 |
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Ivanil Pimentel Vieira PARTICIPANTE

Registrado: 21/12/05 Mensagens: 1504 Localização: coronel vivida pr
|
Enviada: Sex Jan 16, 2009 10:04 am Assunto: |
|
|
riddha,
o amigo Frk_leal postou vários endereços onde vc conseguirá a pasta japonesa existindo outros, vale a pena procurar..Quando for usar a pasta procure não apertar muito, apenas o suficiente para sair o que for necessário para a aplicar.Costumo usar só o suficiente para cobrir o corte e nunca tive problema, mas tenha o cuidado de desinfetar o utencilio que usar para efetuar o corte.
Ivanil |
|
Voltar ao topo |
|
 |
dori 2.o PASSO

Registrado: 05/10/05 Mensagens: 212 Localização: Goiania - GO
|
Enviada: Sex Jan 16, 2009 3:02 pm Assunto: |
|
|
Na falta de coisa melhor, opte por uma mistura de pasta de dente e graxa de sapato.
a pasta de dente com fluor é fungicida e antiséptico, a graxa de sapato é impermeabilizante.
funciona bem. _________________ http://www.bonsaidori.wordpress.com |
|
Voltar ao topo |
|
 |
sanchesjf

Registrado: 23/01/09 Mensagens: 6 Localização: Juiz de Fora–MG
|
Enviada: Seg Jan 26, 2009 4:45 am Assunto: |
|
|
FrK_leal escreveu: | Cara, eu comprei na loja O Bonsai de ctba (www.obonsai.com.br), mas tem p/vender na Bonsai Brasil (www.bonsaibrasil.com.br), Nipon bonsai (www.niponbonsai.com.br), Terra Bonsai (www.terrabonsai.com.br)
Como o frete p/essas coisas é baixo, compensa pedir pela internet...
Só, se for gastar, fuja da pasta da Biofert... |
Amigos, a pasta biofert não é muito boa para áreas estéticas mesmo, uma pasta cicatrizante muito boa pode ser obtida com massa de modelar infantil adicionando algum fungicida a esta em alta temperatura. assim é feita a grande maioria das cicatrizantes importadas, uma boa e barata opção é a pasta desenvoilvida pelo Eduardo Mizuno de Santo andré da bonsai mizuno. www.bonsaimizuno.com.br.
Espero ter ajudado! |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Daniel Camargos

Registrado: 22/01/09 Idade: 43 Mensagens: 36 Localização: Contagem-MG
|
Enviada: Seg Jan 26, 2009 7:30 am Assunto: Cola madeira |
|
|
Pessoal
Sempre utilizo cola madeira e nunca tive problemas tambem... na verdade, quando seca, da um efeito "plastico" na cicatriz. Inclusive utilizei numa acerola ontem, na qual realizei uma poda drastica... vamos ver como vai reagir de agora para frente
Um abraco
Daniel |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Wagner Trindade
Registrado: 13/08/08 Idade: 50 Mensagens: 61 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Seg Jan 26, 2009 11:00 am Assunto: |
|
|
Eu achei boa uma colocação que fizeram: avaliar bem se vale ou não a pena comprar o cicatrizante. Em alguns casos, até mesmo se a planta já tem um trabalho bom, acho que vale a pena investir em material de melhor qualidade, ou seja, uma pasta selante de verdade. Afinal, o produto foi desenvolvido para isso mesmo e a planta merece.
No meu caso tenho poucas plantas. Assim não faço podas constantes. Além disso sou bem principiante então acho que posso ir me virando com algo alternativo. Mesmo porque as alternativas que todos citaram aqui tem funcionado bem. E mais um fator: o preço.
Bom, o que eu quero dizer: existem alternativas boas que valem a pena ser testadas (e funcionam). Mas a médio prazo, quando a gente vai ficando mais experiente no hobby, acho que vale a pena investir numa pasta selante de verdade, assim como ferramentas, livros, revistas....
Por enquanto vou me mantendo na massinha de modelar ou no creme dental, os dois funcionam bem para mim.
É isso, só mais uma opinião....
Um abraço,
Wagner |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE


Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Ter Jan 27, 2009 7:10 am Assunto: |
|
|
Eu não tenho muito a dizer, nunca usei as importadas, sempre usei a biofert e não tive problema algum, é só não exagerar na quantia. _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
Voltar ao topo |
|
 |
thi_santos
Registrado: 27/02/09 Idade: 38 Mensagens: 75 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Qua Abr 08, 2009 3:04 pm Assunto: Pasta cicatrizante feitas em casa |
|
|
Caros amigos eu não posso ajudar muito quanto a arte do bonsai, porém como sou químico industrial posso ajudar quanto a insumos agrícolas e neste caso a pasta cicatrizante.
O uso da pasta de dente como cicatrizante oferece um bom resultado por conter em sua fórmula Flúor, isto mesmo o mesmo produto que ataca o esmalte do nossos dentes tornando-o inatingível as bactérias da boca tbm possui ações anti-fungicas nas plantas, a pasta de dente contém muito Carbonato de cálcio usado como carga e espessantes como Hidroxietilcelulose um espessante orgânico sem demais problemas, mesmo espessante por curiosidade usamo em sorvetes, sucos, molhos, etc.. O único porém é que a pasta de dente perde seu efeito anti-fungico com o passar do tempo por seu flúor já em pequena quantidade ser muito volátil e ela não conter nenhuma resina como aglutinante acontecendo o caso que o amigo acima comentou de que cada vez que lava ela sai. Uma alternativa para esse caso é misturar realmente resina PVA ( Cola branca comum) a pasta de dente uma proporção +- 10%cola 90% pasta.
Qualquer alternativa de misturar alguma resina com algum fungicida dará um belo resultado.
O Problema de utilizar graxa de sapateiro é que é a base de graxas, ceras, parafinas etc. esses produtos não são permeáveis a água formando uma barreira no corte onde a planta não conseguiria respirar.
Eu particularmente utilizo ou Cal (fúngicida natural e altamente permeável porém de pH elevado) ou uma fórmula que uso feita em laboratório contendo Resina Estireno Acrílica + Fungicida e algicida a base de Isotiazonas essa tinta é permeável, não sofre ataque de fungos ou algas porém por se tratar de uma resina fica durante um bom tempo no bonsai.
Espero ter ajudado e não gerado mais dúvidas |
|
Voltar ao topo |
|
 |
thi_santos
Registrado: 27/02/09 Idade: 38 Mensagens: 75 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Qua Abr 08, 2009 3:11 pm Assunto: Pequena correção |
|
|
Pequena correção no caso da graxa de sapateiro eu quiz me referir a permeabilidade de vapor e não de água visto que a permeabilidade de água é favoravel ao corte pois impossibilita o sangramento, porém se a planta não respirar não irá cicatrizar com tanta facilidade comparado. |
|
Voltar ao topo |
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|