Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Karyne Gregorio
|
Enviada: Qua Jan 23, 2008 4:11 pm Assunto: Bonsai de Ipê Amarelo |
|
|
Preciso novamente de orientações. Meu Bonsai está agora com seis meses; fiz o escorredor e mamadeira como me indicaram e também aramação. Ele chegou ao tamanho que quero e não sei como fazer para ele parar de crescer, todos os dias aparecem galhos e folhas que tenho podado, mas não sei se isto é correto. Também, em relação a aramação, como o tronco foi crescendo encorpando, o arame está enterrando no tronco. Portanto, preciso tirar ele da mamadeira para para de crescer? Posso deixar o arame onde está ou tenho que fazer uma nova aramação? Desde já agradeço toda ajuda que tenho recebido. |
|
|
 |
ARQPATRIK 4.o PASSO

Registrado: 01/06/06 Mensagens: 647 Localização: CAMPO GRANDE -MS
|
Enviada: Qua Jan 23, 2008 5:06 pm Assunto: |
|
|
Karyne,
Enquanto as raizes tiverem espaço e nutrientes elas vão crescer e a copa tbém, principalmente nessa época que as plantas estão a todo vapor.
a aramação deve ser retirada da planta antes de começar a marcar, se deixar o arame enterrar vai ficar a marca dificio de sair, coloca a foto do ipê para podermos avaliar melhor, confesso que estou curioso, para ver, gosto muito de ipê, mas só tenho o branco. _________________ ABRAÇOS!!!!
PATRIK MACHADO
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Jan 23, 2008 7:42 pm Assunto: Contínuo |
|
|
Karyne
Como sugerido pelo Arqpatrik, retire os arames, para não danificar o tronco.
Se você diminiur a rega e a adubação sua planta vai diminuir o ritmo de crescimento. Mas ela não vai parar de crescer, pois se uma planta parar de crescer ela morre. São as partes jovens que fornecem os hormônios para manter vivas as raízes e toda a planta.
Sua planta foi para a mamadeira para se desenvolver rapidamente. Como já aingiu o efeito desejado, pode retirar da mamadeira. Mas o crescimento contínuo não é um problema, pois você pode controlar o crescimento através das podas periódicas (cada 6 meses ou 1 ano, p. ex.), para manter ou aprimorar a forma. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Qui Jan 24, 2008 5:53 pm Assunto: |
|
|
Karyne,
acho que seria melhor você postar uma foto de sua planta para podermos te ajudar melhor. Pode ser que ela esteja com o tamanho que você deseja para o final, mas não para o bonsai em formação com uma estética adequada. Poste uma foto para vermos.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
Karyne Gregorio
|
Enviada: Qua Jan 30, 2008 3:34 pm Assunto: |
|
|
Obrigada pela orientação que todos tem dado. O que gostaria de saber ainda é se tiro da mamadeira mesmo o ipê estando lá há apenas quatro meses?
Ah, tentei mandar a foto mas não sei como fazer... |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Sex Fev 01, 2008 6:14 pm Assunto: |
|
|
karyne,
acho que seria melhor a foto. Nem sempre o tamanho que você pretende que seja o final é o que você vai "paralizar" o crescimento. Muitas vezes fazemos que a planta cresça muito mais que o tamanho pretendido para obter o tronco do calibre necessário. Deixe na mamadeira até que possamos ver como está sua planta em algumas fotos.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
Braulio
Registrado: 10/02/08 Mensagens: 37 Localização: Belo Horizonte - MG
|
Enviada: Qui Fev 14, 2008 2:29 pm Assunto: |
|
|
Poxa...esse tópico me interessou muito. Tenho uma muda de Ipê há uns 4 ou 5 anos e estou pretendendo trabalhá-la. Gostaria muito de ver suas fotos... |
|
|
 |
Silvia Primo de Barros
Registrado: 03/01/09 Mensagens: 10 Localização: Duque de Caxias-RJ
|
Enviada: Seg Fev 23, 2009 5:46 pm Assunto: |
|
|
Também tenho Algumas mudinhas de Ipê Amarelo.
Mas acho que ainda estão pequenas pra qualquer coisa
Essa é uma muda sozinha
Essas são fotos de mais ou menos um mes atraz, ela esta com mais folhas, tem brotinhos, mas continua do mesmo tamanho.
Também tem essa com o que acredito ser uma jabuticabeira, Essa era a terra em que as duas brotaram, depois mudei para uma terra com mais material organico. Elas também estã com mais folhas mais o tamanho continua o mesmo.
O que voces acham das minhas mudinhas, sei que vai levar muto tempo pra elas se tornarem pré bonsai.
busco ajuda pra buscar diminuir esse tempo. mas sem perder a paciencia.
abraços! |
|
|
 |
|