|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
juberson
Registrado: 21/01/09 Idade: 47 Mensagens: 42 Localização: curitiba
|
Enviada: Sex Fev 06, 2009 10:35 am Assunto: Uso de elementos da natureza para ornamentação do bonsai?? |
|
|
Bom dia essa semana me ocorreu uma duvida, eu vejo somente bonsai plantado sobre rochas e gostaria de saber se é aceitavel planta-los em corais ou conchas de ostras, pois eu moro no litoral e sempre encontro corais e conchas de ostras grandes nas praias da baia da babitonga (são francisco do sul - sc) e acho que ficaria legal uma planta em meio a eles mas gostaria de saber se fazendo isso fugiria do principio de imitar algo existente na natureza!!!!!
agradeço a atenção
Juberson |
|
|
 |
Franz Lopes 3.o PASSO

Registrado: 28/02/07 Idade: 50 Mensagens: 522 Localização: João Pessoa - PB
|
Enviada: Sex Fev 06, 2009 11:27 am Assunto: |
|
|
Como vai juberson,
Creio que vá depender da forma, textura e cor do coral que você encontrar.
Não tenho base de informação para te ajudar muito, mas acredito que utilizar materiais de origem marinha, deve ser tratado com cautela, pois há o problema destes materiais possuírem alto teor de sal e minerais em proporções não adequadas a plantas de solo.
Quando praticava aquarismo, cheguei a empregar rochas de coral em aquário de água doce. Mas antes procedia com lavagens repetidas do coral e deixava pelo menos 2 a 3 semanas de molho em água doce (renovando esta água periodicamente).
Mas, como disse, para uso em bonsai, para mim é novidade. Vamos ver se alguém do Fórum já teve esta experiência.
Porém, também, creio que seria uma experiência válida...
Abraço e boa sorte.
Franz Lopes _________________ "O que fazemos em vida, ecoa na eternidade" |
|
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Sex Fev 06, 2009 12:10 pm Assunto: |
|
|
Caro Juberson, uma vez em itapema, ví trabalhos lindos do Thibes, feitos com corais, este ano estive lá a procura dele mas ele se mudou, procurei sem sucesso corais. Quem sabe nas férias do ano que vem passo por ai e coletamos alguns....
Um dos exemplos... _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
FrK_leal 3.o PASSO

Registrado: 19/07/05 Idade: 42 Mensagens: 589 Localização: Joinville - SC
|
Enviada: Sex Fev 06, 2009 1:54 pm Assunto: |
|
|
Só lembrando que a coleta desses corais ou como chama-se no aquarismo marinho "rochas-vivas" está proibida por lei. Tanto é que os "reefeiros" (aqueles que tem aquarios de recife de coral) estão tendo que se virar com rochas artificiais, portanto fica o alerta e SOBRETUDO O PEDIDO, NÃO COLETEM CORAIS OK?
Até aqueles que parecem já mortos e secos, na água podem ser recolonizados.
Além do agravante de um coral não ser uma rocha (inerte) e sim o exoesqueleto de um organismo vivo e pode conter altos índices de sal como já foi dito e de matéria orgânica em decomposição.
Pegar esses corais encontrados na praia p/uso em aquários marinhos é uma coisa, pois dá a chance de criá-los, p/uso em bonsai...desculpa juberson e junior, mas discordo TOTALMENTE.
Quanto às conchas são outros quinhentos, essas podem até dar um bom vaso de formas orgânicas, ainda que a porosidade de um material desse é praticamente nula... _________________ Abraços,
FrK
Designer wannabe.
(Meu aquario é minha televisão)
frkdesign.blogspot.com |
|
|
 |
juberson
|
Enviada: Sex Fev 06, 2009 2:52 pm Assunto: OLÁ |
|
|
Caro frk_leal eu tenho plena conciencia que é proibida a coleta de corais (vivos) e no local onde eles estão fixados, não encontrei nada na lei que fala-se sobre coletar um especime arrastado pelas ondas até a praia, lógico que aqui não estou querendo incentivar ninguem a ir até um banco de corais e coletar tudo para confecção de bonsai, isso nunca, eu apenas questionei pois passeando por uma praia aqui da baia encontrei uns corais já mortos na praia pois proximo a essa praia os pescadores fazem arrasto e arrancam esses corais com as redes, os corais morem e a maré os traz para praia.
E também sei sobre o coral não ser uma rocha inerte como um quartzo por exemplo ou uma rocha rolada de rio, não só pode como ele contém grandes quantidades de sal e principalmente carbonato de calcio, ja materia organica somente nos corais não calcarios é que contem uma grande quantidade de matéria organica.
E com todo respeito não sei onde você leu que os corais após a morte podem ser recolonizados por antozoários (animais formadores de corais), podem sim ser colonizados por peixes, crustáceos etc, como é feito no litoral do Paraná com os recifes artificiais.
Bom o que eu escrevi foi por experiencia academica pois sou Eng. Agrônomo e fiz estágio com biologia marinha por 4 anos, mas é claro não sou nem pretendo ser o dono da verdade, se alguem no forum que seja um conhecedor da área me mostrar que estou erado eu aceitarei com certeza.
Desculpe amigo se minha palavras lhe pareceram rudes de modo algum essa foi minha intenção e também não é a minha intenção incentivar a depredação de ambientes naturais, somente achei um coral com um formato interessante que pensei que poderia servir para introdução de uma planta nele.
Editado pela última vez por juberson em Sex Fev 06, 2009 3:20 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
FrK_leal 3.o PASSO

