|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Donegá 4.o PASSO

Registrado: 25/01/07 Idade: 51 Mensagens: 664 Localização: São Paulo - SP
|
|
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Qua Fev 11, 2009 1:39 pm Assunto: |
|
|
Nunca usei, e acho um tanto esquisito para bonsai. Sempre tento simplificar. _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
FrK_leal 3.o PASSO

Registrado: 19/07/05 Idade: 42 Mensagens: 589 Localização: Joinville - SC
|
Enviada: Qua Fev 11, 2009 1:56 pm Assunto: |
|
|
Cara, volta e meia aparecem essas perguntas...
Posso te ajudar em dois pontos só:
1 - carvão ativado: até onde sei ele não é de origem vegetal e sim mineral mas tudo bem, pode ser q eu esteja errado. É fácil de encontrar em lojas de aquário e os mais baratos geralmente tem níveis de fosfatos não muito desejáveis para o uso em aquários. Dentro do sistema de filtragem de aquário ele serve p/"retirar" da água elementos nocivos como cloro, boro, fluor e etc... Mas ele tb absorve fertilizantes, remédios e oq mais de químico for introduzido na água...deve ser trocado mensalmente pois satura fácil, daí invés de absorver, ele passa a liberar todos esses elementos.
Pq não acho uma boa usar em bonsai? Primeiro pq é caro, uns 500g do carvão mais barato deve custar uns 15 reais mais ou menos.
Segundo que a granulometria é baixa, quase como uma areia mais grossinha, já que é p/ir dentro do filtro que não tem mto espaço.
Terceiro e mais importante, devido à sua própria característica de absorver os elementos. Imagine q vc adube com adubo químico diluído (mas deve acontecer com os sólidos tb), enquanto novo, o carvão vai absorver todos os elementos do adubo p/ele, a planta vai ficar se não com nada, mas com mto pouco. Depois de saturado corre risco de uma liberação não gradual e nociva daqueles elementos absorvidos.
2 - Basalto: esse, se vc tiver acesso pode usar tranquilo, é só um pedrisco preto e inerte, nada mais que isso. O Valdir Hobus usa bastante pois tem facilidade p/encontrar em pedreiras onde ele mora... Pode usar como parte do substrato ou como ele faz em algumas plantas, 100% puro. A cor da rocha tb é interessante p/trabalhos como raiz sobre rocha.
É isso...qq coisa pergunte... _________________ Abraços,
FrK
Designer wannabe.
(Meu aquario é minha televisão)
frkdesign.blogspot.com |
|
|
 |
Donegá 4.o PASSO

Registrado: 25/01/07 Idade: 51 Mensagens: 664 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Qui Fev 12, 2009 7:29 am Assunto: |
|
|
Olá FrK_leal,
Qto a utilização p/ aquários eu já tenho certo conhecimento, tive loja de aquários por 7 anos e sou hobbysta a 15 anos. Realmente a qtd de fosfato encontrada em algumas marcas ñ é recomendado p/ aquas plantados, pois aumenta consideravelmente o risco de proliferação de algas, que acabam por absorver os nutrientes que as plantas necessitam, além de acabarem com a estética do aqua. Qto a eliminar elementos nutrientes, tenho certas dúvidas, pois como disse sou hobbysta a um tempo considerável e utilizo o carvão no sistema de filtragem sem comprometimento no desenvolvimento das plantas. talvez possa até ser útil, evitando a formação de pontos de criação de gases tóxicos, pois por mais aerado que seja o substrato, podem haver alguns pontos de maior compactação.
Qto a origem do carvão ativado, se verificar no link que postei, o mesmo é de origem vegetal, porém obtido através de queima controlada.
Qto a granulometria, é encontrado em tb em grãos entre 3 e 6mm. E em relação a qt a ser utilizada, seria pequena, o que acredito que ñ causaria problemas de compactação de outros elementos. Veja, alguns artigos falam da utilização no substrato de bonsai de algo em torbo de 5% de carvão vegetal.
Obs: O carvão vegetal comum, tb possui a propriedade de absorver elementos químicos, porém em menor qt, pois sua porosidade é menor e com isso ele se satura mais rapidamente, mas tb pode ser utilizado em aquas, porém com trocas mais frequentes.
Qto ao basalto, o mesmo tb é encontrado em lojas de aquários com várias granulometrias. Qto a sua utilização p/ bonsais, eu ainda ñ tinha conhecimento que algum amigo bonsaísta já o utiliza-se, foi uma boa informação.
Vamos continuar a discussão e ver se alguém pode informar sobre os outros elementos. Acrescentei a lista mais um material, o cascalho mineiro que tem boa porosidade e ph neutro. Talvez pudesse substituir o cascalho de telhas/tijolos que são horríveis de preparar, rsrsrsrs. Tb é encontrado em granulometrias diferentes.
valeu. _________________ Donegá
Natura Bonsai Brasil
http://naturabonsaibrasil.blogspot.com/ |
|
|
 |
giorgio
Registrado: 06/10/08 Idade: 49 Mensagens: 51 Localização: Vercelli - Itália
|
Enviada: Qui Fev 12, 2009 1:56 pm Assunto: |
|
|
na Italia é comum a utilização da pedra-pomes, e, também, que é comum encontrar em viveiros. Ao contrário da akadama, para fazer uma comparação, seca mais rapidamente. Precisa ser lavada, para eliminar mais efeitos. |
|
|
 |
giorgio
|
Enviada: Qui Fev 12, 2009 2:07 pm Assunto: |
|
|
Vamos a usar tambem o lapillo, que tinha ângulos mais agudos, assim, o melhor enraizamento da planta. Um problema com o Lapillo é que as raízes podem penetrar-lo, e muitas vezes é difícil de desvendar, ainda é excelente.
Outros equipamentos que utilizem um lote, em especial nos últimos anos, a agro-perlite, que é pedra soprada. a perlite foi utilizada até há alguns anos na construção civil como isolamento entre as paredes. Melhora a drenagem do solo e utilizado puro, aumenta exponencialmente o sucesso das colecções de Yamadori na enradicadura. |
|
|
 |
FrK_leal 3.o PASSO

