Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
JOSENASC

Registrado: 30/01/09 Mensagens: 8 Localização: Teixeira de Freitas-BA
|
Enviada: Sáb Jan 31, 2009 2:57 pm Assunto: muda de Romã com folhas enrugadas |
|
|
Olá
Tenho uma muda de Romã que apresentado as folhas mais novas enrugadas e parece que transmitiu para outras mudas menores da mesma espécie que estão próximas. Alguém sabe algo a respeito que possa me ajudar? Há riscos para a planta? Tem tratamento?
Obrigado. _________________ José N.
.--- --- ... . -. .- ... -.-. .. -- . -. - --- -.. --- ... ... .- -. - --- ... / -... --- -. ... .- ..
"Mais cedo ou mais tarde, a teoria sempre acaba assassinada pela experiência" - Albert Einstein |
|
|
 |
EZEQUIEL JUNIOR PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Fev 02, 2009 8:58 am Assunto: |
|
|
Amigo
Poste algumas fotos da sua planta para podermos opinar melhor
Fico no aguardo
Abraço |
|
|
 |
JOSENASC

|
Enviada: Seg Fev 02, 2009 10:13 pm Assunto: muda de romã |
|
|
Certo, pensei nisso mas minha maquina ta com um probleminha e assim que resolvê-lo mando. obrigado pela atenção! _________________ José N.
.--- --- ... . -. .- ... -.-. .. -- . -. - --- -.. --- ... ... .- -. - --- ... / -... --- -. ... .- ..
"Mais cedo ou mais tarde, a teoria sempre acaba assassinada pela experiência" - Albert Einstein |
|
|
 |
Marcelo Bonordt
|
Enviada: Sex Fev 06, 2009 9:39 am Assunto: |
|
|
eu estou com o mesmo problema das folhas novas enroladas, ja faz algum tempo, cheguei a pensa q fosse alguma deficiencia das plantas, como são tres mini-romãs não deve se. repelente de oleo de neem também não resolveu, eu fiz uma desfolha quase q total, as novas rebrotaçoes começaram a vir perfeitas, mas acabei relaxando, agora está pior q antes, impressionante q quando desenrolo as novas folhinhas não parece te nada de anormal, to sem camera no momento pra fotografa, mas vou providenciar |
|
|
 |
fabiobaal
|
Enviada: Qui Fev 26, 2009 2:37 pm Assunto: ROmã!! |
|
|
A minha esta com o mesmo problema, não sei como resolver!! Começou em uma, agora estão as 10 romãs com problema!!! |
|
|
 |
doolombo 2.o PASSO

Registrado: 31/01/05 Idade: 40 Mensagens: 291 Localização: Pindorama-SP
|
Enviada: Ter Mar 17, 2009 11:36 am Assunto: |
|
|
Pode ser pulgões. Eles são insetos sugadores e atacam folhas novas causando a deformação. Mas poste fotos, pois só assim para ter certezas.
Se vocês notarem alguns bichinhos juntos e que pouco se movimenam a chance de ser pulgão é alta.
Para o controle da praga, o ideal é remove-los manualmente, isso se for uma ou duas plantas, no caso de mais plantas pode-se utilizar algum inseticida.
Abraço _________________ Fernando Colombo de Amo (Doolombo) |
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Ter Jan 05, 2010 1:01 pm Assunto: |
|
|
Como me orientou o amigo Ezequiel .. : deficiencia de boro e calcio ... Resolve-se o problema com adubação forte em boro ou como eu resolvi o meu : com esterco de boi .. Nada que se preocupar ... |
|
|
 |
JOSENASC

|
Enviada: Qua Jan 06, 2010 8:14 pm Assunto: |
|
|
valeu pelas dicas, mas pelo que pude observar nesse caso, o problema foi mesmo pulgões que atacaram a parte inferior das folas mais novas e com o crescimento causaram o aspecto deformado.
abraço a todos _________________ José N.
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Sáb Mar 06, 2010 4:36 pm Assunto: |
|
|
dimmy neles ... inseticida... |
|
|