Registrado: 19/07/05 Idade: 42 Mensagens: 589 Localização: Joinville - SC
|
Enviada: Sex Fev 06, 2009 3:08 pm Assunto: |
|
|
De maneira alguma vou levar a mal suas palavras juberson...
Acho que me expressei mal com a expressão "recolonizados", as rochas mortas podem ser usadas, claro, até onde sei, para colonização de peixes como suporte para novas "mudas" de coral, claro que como vc disse não ser o dono da verdade, eu tb não sou...
Tb sei que vc não tem intençao de coletar coral p/usar como adorno ou p/uso de vasos de bonsai...mas é que fico as vezes receoso pois tem mta gente por aí que leva pedra p/casa, estrela do mar, bolachas e etc...deixando os secar ao sol p/ "tirar o cheiro" e usar como decoração...eu mesmo quando pequeno já fiz disso...
Só me manifestei com o pedido p/que a galera cuide com essas "coletas"...
Como aquariofilista, volta e meia vemos alguns casos de peixes, plantas, corais e etc com a comercialização proibida pela coleta indiscriminada...
Mas cara, não me leva a mal não e pode contar que não me incomodei com isso não...
Quando vier p/jlle me dá um toque p/gente trocar uma idéia.. _________________ Abraços,
FrK
Designer wannabe.
(Meu aquario é minha televisão)
frkdesign.blogspot.com |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Sex Fev 06, 2009 9:21 pm Assunto: |
|
|
Juberson,
em se tratndo de bonsai, por ser de escola japonesa, tem muitas regras e segue algumas diretrizes para que a estética seja adequada ao nome. Se o coral é como este postado que mais parece uma pedra mesmo, passa numa boa. Mas se parece com coral ou sendo uma concha, não é aceitável. Com esses elementos NÃO é bonsai. A escola japonesa não permite sequer a colocação de pedras, pequenos matinhos ou plantinhas no mesmo vaso.
A escola chinesa, o penjing, é mais aberta e repoduz paisagens de uma planta só, árvore penjing, ou mais de uma, penjing landscape(paisagem). Tendo em mente essas escolas pode fazer no conceito de penjing, mas ainda assim tenho dúvidas quanto a concha.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sáb Fev 14, 2009 11:17 pm Assunto: bonsai |
|
|
Tanto o uso de corais quanto o de conchas, poderiam ser utilizados na confecção de KUSAMONO ou SHITAKUSA, que são plantas de acento. Todavia, não creio que ficasse um trabalho "natural", que é o que o artista do bonsai geralmente almeja alcançar para apresentar melhor o seu trabalho com o bonsai cultivado.
Em se tratando de bonsai, concordo com o Dark: a Cesar o que é de Cesar. Misturar arvore com conchas é algo muito estranho a meu ver, e seria muito dificil conciliar ou harmonizar algo nesse sentido. Não consigo nem imaginar que espécie poderia se adequar melhor a isso. A não ser, claro, alguma planta marinha. Mas aí esbarra-se na problemática de mantê-la linda e saudável fora do habitat natural a que pertence.
Na busca por novos materiais em que envasar um bonsai, alguns artistas ceramistas japoneses, verdadeiros mestres oleiros, buscam inspiração em sua arte nas formas da natureza. Tenho em meu acervo alguns exemplares da revista espanhola Bonsai Pasion e de publicações japonesas, como a Kindai Bonsai e Bonsai Sekai que mostram vasos ceramicos com formatos de conchas e de plantas.
Algumas peças, inclusive, fogem totalmente do padrão a que estamos mais afeitos e que geralmente visualizamos em qualquer coleção ou galeria de bonsai, apresentando formas trapezoidais, triangulares, piramidais, etc. Com isso, tenta-se, talvez, "modernizar" a apresentação do bonsai, subtraindo-o dos grilhões da antiguidade a que ele geralmente é visto, e apreciado.
Buscar materiais alternativos onde acondicionar um bonsai é sempre interessante. Mas é igualmente importante que tais materiais tenham a ver com a planta, igualmente. Sejam fáceis de se harmonizar ao conjunto, e não fujam tanto a isso.
Vasos feitos de madeira, de fibra ou casca de coco, de isopor, de papel mache, de origami, de xaxim, de osso ou conchas ou de qualquer outro material que não a ceramica ou uma pedra ou rocha, a meu ver, é algo inusitado e contrário a nossa nobre arte, por mais lindo e bonito que seja o resultado de sua confecção.
Mas gosto de ressaltar que gôsto é igual pescoço: cada qual tem o seu e geralmente não gosta de abrir mão. Então, se isso lhe agrada, é bola para a frente. Mas não espere elogios ou muitas adesões.....  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
juberson
|
Enviada: Seg Fev 16, 2009 5:02 pm Assunto: |
|
|
nickyfury
obrigado pelas explicações, sobre a concha é q eu vi uns vasos "organicos" aqui mesmo no forum e percebi que o formato dado a eles lembrava uma concha e como eu tenho uma concha de ostra grande aqui pensei em fazer um mame com ela, bom sou teimoso vou tentar do mesmo jeito, até pq não tenho intenção nenhuma de expor minhas plantas é somente como diz um senhor daqui "pra fazer higiene mental"
darkaso
valeu mesmo pela explicação adoro esses forum pq a cada dia aprendo mais um pouco e se eu não aprender algo no meu dia esse dia com certeza foi em vão, valeu mesmo!!!
FrK_leal
Opa com certeza assim que eu for pra joinville dou um toque até pq vc escreveu q é aquarista, cara eu fui responsável pelos aquarios de um museu de história natural por quatro anos, sou apaixonado por peixes!!!
junior/pr
muito legal esse bonsai bem inspirador, os corais que eu encontrei aqui são um pouco diferentes mas assim que eu tiver um tempinho tiro umas fotos e posto aqui
Franz Lopes
valeu Franz obrigado pela resposta |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|