FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

PINUS COM TRÊS AGULHAS
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
MARCIO ROLDÃO
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Jul 17, 2005 9:59 pm    Assunto: PINUS COM TRÊS AGULHAS Responder com citação

AMIGOS
Passeando numa fazenda de um amigo aqui em minas, deparei-me com uma plantação de pinus com mais de trinta anos em uma pequena serra, e para minha surpresa num barranco ao lado vegetava algumas dezenas de mudinhas, de varios tamanhos e algumas até tortuosas , ja que o barranco tinha uma boa inclinação.Coletei algumas mudas , aquelas que mais me interessava.Chegando em casa plantei em pedrisco com argila triturada, e sigo pulverizando suas agulhas. Mas comparando com um " pinus thumbergii " , que tenho o meu tem duas agulhas e esse tem três agulhas em cada base.sera outra espécie ? ou o pinus thumbergii também da três agulhas em cada base do ramo.
abraços e obrigado
MÁRCIO ROLDÃO
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Illex
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Jul 17, 2005 11:08 pm    Assunto: Re: PINUS COM TRÊS AGULHAS Responder com citação

Olá Marcio,

Os Pinus thumbergii so possuem mesmo duas agulhas em cada base. Nao sei te dizer ao certo qual seria a sua especie em particular, mas acredito que seja a que tenho em mente muito comum aqui no Brasil. Por falar nisso é de que regiao de Minas? Acredito que os amigos lhe digam qual seria essa especie, e se tiver alguma foto ajudaria e muito tambem. Bem vou indo.

Abraços:

Illex
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Daniel.Viterbo
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jul 18, 2005 10:06 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Marcio, tudo bem?
Realmente você deve ter encontrado o Pinus Elliotis que é muito utilizado também para reflorestamente. Este tem três agulhas e são mais finas e compridas que o PN.
Eu tenho dois exemplares com aproximadamente 7 anos. Estou mantendo-os com + ou - 30 cm, mas devido ao comprimento das agulha fica um pouco desproporcional.
Esta não é uma espécie indicada para bonsai, mas no caso de se aventurar (como no meu caso) o ideal é um bonsai de médio ou grande.
Espero ter contribuido.

Grande abraço,
Daniel
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: