Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Flavio Francisco 1.o PASSO

|
Enviada: Dom Out 31, 2010 6:19 pm Assunto: Ficus - Yamadori |
|
|
Olá pessoal, amanha vou fazer um yamadori neste ficus. Ainda nao decidi como cortar os galhos. Creio que se trata de um bom material, principalmente por causa das raizes.
Entao pergunto a vcs.
Como devo cortar os galhos?
O ficus aceita bem a poda da raiz principal? Existem muitas raízes capilares proxima à base, e nenhum substrato. Posso cortar o máximo possivel, ja que ela estava num vaso.
A base tem 38 cm!!
Gostaria de opiniao de vcs em relacao ao corte dos galhos.
 |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 42 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Seg Nov 01, 2010 8:08 am Assunto: |
|
|
Aparentemente tem uma base muito bonita. Eu faria a poda cerca de 1 a 2 dedos acima da bifurcação (pensando num Hokkidachi futuro). Me faz lembrar do meu quando adquiri. Da uma olhada na evolução:
[img]http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=14139&postdays=0&postorder=asc&start=0[/img] |
|
|
 |
EZEQUIEL JUNIOR PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Nov 01, 2010 8:54 am Assunto: |
|
|
Olá Flávio,
Cara, é um excelente material, excelente mesmo.
Raíz pivotante só ocorrem em plantas que se originam por semente (com algumas excessões), o máximo que pode acontecer é ter algumas raízes mais desenvolvidas que as outras, mas é algo bem tranquilo. Pela textura da casca, parece ser um fícus benjamina, ele é meio chato, pode acontecer de secar galhos quando desfolhado totalmente, tome cuidado.
Primeiramente faça a poda da parte aéra como tá na foto:
Sobre as raízes, possívelmente elas devem estar todas enroladas, então retire a planta do vaso e com auxílio de um jato de água vc vai eliminando o torrão. Pode as raízes mais grossas e deixe o máximo possível de raízes finas, as capilares que efetivamente é que absorvem os nutrientes. Coloque-a após a poda das raízes em uma bacia com um substrato bem drenante.
Deixe a planta à sombra e quando começar a brotar vá expondo ao sol aos poucos. À medida que a planta for evoluindo vc vai postando aqui no fórum para obter mais informações.
Abraços |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Nov 01, 2010 12:50 pm Assunto: |
|
|
Vou cortar seguindo as dicas.
O ficus aceita bem a poda de raiz? Poderia cortar 1/3, ou ir mais além e cortar 1/4? |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Nov 04, 2010 9:00 am Assunto: |
|
|
Feito, mas não imaginava que daria tanto trabalho.
Resolvi procurar um yamadori que tivesse um nebari interessante, que é o principal de um bonsai e o que dá mais valor à arvore. Mas não sei se o Ficus responde bem a tanta intervenção.
Fiz os procedimentos de corte dos galhos e das raízes ao mesmo tempo. Cortei exatamente 1/3 das raízes. Estavam muito enroladas e não consegui desfazer todo o torrão. O jato de água não adiantou. Coloquei cera de vela nos cortes maiores, mas muitos ficaram sem. Na medida em que ia cortando as raízes, ia saindo uma seiva branca, igual a dos galhos.
Tive que colocar num engradado que tem 50 cm! Forrei todo o engradado por baixo e dos lados com sombrite, para conter o substrato, mas sinceramente não sei se vai ser um bom lugar pra ele.
Rega diária e vitamina B1?
Espero que ele se recupere e que valha tanto esforço. Estou com bolhas nas mãos, mas contente com o resultado.
 |
|
|
 |
Sillas José 1.o PASSO

