FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Como fazer yamadori de Primaveras?
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Leilton Lima
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jun 07, 2005 5:52 pm    Assunto: Como fazer yamadori de Primaveras? Responder com citação

Oi pessoal, ganhei um presentaço! Primaveras adultas, com belos troncos. O problema é que terei de pegá-las neste final de semana. No último sábado peguei duas delas. Do jeito que me ensinaram. Cavando ao redor e depois em baixo. O problema é que estao em terreno arenoso e o torrão nao se sustenta. Apesar dos cuidados, as que eu peguei ficaram sem as raízes finas. Podei, coloquei no enraizador e as plantei na areia grossa, com manda o figurino. Agora tô rezando que as chuvas que estao tomando conta de Natal, ajudem no enraizamento. O que posso fazer, além disso?

abraçao a todos
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Illex
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Jun 07, 2005 6:55 pm    Assunto: Re: Como fazer yamadori de Primaveras? Responder com citação

E ai Leilton,

Cara acredito que fez tudo certinho somente agora é esperar mesmo a Pirmavera é uma planta estraordinaria, creio que ela se recuperará rapidamente mesmo se nao tiver boas chuvas, espero ver fotos dela aqui no forum t+ amigo.

Abraços:

Illex
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Marco Nascimento
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jun 07, 2005 9:22 pm    Assunto: Responder com citação

Leilton, a Primavera pega muito fácil, mesmo estando com poucas raízes, coloque-as na areia e use um Hormônio para ajudar no enraizamento, eu costumo usar o da Biofert.
Eu coloco a planta recém coletada na sobra e rego com hormônio nos 5 primeiros dias, depois disso é só regar com água normalmente e esperar as brotações, que geralmente ocorrem com 2 a 3 semanas, pode ser que demore um pouco mais, pois estamos entrando no inverno.
Depois de um mês, pode ir colocando a planta no sol gradativamente, até deixá-la no sol pleno (as Primaveras adorar o sol direto).
Vc tb pode começar adubá-la em 30 dias.
Um abraço.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Leilton Lima
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Jun 08, 2005 3:35 pm    Assunto: Responder com citação

Mais uma vez, muito obrigado pessoal. Assim que tiver fotos eu posto.
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Jun 08, 2005 8:26 pm    Assunto: Responder com citação

LEILTON !!!!!!!!!!!!!! Laughing Laughing

Bonsai é paciência.... paciência... paciência !!!!!!!!!! Very Happy Very Happy

A primavera para brotar precisa de MUUUUUUUUUIIIITTTTTTTAAAAA PACIÊNCIA !!!!!!!! Mas quando começar a brotar você ficará maravilhado. Às vezes demora e achamos que não vai dar em nada, que morreu. Esqueça !!!!!!! Continue regando sem encharcar !!!!!!!!!! Cool Cool Logo, logo... você ficará maravilhado, tenha certeza.

Abraços

Angela - aprendiz de bonsaista - Embarassed Embarassed Embarassed
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
jackson
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jun 10, 2005 2:22 am    Assunto: Responder com citação

leilton,

as primaveras são muito sem vergonha, pegam com facilidade, mesmo sem raízes finas logo elas dão sinal de enraizamento, retirei duas do chão, uma há dois anos e outra há poucos dias. a primeira retirei praticamente somente o "toco", já enraizou e soltou vários brotos a segunda ainda estou mantendo na sombra e em substrato com bastante drenagem e 30 % de matéria orgânica (carvão e substrato floreira misturados). Dá um look:

esta é a antiga:

esta é a recente:

fica tranqüilo que logo os resultados aparecerão.
[]s

"...Se errei, foi tentando acertar...."
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Leilton Lima
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jun 10, 2005 3:54 pm    Assunto: Responder com citação

EStou mais tranquilo. Coisa linda aquela primeira e a segunda já dá para ver um belíssimo bonsai.

valeu.
Poti Luiz de Almeida

MensagemEnviada: Dom Jun 26, 2005 8:40 pm    Assunto: Yamadori(retirada do chão para o vaso) em local arenoso Responder com citação

Idea Caro Leiton, tb sou iniciante na arte Bonsai aqui em Natal e a melhor forma que encontrei para retirar um exemplar em terreno arenoso é o "yamadori planejado", onde se libera inicialmente as raízes de absorção da areia original, sem arrancar a planta, ou seja, mantendo a(s) raíz(es) de sustentação(raízes grossas e profundas). Onde estão as raízes de absorção(as finas), coloca-se uma vasilha plástica cortada na lateral até o centro do fundo, onde se faz um buração para "abraçar" as raízes de sustentação.Nesta vasilha, preencha com uma mistura +- de 75% de humus ou terra vegetal com 25% de areia grossa. Com um palito de espetinho ou hashi, arrume este substrato para que não fique espaço entre ele e as raízes finas.Se precisar, escore com arames ou faça uma poda inicial. Mantenha assim por no mínimo 2 meses, o que pode variar de acordo com a espécie, ou até as raízes finas tenham se adpatado ao substrato e já estejam desenvolvendo novas raízes. Agora sim, corte as raízes de sustentação(grossas) e retire o exemplar do solo, transferindo-o para um vaso de treinamento, onde deverá ficar até vc ter certeza que poderá ir para um vaso definitivo. PS. Tenho feito isso com pitangueira, algaroba e tenho em mente tentar com mangaba, que segundo dizem é dificilimo de se elaborar bonsai. Sucesso ! Mantenha contato.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Leilton Lima
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jul 22, 2005 1:49 pm    Assunto: Responder com citação

Oi pessoal. Meu Yamadori deu certo. As primaveras estao cheias de brotos. Até já podei alguns que estavam "esticados" demais. Quando poderei colocar fertilizante? Só pra lembrar: elas foram plantadas na areia grossa em 7 de junho.
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Jul 23, 2005 7:59 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Leilton !!!!!!!! Laughing Laughing Laughing

Parabéns pelo início das brotações !!!!!!!! Laughing Laughing Laughing

Eu e Marco Nascimento aprendemos hoje mais uma coisa fantástica sobre primaveras ou bugainvileas.... nos disseram que AO FAZERMOS O YAMADORI, DEVEMOS DEIXAR AS PLANTAS DURANTE ALGUNS DIAS (???) SEM PLANTAR E AO SOL.

Alguém sabe disso e pode me explicar o por quê ????????

Abraços

Angela - aprendiz de bonsaista - Embarassed Embarassed Embarassed
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: