Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Thiago Giaconi 5.o PASSO

Registrado: 24/12/08 Idade: 39 Mensagens: 872 Localização: Guaratinguetá-SP
|
Enviada: Sex Dez 26, 2008 3:35 pm Assunto: Giaconi - Castanheira do Maranhão 1 |
|
|
Outro de meus exemplares, espero que gostem.
By bonsaigiaconi
Castanha do Maranhão (Bombacopsis glabra)
Editado pela última vez por Thiago Giaconi em Qui Mar 25, 2010 9:17 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
Thiago Giaconi 5.o PASSO

|
Enviada: Ter Dez 30, 2008 1:29 pm Assunto: |
|
|
Aguardo comentários
Editado pela última vez por Thiago Giaconi em Sex Jan 09, 2009 5:55 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Seg Jan 05, 2009 9:50 am Assunto: bonsai |
|
|
Em meu acervo de publicações, tenho uma revista que mostra um grupo formado por tres plantas da espécie "CICA REVOLUTA", plantadas em uma bandeja. À época em que a foto foi tirada, mostrava o proprietario como sendo um tal Bonsai Arquitetura. Esse tipo de trabalho, ainda que atrativo, não é visto como bonsai pelos "experts" de plantão, que igualmente desconsideram nesse pormenor os bonsai de "bananeira", os de crássula, etc.
Acredito que tudo é arte, e é relativo ao interesse e ao agrado de cada um a maneira como acha mais adequado estabelecer o que cultivar e o que envasar, independente da opinião alheia. Taxar isso ou aquilo de não-bonsai é fácil, dificil mesmo é manter a posição e apresentar trabalhos como esses, sabendo que poderá sofrer execração publica por parte de bonsaistas consagrados e mesmo de outros nem tanto assim.
Assim, dentro desse contexto visual, temos algumas plantas que, por sua exoticidade e mesmo invialibilidade técnica, vez que não aceitam ou não têm como serem aplicadas nelas as técnicas classicas de formação de um bonsai, são envasadas e apresentadas como tais:
Rosa do Deserto, ou ADENIUM:
A crássula, em uma de suas inumeras variedades, foi apresentada certa vez ilustrando a capa de um livro técnico de bonsai:
Portulacária Afra:
Lembro que o bonsaista JOCA, do Rio de Janeiro, certa vez apresentou sua versão de bonsai de bananeira, causando estranheza na maioria dos bonsaistas que o conheciam. Mas, como ele tinha cacife para tanto, aceitaram de boa essa "extravagancia".
Bananeira bonsai:
[img]http://hoz49.files.wordpress.com/2008/04/bonsai07.jpg?w=397&h=529[/img]
Extravagancia e exageros à parte, creio que há muito na nobre arte bonsai para ser explorado. Vez ou outra alguem aparece com alguma novidade, como essa sua castanheira, que suscita discussões sobre se é ou não bonsai, se pode ou se não pode, se deve ou se não deve. É bem como escrevi acima: vai do gosto de cada um, da cabeça de cada um. Somos livres para fazer o que quisermos e apresentarmos o que julgarmos bonsai ou não. Agora, todos são livres, igualmente, para aceitar, recusar, criticar e torcer o nariz para essas nossas liberdades, não é mesmo? Viva la Democracia....  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Thiago Giaconi 5.o PASSO

|
Enviada: Sáb Jan 10, 2009 1:18 pm Assunto: |
|
|
Olá Nickyfury,
Eu acredito que bonsai é acima de tudo uma arte, tal como a pintura, a escultura, a música...e como toda arte, não há limites para a criação, muitos não gostam de Picasso, outros falam que pintura abstrata não é arte, alguns dizem que a Mona Lisa é a pintura de uma "mulher feia", mas a arte está além da estética, além do tempo e muito, muito além de qualquer definição definitiva.
Lindos os exemplares acima.
Abraço
Thiago Giaconi |
|
|
 |
Franz Lopes 3.o PASSO

Registrado: 28/02/07 Idade: 50 Mensagens: 522 Localização: João Pessoa - PB
|
Enviada: Sáb Jan 10, 2009 5:14 pm Assunto: |
|
|
Giaconi, Nick...
Concordo em gênero, número e grau...
Acima de tudo a arte bonsai deve representar a satisfação visual ou artística de quem conduziu o exemplar ao longo de um tempo quase sempre dilatado em anos...
Também acredito que por vezes e de maneira equilibrada, devemos romper algumas regras...
Estou conduzindo uma palmeira chameadora, auxiliado com algumas recomendações de Dom Mario que possui alguns exemplares, onde pretendo futuramente coloca-la em vaso de bonsai. Acredito na estética do conjunto.
E a estética do conjunto de sua planta Giaconi esta bem representada.
Parabéns!!!
Franz Lopes. _________________ "O que fazemos em vida, ecoa na eternidade" |
|
|
 |
Thiago Giaconi 5.o PASSO

|
Enviada: Sáb Jan 10, 2009 6:29 pm Assunto: |
|
|
Muito Obrigado Franz!!!
Forte abraço
Thiago Giaconi |
|
|
 |
Fabiana Bariri
Registrado: 27/12/08 Idade: 42 Mensagens: 8 Localização: Bariri-SP
|
Enviada: Dom Jan 11, 2009 11:26 am Assunto: |
|
|
sou principiante e não entendo muito, mas acredito que quando nos agrada é o q importa...
sua planta para mim é linda!!!! |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

Registrado: 03/10/08 Idade: 42 Mensagens: 2019 Localização: Ijuí-RS
|
Enviada: Dom Jan 11, 2009 11:38 am Assunto: |
|
|
Quero fazer algo parecido com esta castanheira em um mamoeira que consegui recentemente, só o tempo dirá se vou conseguir. |
|
|
 |
Thiago Giaconi 5.o PASSO

|
Enviada: Dom Jan 11, 2009 2:19 pm Assunto: |
|
|
Fabiana Bariri escreveu: | sou principiante e não entendo muito, mas acredito que quando nos agrada é o q importa...
sua planta para mim é linda!!!! |
Obrigado Fabiana
Abraço
Thiago Giaconi |
|
|
 |
Thiago Giaconi 5.o PASSO

|
Enviada: Dom Jan 11, 2009 2:29 pm Assunto: |
|
|
Arzivenko escreveu: | Quero fazer algo parecido com esta castanheira em um mamoeira que consegui recentemente, só o tempo dirá se vou conseguir. |
Isso mesmo Arzivenko,
tudo é possível, quando estivar pronto eu vou querer ver.
Abraço
Thiago Giaconi |
|
|
 |
|