|
Enviada: Qui Fev 12, 2009 2:34 pm Assunto: |
|
|
Olha galera, em relação à materiais alternativos para composição do substrato há várias opções.
Tomando como base o que disse o Walter Pall no encontro da Nipon Bonsai em novembro, a planta não precisa de "terra", ela precisa sim de um substrato que confira à ela sustentação e que retenha umidade em boas condições. P/isso pode ser usado uma mistura de diferentes materiais ou um em alguns casos um substrato composto de um único material. Ele mesmo nos disse que usa em algumas plantas, sobretudo nas muito grandes e pesadas, bolinhas de isopor. A vantagem dela é ser inerte, extremamente leve (oq evita aquele peso enorme no vaso e facilita o transporte) e sua retenção de umidade é bem boa, nem muito nem pouco....
Ao pesquisar materiais alternativos, só temos que nos atentar às características que queremos conferir ao substrato e às qualidades do material usado, principalmente esse último.
Vejo muita gente às vezes utilizando pedrisco daqueles bem brancos de aquário no substrato, principalmente nos escorredores, só que alguns deles são alcalinizantes, o que para o desenvolvimento de nossas plantas não é bom.
O interessante é sempre buscar as propriedades dos materiais usados, saber se ele não compacta, qual a sua retenção de líquidos, se é ácido ou alcalino, essas coisas... _________________ Abraços,
FrK
Designer wannabe.
frkdesign.blogspot.com |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Fev 12, 2009 5:24 pm Assunto: bonsai |
|
|
A propósito do uso de matérias alternativas, principalmente em composições formadoras de substrato para cultivo, seria interessante o colega que postar informações esclarecer quanto ao uso, isto é, se chegou a fazer ele mesmo uso desse material.
Acredito que, ao usar o material descrito, poderia enriquecer com detalhes de experiencia própria, o assunto em pauta, contribuindo dessa forma para um melhor entendimento e divulgação desses produtos.
A título de exemplificação, lembro que há alguns anos o bonsaista/forista Edson Araldi propagandeou um material que ele estaria extraindo, um tipo diferenciado de terra granulada (varias granulometrias, inclusive), e afiançou que chegara a fazer uso dessa terra. Tive a grata oportunidade de participar da discussão sobre esse produto, bem como cheguei incluise a adquirir com ele certa quantidade, a título de experimento.
Gostei do material que ele enviou, a ponto de encomendar quantidades maiores. Quando eu e Araldi nos avistamos no Atelier do Dom Mario, aliás, eu já havia divulgado aqui no forum os resultados alcançados com esse novo substrato, denominado pelo Araldi de "Qualitá", tendo feito uso dele em diversas composições e misturas com outros componentes, além, é claro, de uso simples no plantio e cultivo de espécies as mais variadas.
Como tudo mais no bonsai, nem todas as plantas aceitam bem quer seja esse substrato Qualitá, quer seja outro. É preciso fazer tentativas e mais tentativas, verificando e experimentando, até que se consiga descobrir para quais plantas serve este ou aquele substrato, qual a melhor composição e qual o material mais adequado. Com um detalhe a mais: nem sempre o que é bom e indicado para minhas plantas aqui no Planalto Central, será tambem para outros bonsaistas e cultivadores, residentes em outros estados brasileiros.
Por isso, considero importante pedir aos nobres colegas que, ao inquirirem sobre este ou aquele produto ou material, façam eles mesmos experimentos com essas misturas e com o máximo de variedades possiveis de espécimes vegetais, dentro de suas condições é claro, para depois postarem seus resultados aqui no forum, onde, aí sim, poderemos estar discutindo algo realmente interessante e que venha a render experiencias gratificantes ou não para todos.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
