Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Franciane 2.o PASSO

Registrado: 03/03/07 Idade: 45 Mensagens: 315 Localização: Fortaleza-Ce
|
Enviada: Ter Fev 10, 2009 10:44 am Assunto: yamadori de nativa |
|
|
Alguém conhece esta nativa do nordeste ??
 _________________ Franciane
Editado pela última vez por Franciane em Qui Fev 12, 2009 11:41 am; num total de 2 vezes |
|
|
 |
Franciane 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Fev 10, 2009 10:50 am Assunto: |
|
|
Ela possuía raízes profundas e grossas, provavelmente de sustentação.
Quanto as raízes finas para absorção de água e nutrientes não tinha nenhuma.
Alguém pode me dizer se a vit B1 300mg p/ 1,5L de água é adequado para obter raízes ramificadas??
Ela esta na sombra e as folhas ainda estão meio fechadas.
Estou com receio dela não aguentar !!
Alguém pode me orientar !!! _________________ Franciane |
|
|
 |
EZEQUIEL JUNIOR PARTICIPANTE

|
|
|
 |
FrK_leal 3.o PASSO

Registrado: 19/07/05 Idade: 42 Mensagens: 589 Localização: Joinville - SC
|
Enviada: Ter Fev 10, 2009 1:50 pm Assunto: |
|
|
Pra recuperação, o primeiro seria bom vc fazer uma poda p/tirar um pouco de massa verde...
Deixá-la em estufa tb seria uma boa...
de resto é esperar... _________________ Abraços,
FrK
Designer wannabe.
(Meu aquario é minha televisão)
frkdesign.blogspot.com |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

Registrado: 03/10/08 Idade: 41 Mensagens: 2019 Localização: Ijuí-RS
|
Enviada: Ter Fev 10, 2009 6:24 pm Assunto: |
|
|
não quero ser chato, mas acho que sempre é bom lembrar...
LEI Nº 4.771, DE 15 DE SETEMBRO DE 1965.
Art. 2° Consideram-se de preservação permanente, pelo só efeito desta Lei, as florestas e demais formas de vegetação natural situadas:
f) nas restingas, como fixadoras de dunas ou estabilizadoras de mangues;
nada pessoal, só penso que não podemos ser egoistas e colocar nosso hobbie acima da preservação do meio ambiente, aliás, quem gosta tanto tanto de plantas, deve dar o exemplo. |
|
|
 |
Ivanil Pimentel Vieira PARTICIPANTE