Registrado: 07/10/10 Mensagens: 127 Localização: Santo Antônio de Pádua-RJ
|
Enviada: Qui Nov 04, 2010 9:22 am Assunto: |
|
|
Flavio Francisco escreveu: | Feito, mas não imaginava que daria tanto trabalho.
Resolvi procurar um yamadori que tivesse um nebari interessante, que é o principal de um bonsai e o que dá mais valor à arvore. Mas não sei se o Ficus responde bem a tanta intervenção.
Fiz os procedimentos de corte dos galhos e das raízes ao mesmo tempo. Cortei exatamente 1/3 das raízes. Estavam muito enroladas e não consegui desfazer todo o torrão. O jato de água não adiantou. Coloquei cera de vela nos cortes maiores, mas muitos ficaram sem. Na medida em que ia cortando as raízes, ia saindo uma seiva branca, igual a dos galhos.
Tive que colocar num engradado que tem 50 cm! Forrei todo o engradado por baixo e dos lados com sombrite, para conter o substrato, mas sinceramente não sei se vai ser um bom lugar pra ele.
Rega diária e vitamina B1?
Espero que ele se recupere e que valha tanto esforço. Estou com bolhas nas mãos, mas contente com o resultado.
 |
Parabéns Flávio pelo seu início de trabalho.
Vc foi mais longe do que eu, pois a um mês atraz estava com um
parecido com o seu, só que o meu essas pedras brancas do vaso e algumas britas de obras estavam e ainda estão algumas entrelaçadas entre as raízes e troncos.
Não podei muito suas raízes mais ou menos 1/3 do torrão.
Coloquei-o em um fundo de tambor de 200lt.
Veja a foto.
[URL=http://www.mh2img.net/showpic-77416/raízes_yamadori_ficus.jpg] [/URL] |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Nov 04, 2010 9:39 am Assunto: |
|
|
´Muito bom trabalho Flávio. O ficus é muito resistente, provavelmente vai dar certo. As regas talvez não precise ser diária. Antes de regar, cave um pouco do substrato para ver se está úmido. Se estiver não precisa regar para não ficar muito encharcado. Quero acompanhar seu ficus!  |
|
|
 |
neiluis 3.o PASSO

Registrado: 19/10/10 Idade: 41 Mensagens: 583 Localização: Sao Leopoldo-RS
|
Enviada: Qui Nov 04, 2010 9:49 am Assunto: |
|
|
parabens vc them um otimo exemplar em maos ... |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

Registrado: 17/08/09 Idade: 50 Mensagens: 2284 Localização: Urupá-RO
|
Enviada: Qui Nov 04, 2010 11:58 am Assunto: |
|
|
Uma pequena sugestão...
 _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
EZEQUIEL JUNIOR PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Nov 04, 2010 1:15 pm Assunto: |
|
|
É isso aí amigo, agora é hora de deixar a planta à sombra pelo menos uns 40 dias para ela se recuperar, à medida que ela for brotando, vá expondo ela ao sol. Penso que mecher nela só daqui um ano, quando ela já estiver com as raízes bem recuperadas. Vá postando à medida que ela for emitindo os brotos.
Excelente material, excelente mesmo, vc tem uma jóia nas mãos, cuide bem dela. |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Qui Nov 04, 2010 1:47 pm Assunto: |
|
|
Muito belo material Flavio
Vamos aguardar as brotações... _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
Filipe Henrique PARTICIPANTE

Registrado: 20/12/06 Idade: 41 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
Enviada: Qui Nov 04, 2010 10:01 pm Assunto: |
|
|
Concordo tanto com Alexandre quanto com o LAudir,
se fosse minha, deixava a planta descansar e se recuperar, e depois passa a faca nesses troncos como sugeriu o Laudir
abraços _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/
www.facebook.com/casadobonsai |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Nov 05, 2010 8:33 am Assunto: |
|
|
Farei isso pessoal, vou deixar descansar e se recuperar.
Obrigado a todos pelas dicas e projeções, isso é muito importante pra quem está começando. Não quero perder este projeto.
A propósito da resistência, eu deixei apenas 30% das raízes.
Na ocasião do transplante para um vaso definitivo, daqui a 6 meses a 1 ano talvez? posso reduzir as raízes novamente a quantos por cento?
Pergunto isso porque o vaso que pretendo comprar tem apenas 11 cm de altura. E minha planta está com 15 cm. Não encontro vaso com esta altura!
São 3 raízes mais grossas no meio, com 5cm, e nas laterais, várias raízes com 3cm cada.
Qual o método para que as raízes fiquem baixas como as deste fícus?
(http://sidiao.myweb.hinet.net/photo_e_4.htm).
 |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Nov 05, 2010 9:27 am Assunto: |
|
|
A redução deve ser gradual, para não prejudicar a planta. Mas nesta fase ainda não pensaria em vaso, apesar de que sempre temos aquela vontade/pressa de ver ela no vaso logo. É importante pensar em fazer a parte aérea no momento, deixando ela desenvolver bastante e engrossando os galhos. Se for diminuindo agora as raízes, seu crescimeno vai ser retardado. Recomendaria deixar pelo menos 1 ano antes de mexer nas raízes. |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Sex Nov 05, 2010 10:17 am Assunto: |
|
|
Flavio,
tome cuidado com os cortes protegendo bem contra a umidade e entrada de fungos. Comigo aconteceu de perder um fícus muito parecido com este seu que foi resgatado de um vaso jogado num terreno baldio e também os filhotes de alporquia neste outro exemplar:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=10570
Aqui os alporques verdinhos
Aqui já eram finados
Abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
|