giorgio
|
Enviada: Qui Fev 12, 2009 7:45 pm Assunto: |
|
|
Concordo plenamente com a afirmação de que o substrato muda de região para região e até mesmo de bonsaista para bonsaista, na acepção de hábitos pessoais nell'annaffiare e fertilizar. Importante, é que o substrato é drenagem e, em seguida, o inerte pela oportunidade de ser precisos quando adubação não possui material orgânico.
Sobre o fórum que eu siga na Italia próprios estes dias num debate sobre a forma como o "velho" bonsaistas utilizando terras da floresta, misturados com os resíduos orgânicos para a esquerda para fermentar, óxidos de ferro para enriquecê-las e assim chegar com a experiência de criar um solo que não forem necessários para fazer adubo para as plantas. Ultimamente, depois da chegada dell'akadama, é preferível o uso de material inerte. Pontos de vista, e as diferentes filosofias sobre o qual poderíamos falar durante dias.
É importante encontrar uma mistura drenagem, escrevi acima, que a captação de água, mas não muito, bem como a emissão mais ou menos lento, dependendo da sua atitude em relação à água.
Quanto à minha experiência pessoal, estou bem com a akadama pura, mas nem sempre é possível tê-la eo custo é demasiado elevado, esse é o motivo pelo qual, nos últimos anos estou tentando diferentes misturas, utilizando em vez dell'akadama a pedra-pomes. Ela tem um grau de retenção de água do que all'akadama e, em seguida, antes da secagem, também os adubos são lavados mais rapidamente, mas em contrapartida não desmoronar como akadama.
Algumas pessoas na Italiaa usar o cascalho ou aquário cascalho, este é um problema, em primeiro lugar, para o peso e, em seguida, a altas temperaturas, devido a retenção hídrica é muito baixa e, em seguida, seca rapidamente. Inversamente, a qualidade tem que ter muito arestas, favorecendo a formação de raiz termina.
Um bom material é perlita, o que eu não compreendi, talvez um que é chamado de "isopor" (não encontrei a tradução), muito fino, leve como espuma, quando ela está seca, a água que se sente bem, mas não muito , libertando-o lentamente. Tem a grande qualitàdi ser angulares, e incentiva lacrescita raízes fini.Stiamo de efectuar experiências com ele, mas posso seguramente dizer que é excelente para o desenvolvimento das raízes para, mesmo que de ser comummente utilizada agora para os puros de enraizamento e Yamadori cuttings. Viveiros nas cidades é utilizado em conjunto com a universalidade do solo, devido à sua capacidade para fazer a drenagem do solo e friáveis.
para quem quiser deixo um link para uma longa discussão em um fórum italiano, onde são introduzidos e analisados vários tipos de substrato
http://translate.google.com/translate?prev=hp&hl=it&u=http%3A%2F%2Fwww.bonsai-italia.com%2Fforum%2Fviewtopic.php%3Ft%3D8138&sl=it&tl=pt |
|
|
 |
FrK_leal 3.o PASSO

|
Enviada: Sex Fev 13, 2009 8:37 am Assunto: |
|
|
Giorgio, você não encontrou tradução para o isopor pois esse é um nome comercial, e nós temos costume de referir-nos à certos materiais pelo nome comercial... na verdade o material em questão não é a perlita, e sim o esfevorite.
De acordo com Walter Pall a principal desvantagem do uso do esfevorite é a cor, o que confere um ar artificial ao substrato, mas isso pode ser facilmente mascarado utilizando uma camada de outro material por cima, seja akadama, areia, pedrisco, musgo etc.
Devo admitir que ainda não fiz uso desse material, mas estou curioso, provavelmente devo testar nos próximos transplantes.. _________________ Abraços,
FrK
Designer wannabe.
frkdesign.blogspot.com |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|