FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Fícus - atualizado 02.08.2012
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Nikkei 100
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Ago 03, 2012 12:35 am    Assunto: Responder com citação

A planta melhorou bastante. É possível que a brotação ainda apareça aonde você quer. Pode ir preparando outro galho para enxertia também, eu não deixaria de tentar. No corte feito com o alicate tende a formar tecido cicatricial e com o tempo ir fechando, paciência mesmo.
Pensei em podar os galhos curtos, para melhorar ramificação mais próximo ao tronco e ao mesmo tempo deve estimular brotações em outros locais no tronco...
andretanure

MensagemEnviada: Sáb Ago 04, 2012 1:27 pm    Assunto: Responder com citação

Nikkei 100 escreveu:
A planta melhorou bastante. É possível que a brotação ainda apareça aonde você quer. Pode ir preparando outro galho para enxertia também, eu não deixaria de tentar. No corte feito com o alicate tende a formar tecido cicatricial e com o tempo ir fechando, paciência mesmo.
Pensei em podar os galhos curtos, para melhorar ramificação mais próximo ao tronco e ao mesmo tempo deve estimular brotações em outros locais no tronco...

Nikkei, esse corte já foi feito há um tempo, uns 8 a 9 meses. Será que ainda pode surgir algum broto no local? Seria bom lesionar novamente a área?

Fiz o que vc disse e diminui o comprimento dos galhos, para estimular adensamento e surgimento de brotos
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Nikkei 100
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Ago 04, 2012 7:20 pm    Assunto: Responder com citação

Não acho que precise refazer o corte para estimular a cicatrização apenas cuide para não apodrecer.
Acho que ainda pode sim ter brotações no tronco. Depende também de sorte. Enquanto isso vai trabalhando o resto da planta e se não surgir, faz enxertia mesmo.
Por isso falo pra ir preparando uma muda para enxertia. Pode trabalhar esta muda como se fosse o futuro galho, pensando em espessura do galho (que deve ser mais grosso que os logo acima) e ramificação também. Se fizer enxertia de um galho mais fino que os de cima pode dar mais trabalho para engrossa-lo, já que os galhos de cima recebem mais luminosidade e tendem a crescerem mais rápido.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2
Página 2 de 2

Ir para: