Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Rogério PARTICIPANTE

Registrado: 14/02/08 Idade: 52 Mensagens: 1240 Localização: Cambuí / MG
|
Enviada: Sáb Jan 31, 2009 8:32 pm Assunto: Igual a Calliandra + com flores amarelas.. é uma Calliandra? |
|
|
Amigos
Em minhas férias, passando por uma rua, encontrei uma árvore muito parecida com a Calliandra.
Não tinha como fotografar na hora para postar junto com essa mensagem + como a árvore estava carregada de sementes é claro que peguei váaaaaarias. As fotos das semente estou mandando.
Ela tem as folhas idênticas a da Calliandra e suas flores são Amarelas e do tamanho de bolinhas de gûde.
Será que estou certo? É mesmo uma Calliandra?
Abraços
Rogério.
As folhas são como essas...
As sementes ...
 _________________ "Quando agredida, a natureza não se defende. Apenas se vinga."
(Albert Einstein) |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

Registrado: 03/10/08 Idade: 41 Mensagens: 2019 Localização: Ijuí-RS
|
Enviada: Dom Fev 01, 2009 11:37 am Assunto: |
|
|
Poravelmente é espinilho (Acacia caven), mas a família mimosaceae (parte de leguminosae) é bastante grande, tem bastante diversidade de espécies. |
|
|
 |
MiguelSM
Registrado: 27/02/07 Idade: 37 Mensagens: 34 Localização: Santa Maria - RS
|
Enviada: Dom Fev 01, 2009 4:03 pm Assunto: |
|
|
Olá, sem uma foto fica difícil a identificação, o que tem na foto são os frutos dela, as sementes estão dentro.
tenho certeza que naum são de acacia caven, os frutos dela são mais arredondados, parecem uma noz. |
|
|
 |
Paulo César Morais 2.o PASSO

|
Enviada: Dom Fev 01, 2009 4:48 pm Assunto: |
|
|
Rogerio, legal vc colocar essa pergunta, porque peguei sementes de uma arvore uma praça que parece muito com sua descrição e com as fotos das sementes.
ela tem espinhos grandes, dão flores amarelas tipo pompom e as raízes dessa árvore fedem mais que da serissa.
também gostaria de saber que espécie é,
abraço. _________________ P.C. |
|
|
 |
TARCISIO DIAS 1.o PASSO

Registrado: 30/01/09 Idade: 50 Mensagens: 144 Localização: São Sebastião-SP
|
Enviada: Seg Fev 02, 2009 8:19 am Assunto: |
|
|
Realmente não me parece caliandra. fica ai a duvida, quem souber... |
|
|
 |
TARCISIO DIAS 1.o PASSO

Registrado: 30/01/09 Idade: 50 Mensagens: 144 Localização: São Sebastião-SP
|
Enviada: Seg Fev 02, 2009 8:25 am Assunto: |
|
|
Realmente não me parece caliandra. fica ai a duvida, quem souber... |
|
|
 |
tauser
Registrado: 18/12/08 Idade: 41 Mensagens: 77 Localização: Fortaleza-CE
|
Enviada: Seg Fev 02, 2009 8:26 am Assunto: |
|
|
Paulo eu acho que peguei umas sementes dessa plantinha tbm, pq depois que ele cresceu um pouco, fui transplantar , credo o raiz fidida hauhauau.
mais tbm não sei que plnata é essa. |
|
|
 |
MiguelSM
Registrado: 27/02/07 Idade: 37 Mensagens: 34 Localização: Santa Maria - RS
|
Enviada: Seg Fev 02, 2009 2:29 pm Assunto: |
|
|
Plantas como a caliandra, pequeno porte, possuindo folhas compostas pequenas e delicadas e flores semelhantes (tufos de estames) são popularmente conhecidas como "mimosas" pertencendo a subfamíla mimosoideae das Fabaceae ou "Leguminosas".
a esta subfamilia pertencem algumas arvores como as acácias e os angicos..
resta saber qual a espécie que é,
aqui tem um site muito bom que mostra algumas "mimosas" entre elas a acacia caven, mostrando que o fruto e diferente dos seus.
http://toptropicals.com/html/toptropicals/catalog/photo_db/A.htm?NumPerPage=20&NumPerLine=4&listonly=0&first=80
Abraço! |
|
|
 |
Paulo César Morais 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Fev 02, 2009 8:39 pm Assunto: |
|
|
Pessoal, pelo sitio que o Torolez indicou, parece que as mudas que tenho são da espécie:
Acacia farnesiana, Mimosa farnesiana.
vi uma foto que mostra bem os espinhos. como pertence à uma familia com uma grande variedade de espécies, sempre fica uma dúvida mesmo.
abraço a todos. _________________ P.C. |
|
|
 |
Rogério PARTICIPANTE

Registrado: 14/02/08 Idade: 52 Mensagens: 1240 Localização: Cambuí / MG
|
Enviada: Sex Fev 06, 2009 10:03 pm Assunto: |
|
|
Amigos
Agradeço muito a ajuda e a participação de todos...
Amigo Arzivenko: Acredito ser mesmo, uma Farnesiana. Valeu pela dica.
Amigo Tirolez: Agradeço sua dica quanto a vagem. Se as vagens da Cavenia são, como diz, arredondadas então sobra a Farnesiana. Fico muito grato pela sua ajuda.
Amigo Paulo César Morais: Realmente... antes de plantar as sementes, as deixei na água de 1 dia para outro e ao retirá-las percebi o dor nada agradável que as sementes e água estavam exalando.
Amigo tauser: Pelo link que o Amigo Tirolez postou vc poderá saver com + certeza que planta é a sua. Grande abraço.
Amigo Tirolez: Fico muito grato pela sua ajuda. Foi de grande valia a indicação do site para sanar a dúvida. Grande abraço e muito obrigado.
Obrigado a todos.
Grande abraço
Rogério. _________________ "Quando agredida, a natureza não se defende. Apenas se vinga."
(Albert Einstein) |
|
|
 |
|