Registrado: 21/12/05 Mensagens: 1504 Localização: coronel vivida pr
|
Enviada: Qua Fev 11, 2009 10:06 am Assunto: |
|
|
Colega do bonsai Arzivenco,
sei que a Lei existe e que precisa ser respeitada, isto não tem o que se questionar.
Me considero um ecologista nato e são me recordo de quantas ações pratiquei até o dia de hoje, mas isso não importa no momento.
O "yamadori" existe não é de hoje.Apostilas e livros fazem referência a tal prática dentro de ações que se registram no nosso dia a dia.
Nunca pratiquei "Yamadori", mas não sou contra ,tendo em vista as vantagens que com isso geralmente ocorre.São estacas que geram novas plantas, sementes que germinam e que são enviadas para outros bonsaístas e a espécie continua preservada e até mesmo conhecida ao se colocar para opiniões em locais públicos.
De uma planta, surgem dezenas de outras e é ai que eu não sou contra.
Não estou querendo criar polêmica, apenas colocando minha opinião ref; ao assundo prática do"yamadori".
Admiro muito os que a qualquer custo defendem a natureza e sei que vc o faz por convicção e por saber o quanto representa para todos nós.
Ivanil |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Fev 11, 2009 10:14 am Assunto: |
|
|
Ivanil, na verdade não sou contra o yamadori, em absoluto..
até mesmo pratico.. mas sempre observando alguns pontos. Se for dentro de uma área particular, com anuência do proprietário, não existe problema algum (exceção as árvores nativas já adultas), portanto, yamadoris de quintal, jardim, são plenamente aceitáveis.
Agora, yamadori em áreas de preservação permanente (as APPs), ou áreas públicas, ou ainda, áreas privadas sem o consentimento do proprietário, é crime. Aqui trabalho com isso e ja presenciei alguns processos acontecendo por coisas bem "banais", portanto acho que não poderia deixar de informar os colegas sobre estas questões.
de maneira nenhuma tentei ser indelicado ou ser agressivo, mas acho que o comentário é oportuno e talvez seja esclarecedor para muitos aqui. |
|
|
 |
Franciane 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Fev 11, 2009 11:25 am Assunto: |
|
|
Amigos, esclarecendo as dúvidas, o yamadori foi praticado numa área particular, no quintal da casa de praia da minha família.
Abraços!!  _________________ Franciane |
|
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Qua Fev 11, 2009 1:37 pm Assunto: |
|
|
Tanta discussão, era só ter perguntado onde foi coletada.
Vitamina B 1 ajuda muito...mas manda confeccionar em laboratório a tiamina pura em capsulas de 400mg, dilui em um litro de água e sai baratinho....aqui R$ 11,00. _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Fev 11, 2009 2:04 pm Assunto: |
|
|
Junior, a discussão não é sobre o caso específico deste tópico, melhor que não tenha sido o caso, mas acho que não dói para ninguém saber exatamente o que pode e o que não pode fazer. |
|
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Qua Fev 11, 2009 2:23 pm Assunto: |
|
|
Com certeza amigo Arzivenko, acredito que a maioria do pessoal que frequenta este espaço sabe pelo menos um pouco sobre a lei que se referiu e não são de todo leigos nem loucos de sair por ai retirando material de lugares protegidos por lei. Já fiz muitos yamadoris, hoje inclusive quero ver se tenho sucesso em mais 2, sempre em espécies e locais que não me trarão problemas.
Se a discussão não se referia a este tópico poderia ter sido colocada em um novo tópico, o que me pareceu é que quiz dar um "puxão de orelha" na Fran.
Amigo, como você mesmo citou até você não é contra o yamadori em absoluto.
Sem mais para o momento; _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qua Fev 11, 2009 5:54 pm Assunto: bonsai |
|
|
Fran, parabens pela ótima aquisição. Pelas fotos, parece um ptecolobium tortus. Se for, faça uma pesquisa no site do google, vc encontrará muito referencial interessante. Eis uma mostra da arvore quando adulta:
A planta abaixo pertence ao bonsaista Claudio Ratto, do RJ:
A semente dessa planta é tão ou mais curiosa quanto o desenvolvimento de seu caule:
Quanto a retirada de espécimes da restinga, do cerrado, da mata, da floresta: sou totalmente a favor. Principalmente se for em área particular, e o dono ou proprietário concorda com a retirada.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Ivanil Pimentel Vieira PARTICIPANTE

Registrado: 21/12/05 Mensagens: 1504 Localização: coronel vivida pr
|
Enviada: Qua Fev 11, 2009 10:02 pm Assunto: |
|
|
Arzivenko, não se preocupe até mesmo porque tudo ficou esclarecido.
Todos usaram o direito de opinar sem ofensas e isso nos tranquiliza.
No teu post inical ficou claro a atividade que exerce.
Do colega no bonsai - |
|
|
 |
claudiojsferreira

|
Enviada: Qui Fev 12, 2009 8:34 am Assunto: |
|
|
Ao amigo advogado
Bela aula sobre direito, muito boa, acho que devia ser criado um tópico específico sobre o assunto, pois sei que muita coisa pode ser aproveitada nos foruns sobre as leis ambientais!
Porém da próxima vez que for fazer uma referência semelhante tenha a delicadeza de ter conhecimento, sobre a real situação, pois ficou muito claro a intenção de repreender a Fran, e se não foi esta a intenção sua foi a impressão que passou!
Paz e Bem!! _________________ Nunca se contente com o seu conhecimento!! |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Fev 12, 2009 8:59 am Assunto: |
|
|
Em primeiro lugar não sou advogado, sou biólogo.
Em segundo lugar, deixei bem claro que o comentário não foi pessoal, tanto é que que a colega não levou como ofensa...
Claudio, se meu comentário foi inoportuno nesse tópico, o seu me reepreendendo é ainda mais inoportuno. |
|
|
 |
|