FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Devo desfolhar minha jabuticaba?
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
jhonatanzacchi

MensagemEnviada: Qua Ago 29, 2012 9:31 am    Assunto: Devo desfolhar minha jabuticaba? Responder com citação

Plantei minha jabuticaba no escorredor, a saúde a aparencia está tudo bem, ela está assim , vou comprar o superthrive http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-432335007-superthrive-hormnio-adubo-fertilizante-40ml-fracionado-cris-_JM e utilizar como um amigo indicou, disseram que eu devo desfolhar ela, será que isso fará bem??
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
alexbreansini
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Ago 29, 2012 10:47 am    Assunto: Resposta Responder com citação

Bom Jhonatan, vamos lá...

Em relação ao Hormônio enraizante, eu costumo usar somente quando faço o transplante. Faço a submersão em hormônio, por cerca de 5 a 10 minutos. Alguns fabricantes indicam a utilização pelas próximas 3 semanas. Não acho necessário.
Pelo que percebi na sua planta, não teve uma intervenção muito grande nas raízes, então não vejo como necessário a utilização do enraizante mais do que uma vez.

Em relação a desfolha eu costumo fazer em janeiro, quando a brotação não é tão intensa.
Assim consigo diminuir o tamanho das folhas e engrossar alguns galhos menores.
Se você fazer a desfolha agora, com certeza a brotação será intensa, mas talvez as folhas fiquem em um tamanho maior do que o desejado.
Eu indicaria uma estilização nos galhos já os conduzindo para o estilo que você deseja.
Em alguns casos usasse arramação. Mas lembre-se que a Jabuticabeira marca facilmente a casca. Por isso cuidado com os arrames.
Nas minhas jabuticabeiras uso bastante tensores...assim conduzo os galhos, sem marcar a casca.

Espero ter ajudado.
Um grande abraço e boa sorte com seu trabalho!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
jhonatanzacchi

MensagemEnviada: Qua Ago 29, 2012 12:02 pm    Assunto: Responder com citação

vou usar o enraizante somente uma vez mesmo, vou fazer como você indicou, em relação a desfolha, melhor eu não fazer então? não tenho muitas opções de como podar Confused os galhos são tão finos que parece que eu ainda não tenho noçao de como vou estiliza-lá, como é esses tensores que você falou?
Djalmo
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Ago 29, 2012 1:33 pm    Assunto: Responder com citação

jhonatanzacchi, em função do replantio o ideal é deichar que a planta re recupere do extres para evitar a perda do material, eu esperaria uns 30 a 40 dias e desfolharia ela completamente cortando as folhas no peciolo para forçar o crescimento da planta.
jhonatanzacchi

MensagemEnviada: Qua Ago 29, 2012 2:15 pm    Assunto: Responder com citação

dijalmo, não encontro nada na internet ensinando o jeito correto para desfolhar, poderia me indicar alguma coisa? Laughing
jhonatanzacchi

MensagemEnviada: Qua Ago 29, 2012 2:29 pm    Assunto: Responder com citação

se eu desfolhar ela, essas folhas que estão escuras ficarão assim?? bem claras?

alexbreansini
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Ago 29, 2012 4:29 pm    Assunto: Responder com citação

Jhonatan,

Tensores servem para baixar os galhos, ou direcionar.
Na minha Jabuticabeira, quando comecei trabalhar ela, usei muito os tensores para baixar os galhos e dar um ar de arvore mais velha.
Para você entender melhor...olha a foto da minha Jabuticabeira quando comecei trabalhar ela:

Se você reparar na primeira foto, tinha feito a desfolha em Janeiro...e as duas seguintes foi logo depois, em Março.
Átila
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Ago 29, 2012 7:04 pm    Assunto: Responder com citação

Se fosse minha, podaria todos esses galhos longos e deixaria somente a estrutura primária "pernadas". Não iria sobrar uma folhinha rsrsrsr!

Nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas unicamente Deus que dá o crescimento. 1CO 3:7
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: