|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
| Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
| Autor |
Mensagem |
Ivanil Pimentel Vieira PARTICIPANTE

Registrado: 21/12/05 Mensagens: 1504 Localização: coronel vivida pr
|
Enviada: Seg Fev 09, 2009 8:23 pm Assunto: |
|
|
Amigo Fabiano,
que bom vc ter colocado tua experiência no uso da casca como componente do substrato.Sei que o amigo compra o produto já embalada, mas para quem adquire junto das Laminadoras ou serrarias,
como deverá proceder: por ao sol e depois triturar e que granulometria é mais indicada?
Abraços - Ivanil |
|
|
 |
fabianoscosta PARTICIPANTE

Registrado: 05/02/07 Idade: 52 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Ter Fev 10, 2009 9:27 am Assunto: |
|
|
Ivanil, eu não tenho certeza qto ao tempo para secar o suficiente a casca, mas eu aho que dá para saber com o tato, eu acho, mas tem que ser totalmente seca, desidratada.
A granulometria será de acordo com o restante do substrato, se for maior, além de atrapalhar no substrato fica feio.
Abração,
Fabiano. _________________ Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Fev 10, 2009 10:11 am Assunto: |
|
|
Amigo Fabiano,
de pouco a pouco a gente vai acumulando informações que nos ajudam na melhoria de nossas plantas em geral.Fico muito agradecido...espero um dia poder retribuir!
Abraços - Ivanil |
|
|
 |

|
|
|
 |
cesar_alr 2.o PASSO

Registrado: 22/08/06 Mensagens: 303 Localização: Pirapetinga-Mg
|
Enviada: Ter Fev 10, 2009 12:11 pm Assunto: |
|
|
BOm como diz um amigo meu " Contra fatos não há argumentos " ehhehee...
Agora faço mias uma pergunta.... Será que o pó de serra proveniente da madeira (pinnus ) também poderia ser usado com substrato ? Ou o pó tende a compactar o solo ?? |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Fev 10, 2009 1:33 pm Assunto: |
|
|
Cesar vc respondeu a sua pergunta! hehe
A não ser que seja um pó mais grado, onde com a peneira vc retira o fino e usando bem pouco, pode ser q funcione, mas n seria o ideal.
Abraço,
Fabiano _________________ Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
|
|
 |
cesar_alr 2.o PASSO

Registrado: 22/08/06 Mensagens: 303 Localização: Pirapetinga-Mg
|
Enviada: Ter Fev 10, 2009 7:23 pm Assunto: |
|
|
Bom aproveitando ainda mais o tópico e agora em lugar certo ...
Trabalho em uma fábrica de papel e paelão, aqui temos cadeiras movidas a biomassa (cavacos de madeira , carvão , etc...).
Bom há algum tempo fizeram a compra de um material mais barato casca de eucalipto , mas o material acabou sendo reprovado e sobrou muito mesmo no pátio ...
Será que este material poderia também ser usado como substrato ? Lógico desde que em granulometria adequada? |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Fev 10, 2009 8:57 pm Assunto: |
|
|
Amigo Cesar,
Estive hoje a tarde numa exportadora de lâminas de pinos ocasião que pude verificar a casca sendo queimada em suas fornalhas com ótimo aproveitamento, dai se verifica que suas propriedades não são as mesmas.Demonstraram muito interesse em produzir seu próprio adubo para germinação de mudas de pinos, tendo em vista que a empresa produz e refloresta aproximadamente 200 mil árvores por ano.Veja só, o que se comenta aki poderá servir também la fóra.
É o que tinha a relatar.
Abraço - Ivanil |
|
|
 |
Claudio Fellini 4.o PASSO

Registrado: 09/01/06 Idade: 56 Mensagens: 629 Localização: Aparecida de Goiânia-GO
|
Enviada: Qui Fev 19, 2009 12:31 pm Assunto: |
|
|
Ivanil amigo,
Este ano, vário colegas aqui de minha região passaram a usar a casa de pinus, inclusive eu (20%), tem gente que usa mais, mas como eu também costumo usar mais 20% de composto caseiro, também coloco um pouco de calcáreo na mistura. Dependendo da planta, acrescento um ou outro material nesta mistura base que faço.
divido em 5 partes
1 de casca de pinus
1 de composto orgânico totalmente curtido 120 dias
1 de areia
1 de terra preta
1 de tijolo triturado
todas na mesma granulometria que varia entre 3 e 5mm
no decorrer deste ano, até a próxima primavera, terei uma noção dos resultados desta mudança, pois ainda é cedo para comparar resultados.
Abraços
Fellini
http://fellinibonsaipotstrees.blogspot.com/ _________________ FELLINI
A Natureza é sábia |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Fev 19, 2009 2:28 pm Assunto: |
|
|
Caro Amigo Claudio,
gratos pela tua participação somando ainda mais ao que já foi comentado.Estou testando também e vamos reunindo os resultados para que se confirme as espectativas, pelo que se percebe são animadoras.Ainda não descartei o composto Plantmax, já testado e com excelentes resultados.
Abraços Amigo. |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Fev 19, 2009 3:09 pm Assunto: |
|
|
Oi Cláudio dependendo da espécie, seu substrato é bem interessante, se é drenante, quase sempre dá certo.
Só gostaria de lhe alertar que neste caso 3/5 de seu substrato é orgânico e 1/5 de areia (geralmente Grãos menores aumentando umidade), e o último 1/5 de caco onde tem grande aderência de umidade tbm.
Isso provoca bastante acidez do mesmo... só tenha cuidado em relação à isso, pois esta composição irá"segurar" muita água e adubo, portanto deverá ter uma atenção maior qto a ensolação e peridiocidade de cuidados.
Na verdade isto quem tem que ver é vc pelo fato de seu micro-clima, calor, chuva, ...
Abraço amigo,
Fabiano. _________________ Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
|
|
 |
Claudio Fellini 4.o PASSO

Registrado: 09/01/06 Idade: 56 Mensagens: 629 Localização: Aparecida de Goiânia-GO
|
Enviada: Ter Fev 24, 2009 3:54 pm Assunto: |
|
|
Fabiano e Ivanil,
Desculpe pela falta de informações adicionais!!!
Este substrato que faço, é base para plantas em crescimento/treinamento, mamadeira, escorredor, etc.
Quando faço a mistura para vasos pequenos ou rasos, para bonsai pronto, eu acrescento à quantidade desta mistura a mesma parte de areia. Se for um Junípero por exemplo um pouco mais de areia, se for uma frutífera ou florífera, menos areia.
Outro detalhe, nesta mistura, já guardada, acrescentei um pouco de calcáreo para corrigir a acidez da mesma.
Espero ter resultados em breve, pois todo ano faço uma mistura diferente e sempre tenho resultados melhores, creio assim achar a mistura ideal para minhas plantas associada ao clima quente no verão e seco no inverno.
Abraços
Fellini _________________ FELLINI
A Natureza é sábia |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|