da pasta de dente como cicatrizante oferece um bom resultado por conter em sua fórmula Flúor, isto mesmo o mesmo produto que ataca o esmalte do nossos dentes tornando-o inatingível as bactérias da boca tbm possui ações anti-fungicas nas plantas, a pasta de dente contém muito Carbonato de cálcio usado como carga e espessantes como Hidroxietilcelulose um espessante orgânico sem demais problemas, mesmo espessante por curiosidade usamo em sorvetes, sucos, molhos, etc.. O único porém é que a pasta de dente perde seu efeito anti-fungico com o passar do tempo por seu flúor já em pequena quantidade ser muito volátil e ela não conter nenhuma resina como aglutinante acontecendo o caso que o amigo acima comentou de que cada vez que lava ela sai. Uma alternativa para esse caso é misturar realmente resina PVA ( Cola branca comum) a pasta de dente uma proporção +- 10%cola 90% pasta.

Qualquer alternativa de misturar alguma resina com algum fungicida dará um belo resultado.

O Problema de utilizar graxa de sapateiro é que é a base de graxas, ceras, parafinas etc. esses produtos não são permeáveis a água formando uma barreira no corte onde a planta não conseguiria respirar.

Eu particularmente utilizo ou Cal (fúngicida natural e altamente permeável porém de pH elevado) ou uma fórmula que uso feita em laboratório contendo Resina Estireno Acrílica + Fungicida e algicida a base de Isotiazonas essa tinta é permeável, não sofre ataque de fungos ou algas porém por se tratar de uma resina fica durante um bom tempo no bonsai.

Espero ter ajudado e não gerado mais dúvidas
thi_santos

MensagemEnviada: Qua Abr 08, 2009 3:11 pm    Assunto: Pequena correção Responder com citação

Pequena correção no caso da graxa de sapateiro eu quiz me referir a permeabilidade de vapor e não de água visto que a permeabilidade de água é favoravel ao corte pois impossibilita o sangramento, porém se a planta não respirar não irá cicatrizar com tanta facilidade comparado.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2
Página 2 de 2

Ir para: