FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

como trabalhar minha pitanga
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
O Guardião
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Out 27, 2008 7:21 pm    Assunto: como trabalhar minha pitanga Responder com citação

Olá pessoal gostaria de idéias sobre como trabalhar esta pitanga.[url][/url]
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Alex Fabiano
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Out 31, 2008 4:46 pm    Assunto: msg Responder com citação

Qual estilo vc quer para a planta ? Moyogi ou Hokidashi ??

para pitangas eu prefiro hokidashi.........

Mas no caso de tua planta, acho que seria bom jogar ela num escorredor pra ela ganhar corpo...........
O Guardião
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Out 31, 2008 6:14 pm    Assunto: Re: msg Responder com citação

Alex Fabiano escreveu:
Qual estilo vc quer para a planta ? Moyogi ou Hokidashi ??

para pitangas eu prefiro hokidashi.........

Mas no caso de tua planta, acho que seria bom jogar ela num escorredor pra ela ganhar corpo...........

Eu ainda não tenho muito conhecimento á respeito para poder definir com segurança qual o melhor estilo, mas obrigado pela dica
Alex Fabiano
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Out 31, 2008 8:24 pm    Assunto: msg Responder com citação

dê uma olhada nesse link, tem vários estilos , inclusive o Hokidashi e o Moyogi...

http://www.atelierdobonsai.com.br/estilosdobonsai.html
O Guardião
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Nov 01, 2008 11:45 am    Assunto: Re: msg Responder com citação

Alex Fabiano escreveu:
dê uma olhada nesse link, tem vários estilos , inclusive o Hokidashi e o Moyogi...

http://www.atelierdobonsai.com.br/estilosdobonsai.html

Valeu pela indicação. Estive verificando os estilos e acho que o moyogi teria que deixar o bonsai muito maior do que predendo, para conseguir uma harmonia entre tronco e galhos, moro em apartamento e não tenho muito espaço por isso acho melhor seguir o hokidashi.
Esta foto que postei é um pouco antiga, foi de um ano atraz, a planta agora esta um pouco maior com mais galhos novos e repleta de folhas, estou sem maquina fotografica no momento mas assim que tiver postarei novas fotos para vc avaliar ok?
Alex Fabiano
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Nov 01, 2008 12:33 pm    Assunto: msg Responder com citação

sem problemas , no que eu puder ajudar....
O Guardião
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Nov 01, 2008 4:45 pm    Assunto: Re: msg Responder com citação

Desculpe-me pala qualidade da imagem, mas estou sem camera como comentado em messagem anterior, estas fotos foram feitas com celular. Como estamos numa época em que acredido ser boa para trabalhar na planta estou postando estas fotos para que vc possa me dar alguma luz.
Obrigado

Alex Fabiano escreveu:
sem problemas , no que eu puder ajudar....
[url] nova foto para ser avaliada[/url][url]
[/url][img]
http://i496.photobucket.com/albums/rr325/oguardiao_2008/fotos%2001112008/Foto-0045.jpg[/img][url][img]
http://i496.photobucket.com/albums/rr325/oguardiao_2008/fotos%2001112008/Foto-0049.jpg[/img][/url][img]
http://i496.photobucket.com/albums/rr325/oguardiao_2008/fotos%2001112008/Foto-0048.jpg[/img][url][img]
http://i496.photobucket.com/albums/rr325/oguardiao_2008/fotos%2001112008/Foto-0050.jpg[/img][/url]
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Nov 02, 2008 7:03 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Como vc mora em apartamento, acredito que a melhor opção seja recomeçar sua planta, formando com ela um bonsai shohin (leia xôrrim). As plantas, nesse caso, devem ter no máximo até 25cm. Para tanto, vc deverá fazer um corte diagonal na altura da segunda volta do arame (1.ª foto), pouco acima da primeira curva, na altura mesmo da cicatriz ali visualizada. Ao vir nova brotação, poderá escolher novo galho apical com que formar uma melhor estrutura. Very Happy

Agora, se preferir manter o tamanho que está, então terá que cortar o galho da esquerda (1.ªfoto) que cresce em oposição ao galho da direita, mais grosso. Os galhos que crescem em linha reta acima e abaixo nos galhos principais tambem devem ser eliminados. O galho da direita deverá ter seu comprimento reduzido na metade. Wink

Devem ser cortados, tambem, galhos que crescem na frente do tronco, e um novo apice deverá ser escolhido dentre os galhos que formam a ultima parte, vez que isso irá dar a sua planta mais conicidade (uma arvore na natureza é cônica: a base sempre será mais larga que a parte mais alta). Em razão disso, os galhos seguem o mesmo principio: compridos próximo da base, diminuindo o comprimento enquanto vai subindo até o topo. Very Happy

Quanto ao estilo, o melhor no caso de sua planta é o MOYOGI. Ele poderá ser obtido tanto fazendo o corte que sugeri inicialmente, quanto procedendo as alterações caso mantenha a estrutura como está. Boa sorte. Wink

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
O Guardião
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Nov 02, 2008 11:35 am    Assunto: Re: bonsai Responder com citação

nickyfury escreveu:
Como vc mora em apartamento, acredito que a melhor opção seja recomeçar sua planta, formando com ela um bonsai shohin (leia xôrrim). As plantas, nesse caso, devem ter no máximo até 25cm. Para tanto, vc deverá fazer um corte diagonal na altura da segunda volta do arame (1.ª foto), pouco acima da primeira curva, na altura mesmo da cicatriz ali visualizada. Ao vir nova brotação, poderá escolher novo galho apical com que formar uma melhor estrutura. Very Happy

Agora, se preferir manter o tamanho que está, então terá que cortar o galho da esquerda (1.ªfoto) que cresce em oposição ao galho da direita, mais grosso. Os galhos que crescem em linha reta acima e abaixo nos galhos principais tambem devem ser eliminados. O galho da direita deverá ter seu comprimento reduzido na metade. Wink

Devem ser cortados, tambem, galhos que crescem na frente do tronco, e um novo apice deverá ser escolhido dentre os galhos que formam a ultima parte, vez que isso irá dar a sua planta mais conicidade (uma arvore na natureza é cônica: a base sempre será mais larga que a parte mais alta). Em razão disso, os galhos seguem o mesmo principio: compridos próximo da base, diminuindo o comprimento enquanto vai subindo até o topo. Very Happy

Quanto ao estilo, o melhor no caso de sua planta é o MOYOGI. Ele poderá ser obtido tanto fazendo o corte que sugeri inicialmente, quanto procedendo as alterações caso mantenha a estrutura como está. Boa sorte. Wink
Não sei se suas explicações ou minha inexperiencia,mas fiquei um pouco confuso e receioso sobre exatamente onde e como cortar, qual galho retitar... Seria possivel vc marcar pra mim direto na foto.
Obrigado
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: