|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Ivanil Pimentel Vieira PARTICIPANTE

Registrado: 21/12/05 Mensagens: 1504 Localização: coronel vivida pr
|
Enviada: Sex Jan 30, 2009 1:17 pm Assunto: Ficus com problema. |
|
|
Amigos foristas,
apresento uma planta já adulta que precisa de cuidados com máxima urgência.Trata-se de um ficus adquirido recentemente com outras plantas que necessita de cuidados especiais, pois não existe muitas informações como reenvase e adubação.Pediria algumas dicas de adubação e se poderei retirar um pouco do substrato, como se percebe não possui pedrisco em sua compsosição.Para adubação possuo Osmocote como TM e FO e a quandidade de adubo que devo usar.
Aguardo sugestões.
Desculpas se as imagens ficaram muito carregadas...vamos resolver isso nas próximas postagens.
Abraços - Ivanil |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Sex Jan 30, 2009 2:27 pm Assunto: |
|
|
Ivanil,
vou deixar as dicas sobre substrato para os amigos mais experientes.
Quanto à estrutura deste bosque de duas árvores, acho que tem um galho cruzando toda a estrutura que deveria sair.
Até pode aproveitar este galho menor:
Abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
EZEQUIEL JUNIOR PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Jan 30, 2009 3:21 pm Assunto: |
|
|
Amigo Ivanil,
O fícus é uma das melhores plantas para quem está iniciando no bonsai...
É barato pra comprar, fácil de produzir mudas e não morre fácil com os erros frequentes que cometemos...
Minha primeira dica corresponde ao estilo. Sugiro que vc proceda a separação de sua plantas, cada uma em um vaso, escorredor, bacia.... etc, pois o estilo "bosque" deve ser realizado com n° ímpar de plantas pela harmonia, e com cinco ou mais, nem bosque com três plantas ficam legais, na minha modesta opinião...
Com relação à substrato, o fícus é uma das plantas menos exigente, desde areia pura e até argila pura ele cresce. Nos meus eu uso uma mistura de 30% de areia, 30 a 40% de pedrisco e 30 a 40% esterco curtido.
Faça o transplante delas e comece a adubação uns 2 a 3 meses depois, quando ela estiver já recuperada e emitindo bastante raízes...
Não é uma espécie muito exigente não. Adube ela umas 4 vezes ao ano e deixe tomar sol e não deixe faltar água, ela irá crescer bastante...
Espero ter ajudado |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sex Jan 30, 2009 7:15 pm Assunto: bonsai |
|
|
Ivanil, parabenizo o nobre colega pela ótima aquisição. Duas plantas bem formadas, com uma estrutura adequada e um excelente nebari, é um bom começo, sempre.
No que pese a formação dessas plantas, de inicio, o que elas precisam é um reenvase, de maneira a que, completado o ciclo de até 45 dias após o reemplante, deverá voce proceder a um aporte regular (a cada 30 dias), de adubação. Um bom adubo orgânico é a solução mais rápida e eficiente para uma rápida brotação de suas plantas.
No que pese as informações prestadas pelo nobre colega Ezequiel, eu desaconselho o uso de esterco curtido na composição do substrato.
Qualquer tipo de esterco, curtido ou não, irá fornecer nutrientes em excesso para a planta, comprometendo dessa forma a recuperação gradativa de suas raízes, podendo inclusive causar a perda irremediável do material. Portanto, fique apenas com a areia e o pedrisco. Aliás, areia grossa de rio, sem peneirar, geralmente vem com pedrisco em sua composição. Logo, adicionar mais pedrisco para quê? Melhor substituir por caco de telha e terra granulada, casca de pinus e carvão vegetal.
Observando a primeira foto, verifica-se que há um galho cruzando a visão frontal, o que tira um pouco da harmonia do conjunto. Aconselho voce fazer um alporque nesse galho, de forma a obter com ele uma nova planta, que poderá vir a fazer, futuramente, parte do conjunto. Isso irá dar maior interesse para seu bonsai, inclusive.
Bem, espero que minhas informações possam ser de alguma utilidade para voce. Boa sorte, e lembre-se de postar os resultados, qualquer que for a sua opção.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Jan 30, 2009 10:12 pm Assunto: |
|
|
Edson,na verdade o antigo proprietário do Ficus, pelo que entendi, não quiz criar um bosque, mas com duas plantas fundiu(?) dois galhos.O Ficus da esquerda forneceu o galho que passa por tráz de um galho da planta da direita e estão totalmente cruzados e colados. Já tinha percebido isso.Depois de teus comentários é que fui verificar, pois até então achava que os galhos tinham sido cortados e encostados um ao outro.Não houve tempo de estudar as plantas.
Agradeço tua participação...obrigado.
Caro Ezequiel,muito importantes tuas orientações ref. a espécie.
Concordo plenamente com teu posicionamento de não se tratar de um bosque, bem como o número citado para sua formação.
E como esse Ficus é conhecido?
A planta como outras que adquiri se encontravam praticamente abandonadas, apenas sendo regadas e sob verdadeiro lamaçal.
Tua participação ajudou em muito...obrigado amigo.
nickyfury,agradeço tuas colocações na aquisição da planta.
O reevase poderá ser efetuado de imediato sem corte de raizes?
Os galhos que se cruzam foi o que tentei explicar ao coléga Edson.
Bonsai com galhos (fundidos,colados)...isso existe?
Vou providenciar novas fotos dos dois galhos para melhor esclarecimento do colega.
Na verdade não me preocupei com os detalhes da planta, mas sim pelo estado do substrato.Como falei não se tem informação de quando foi adubado ou feita substituição do substrato(terra).O ex proprietário perdeu muitas plantas por falta de cuidados e por outros fatores.São provenientes do Mato Grosso, distante mais de 2.000 km de minha cidade.
Minhas aquisições deu-se ao fato de oferecer melhores condições ás plantas e num verdadeiro gesto humanitário.
Suas informações foram sim de grande utilidade.
Agradeço de coração
Abraços - Ivanil |
|
|
 |
mateusbm
Registrado: 30/12/08 Idade: 43 Mensagens: 48 Localização: Marília (SP)
|
Enviada: Ter Fev 03, 2009 11:54 am Assunto: |
|
|
Ezequiel,
Você orientou o colega a passar a planta para outro vaso, mais eu fiquei na dúvida, não deveríamos respeitar a época para o transplante ou o ficus não é tão exigente com relação à estação? _________________ Mateus
e-mail/msn: mateusbm@gmail.com |
|
|
 |
fabianoscosta PARTICIPANTE

Registrado: 05/02/07 Idade: 51 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Ter Fev 03, 2009 2:44 pm Assunto: |
|
|
Ivanil meu amigo, que planta bacana. Tem um amigo meu do CFB que tem uma parecida com a sua.
Creio que esta é a que chamamos aqui de figueira branca, a que deu o nome do maior time da capital, o figueirense e esse ano o danado caiu para a 2a divisão...
Planta do Paulo:
A fonte direta do blog do CFB:
http://clubefloripabonsai.blogspot.com/2008/11/encontro-novembro-de-2008.html
Este eu estou de olho há masi de 3 anos, e eu sei que tem um monte de zóiudo tbm de olho...
As raízes aéres deste por ser em um viaduto e ter pouca umidade, tem mais de 2 metros e ainda n alcançou o chão!!
Costumamos catá-la em fendas de muros, e paredes de contruções antigas, é muito comum por aqui e o substrato a turma já falou com maestria.
Abraço,
Fabiano. _________________ Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Fev 03, 2009 5:15 pm Assunto: |
|
|
Caro amigo Fabiano,
que bom vc ter gostado dos ficus (unidos venceremos) .Olha , a principio parecia tratar-se de dois galhos que se cruzavam, e só com a postagem de outras fotos é que os colegas foristas poderão entender o que pretendia o seu antigo dono, situação que a principio não me preocupei.
Minha máquina está danificada mas estou providenciando outra para postar mais fotos bem como na sequência apresentar outras plantas adquiridas do mesmo senhor.
Gostei dos ficus do seu amigo...
E o ficus do viaduto, está faltando coragem ?
Um abraço - Ivanil |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Fev 03, 2009 6:16 pm Assunto: |
|
|
Ivanil meu amigo, este ficus está no viaduto em uma BR que dá acesso à florianópolis, é movimentadíssimo e a PRF vive pra cima e pra baixo ali, se me pegam cavocando em cima da BR, eu tô perdido!
Mas que dá vontade...
Abraço,
Fabiano _________________ Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br |
|
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Ter Fev 03, 2009 6:42 pm Assunto: |
|
|
Pelo que entendi são duas plantas que fundiram-se os galhos e criou-se apenas uma??? _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Ter Fev 03, 2009 9:08 pm Assunto: |
|
|
Fabiano,
acho que se você falar com o órgão que faz a manutenção da rodovia (DENIT, Prefeitura, ou a própria PRF) há uma boa chance de conseguir autorização para a retirada da planta, principalmente se embaixo houver outra(s) pista(s) de rolamento. A justificativa seria o fato de que a muda pode se desprender pelo peso com o desenvolvimento e causar algum acidente!!
É questão de conversar com as pessoas certas...
Abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |

|
|
|
 |

|
Enviada: Ter Fev 03, 2009 11:15 pm Assunto: |
|
|
Fabiano, como foi comentado uma das autoridades citadas fornererá a autorização para a retirada da planta. No meu entendimento algum dia alguém fará tal trabalho e porque não o amigo contando com o auxilio da própria Prefeitura.
Marcos,é uma pena não poder contar com informações do senhor que cultivou as duas plantas efetuando um trabalho que fundiu dois galhos interligando-as .Nunca tinha visto nada igual, fugindo completamente do que se ve na prática da arte.
Abraços - Ivanil |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Fev 04, 2009 12:55 pm Assunto: |
|
|
Caros Foristas,
estou postando fotos dos galhos que foram fundidos e consequentemente interligou as duas plantas(Ficus).Será mais fácil de se entender o trabalho que foi efetuado pelo seu antigo proprietário.
Estou providenciando o caco de telha para a composição do novo susbrato conforme orientação do colega nicky e demais particiantes do Tópico.
É visivel as marcas de arame em galhos pelo uso muito prolongado o que pretendo esconder no futuro com novas brotaões, para isso conto com a ajuda dos colegas foristas.Na primeira foto se percebe a colagem de um galho na parte de cima, sendo que as marcas na vertical foram ocasionadas por arames colocados e não retirados em tempo.Entendemos muito bem quando é falado que ao se aramar devemos respeitar o períudo de cada espécie para não ocorrer o que está aparente em algumas partes das plantas.Não é minha intenção de criticar o trabalho desenvolvido pelo seu antigo proprietário, até mesmo por ser um praticante da arte que nunca frequentou um curso sem net nem mesmo contava com ferramentas suficientes, sem outras pessoas para uma troda de informações, contava apenas com algumas revistas e muita vontade de efetuar trabalhos ligados a arte.
Um abraço - Ivanil |
|
|
 |

|
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|